Hoje vamos conhecer mais sobre um novo animal incrível e cheio de curiosidades como sempre, por esse motivo, caso você adore conhecer sobre animais novos fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre o Gato Selvagem
Nome Científico – Felis silvestris
A estrela de hoje é o gato selvagem, popularmente chamado por outros nomes como gato montês ou gato bravo, esse animal está dentro do gênero Felis, um felídeo de médio porte nativo da Ásia, da África e da Europa. O gato selvagem se adapta com facilidade em diferentes habitats, como por exemplo em planícies com gramíneas e nenhuma árvore, mas também vivem bem em florestas e cerrado. Saiba que os gatos que hoje são nossos animais de estimação vieram de uma evolução deste, inclusive é uma subespécie do gato selvagem chamado Felis silvestris catus.
Características do Gato Selvagem
É um animal de alimentação baseada em carne, se assemelham muito aos nossos gatinhos, porém são mais vigorosos. Possuem a cabeça avantajada e em formato circular, o seu focinho é mais curto além de mandíbulas bem resistentes. Possuem patas bem fortes, embora mais curtas. Os olhos dessa espécie possuem coloração verde. A coloração desse animal é castanha ou puxada para o cinza, dessa forma ele é capaz de se camuflar na natureza. Esses gatos são facilmente reconhecidos e diferenciados uns dos outros por conta de sua cauda densa e cheia de pelos, em toda a extensão encontramos de 3 a 5 espécies de anéis mais largos e com um bom espaçamento entre eles, e no final da cauda temos uma pelagem preta. Outra característica forte na pelagem deles são as riscas que vão desde os flancos até as suas patas.
As fêmeas são um pouco menores que os machos, medem cerca de 48 e 57 cm e podem pesar algo em torno de 3,5 Kg. Já os machos medem cerca de 52 a 65 cm e podem pesar cerca de 5 Kg, alguns podem atingir os 7 Kg na balança, isso acontece porque o peso deles pode ter alguma variação sazonal.
Habitat do Gato Selvagem
Habitam geralmente formações florestais de árvores e arbustos, matagal mediterrâneo e floresta boreal. No período diurno eles costumam ficar escondidos em fendas no meio das rochas, ou em buracos de árvores além de tocas vazias de outros animais.
Comportamento do Gato Selvagem
Esse é um animal que não gosta muito de socializar, por esse motivo não são fáceis de ser vistos, eles são mais ativos à noite o que dificulta ainda mais a sua observação. Essa espécie vive solitária, assim como seus outros parentes felinos.
Os gatos selvagens cuidam muito do seu território, inclusive defendem com afinco seu espaço contra qualquer invasor. São tão solitários que só se procurem no período de acasalamento que ocorre no final do inverno do hemisfério norte. O território de cada grupo pode atingir de 0.6 a 3,5 Km2, em alguns lugares esse território pode chegar a 12 Km2.
Esse animal possui alguns sentidos muito aguçados, como uma audição apurada, um olfato aguçado, e uma visão incrível tudo isso facilita sua vida na natureza. Possuem uma grande habilidade de subir em árvores, por isso conseguem ficar longos períodos sobre galhos de árvores.
Curiosidades Sobre o Gato Selvagem
- Apesar de serem animais solitários e tímidos, existem cerca de 38 espécies de gato selvagem,
- Embora eles habitem diversos lugares, estão ficando cada dia mais raros infelizmente por conta de caça ilegal e mudanças climáticas.
Espécies de Gato Selvagem
Trouxemos aqui para vocês algumas espécies de gatos selvagens para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
Gato Pescador
Essa é uma espécie de gato selvagem nativo da Ásia. Ele é um animal de médio porte e infelizmente está na lista de animais em extinção, esses animais sofrem com a destruição do seu habitat natural que vem diminuindo consideravelmente ao longo dos anos. O gato pescador costuma viver perto de manguezais, córregos e rios. De todas as espécies esse é o mais gentil.
Manul
Esse gato selvagem também infelizmente conta na lista de espécies ameaçadas de extinção, habitam a região montanhosa e pastos da Ásia Central. Olhando para ele você acredita ser um gato enorme, mas saiba que sua pelagem densa nos engana, na verdade ele tem o mesmo tamanho de gato doméstico. Eles adoram clima frio, por isso costumam viver em regiões mais altas. Por conta do formato do seu corpo compacto, ele tem dificuldades para comer, por isso na hora de escapar de um predador ele se esconde entre as pedras.
Gato do Deserto
Esse animal como sugere o seu nome habitam desertos em especial. São gatos nativos da Ásia Central, do Oriente Médio e da África. Embora já tenha aparecido na lista de animais ameaçados de extinção, hoje em dia já não está mais. Eles são muito especiais e fofos, nos lembram muito um gato doméstico. São animais resistentes e por isso conseguem se adaptar a desertos, sobreviver a longos períodos sem água. É muito difícil de serem vistos, pois têm hábitos noturnos, quando saem à caça.
Gato-Dourado-Africano
Esse animal é nativo da África, eles habitam com facilidade em diversos tipos de floresta. Eles são mais comuns de serem encontrados em locais com vegetação úmida, que ficam perto de riachos. Eles costumam caçar alguns pássaros e também mamíferos de pequeno porte. Eles caçam muito bem em terra graças a sua constituição corporal apropriada.
Gato Ferrugem Pintado
Esse animal é muito rápido e ativo. Eles são pequenos, chegam a ser 50% menores que os gatos domésticos. Possui uma pelagem mais curta, a sua coloração é castanha acinzentada que se parece muito com o ruivo. São nativos de algumas partes da Índia e também do Sri Lanka. Eles habitam florestas semelhantes ao cerrado, com árvores que perdem suas folhas ao longo do tempo, elas podem ser secas ou também florestas úmidas, regiões rochosas, áridas, pastagens e matagais.
E ai? o que vocês acharam sobre nossa estrela de hoje? Se você é fã de gatos com certeza adorou conhecer um pouco mais sobre o seu ancestral não é verdade? Conta tudo para gente aqui nos comentários.