Se você gosta de animais, vai adorar saber tudo sobre o glutão. Os glutões, de nome científico Gulo gulo, são um dos maiores membros das famílias Mustelidae e são inconfundíveis na aparência.
Neste artigo você vai ter detalhes do bicho, ficando de boca aberta com suas peculiaridades. Confira!
Características do Glutão
Os glutões são mamíferos terrestres com comprimento de corpo de 65 até 105 cm. A cauda tem o comprimento da cauda de até 26 cm e altura dos ombros de aproximadamente 45 cm. Esses animais pesam de 9 a 30 kg.
As fêmeas são geralmente menores que os machos em cerca de 10% em medições lineares e 30% em peso. Eles têm membros curtos e poderosos e 5 dedos em cada pata, usando uma forma de locomoção semi-plantígrada. O seu peso fica, principalmente, nos metatarsos. Isso distribui melhor o peso e pode ser útil ao viajar e caçar na neve.
Na neve, o glutão é menos propenso a afundar, e muitas vezes pode pegar animais muito maiores que se imobilizam no solo profundo. O seu pelo é geralmente marrom ou preto acastanhado. Ele possui uma faixa amarela ou dourada que se estende da coroa da cabeça lateralmente através de cada ombro.
A espécie tem uma aparência atarracada, com corpo robusto, membros curtos e poderosos. A cabeça é grande, bem como as orelhas pequenas e arredondadas. Os exemplares têm garras afiadas que são semi-retráteis, bem como a mordida muito poderosa, com a qual esmagam os ossos.
Eles raramente são vistos pelos seres humanos devido à sua baixa densidade populacional e ao terreno remoto em que vivem.
Reprodução do Animal
Sim, você vai entender tudo sobre o glutão, inclusive sobre sua reprodução. Ele é, geralmente, um animal solitário. Fêmeas e machos se reúnem somente para acasalar brevemente, do mês de maio até agosto. Os machos possuem grandes áreas domésticas, abrangendo as localidades de muitas fêmeas. Os casais permanecem unidos por alguns dias.
As fêmeas se acasalam com os membros das diferentes áreas domésticas, mas as ninhadas geralmente são criadas por um macho apenas. Os exemplares do sexo masculino defendem ferozmente o território, marcando com perfume da glândula anal.
Sistema de Acasalamento
Dentro de tudo sobre o glutão tem seu sistema de acasalamento. As fêmeas acasalam a cada dois anos. O acasalamento ocorre do mês de maio até o mês de agosto, com a maioria das fêmeas aquecendo-se de junho a agosto.
Os machos permanecem perto das fêmeas durante a estação reprodutiva, mas são os espécimes do sexo feminino que iniciam a cópula. A ovulação é induzida por cópula e o embrião não é implantado imediatamente, mas espera em diapausa por cerca de 6 meses.
Após a implantação, a gestação leva apenas aproximadamente 30 a 50 dias. Com o atraso no implante, a gravidez pode durar de 120 a 272 dias, dependendo de quando o embrião é fertilizado e quando é o implante.
As fêmeas constroem ninhos de neve nas quais dão à luz e cuidam. A ninhada costuma nascer entre janeiro e abril e tem em média 3 filhotes, pesando 85 gramas cada. O desmame é completado aos 3 meses e os jovens começam a procurar por comida sozinhos aos 5 a 7 meses, quando se tornam independentes. O tamanho adulto é atingido por volta de 1 ano e a maturidade sexual de 2 até 3 anos.
Vida Útil/Longevidade
Na natureza, os glutões, em geral, vivem entre 5 até 7 anos, mas vários podem alcançar 13 anos. As fêmeas no cativeiro têm a média de 10 anos, entretanto conseguem chegar aos 17 anos. As principais causas de morte são a fome, a competição entre os animais e a captura de armadilhas.
Comportamento do Animal
Em geral, tudo sobre o glutão envolve seu comportamento. Ele é territorial e não tolera indivíduos que tenham o mesmo sexo. Territórios são comumente marcados com as secreções de glândulas de perfume anal, bem como urina.
Eles são do tipo noturnos, mas se mostram ativos ao longo do dia. Nas áreas onde existem períodos prolongados com escuridão ou luz, tais animais podem alternar períodos com atividades de mais ou menos quatro horas. Glutões não parecem se incomodar com a neve, movendo-se durante o ano todo, mesmo no clima mais severo.
Tais animais são reconhecidos pela ferocidade e atacam ursos e lobos negros por conta da comida. São especialmente terrestres, movendo-se com uma rapidez exorbitante. Eles podem escalar árvores velozmente, sendo excelentes nadadores.
Percepção e Comunicação
Como citado, os glutões têm glândulas de perfume anal que são usadas para demarcar territórios e locais de alimentos. Devido ao estilo curioso de vida, eles possuem um olfato avançado.
Tais animais também têm boa audição, só que provavelmente possuem uma visão ruim. Raramente são vocais, exceto pelos grunhidos e rosnados ocasionais quando irritados.
Hábitos Alimentares
Tudo sobre o glutão se resume, como vários outros animais, aos seus hábitos alimentares. A dieta dele pode incluir, desde pequenos ovos até alguns animais. Ele é capaz de derrubar presas cinco vezes maiores que o próprio exemplar.
Tal espécie têm garras grandes nas patas, permitindo perseguir as presas em neve mais profunda. Grandes presas incluem:
- Renas;
- Veados;
- Carneiros selvagens;
- Alces;
- Etc.
Os glutões podem ser muito rápidos quando atacam, atingindo velocidades superiores a 48 km/hora. Presas grandes são mortas tendo as costas ou a frente do pescoço mordidas. Os animais têm os tendões cortados ou a traqueia esmagada.
Os exemplares são oportunistas, tendo a dieta variando com a estação, bem como do local. Eles podem também ser especialistas em limpeza e rapidamente assumem carcaças que foram mortas por outros grandes predadores.
Tais animais são extremamente agressivos e fortes para seu tamanho, havendo relatos de brigas com:
- Ursos;
- Pumas;
- Matilhas de pequenos lobos.
Também há relatos de eliminação de baleias, morsas e carcaças de focas. As fêmeas conseguem caçar animais de pequeno a médio porte, tal como lebres, coelhos, marmotas e esquilos, entre outros. A quantidade de comida disponível para as fêmeas pode ser fundamental para determinar o tamanho da população. Mais comida leva a um maior sucesso reprodutivo.
Gostou de saber tudo sobre o glutão? Este é mesmo um animal bem interessante, não?