Que os flamingos são animais bastante encantadores, não há dúvida. Esse animal de coloração rosa pode chegar até 1,5 metros de altura, além de ter asas bem grandes.
A seguir vamos falar um pouco mais sobre eles, quais suas características e nome cientifico e também algumas curiosidades sobre o animal. Acompanhe e saiba tudo sobre os flamingos.
Os flamingos são aves que pertencem a família Phoenicopteridae e à ordem Ciconiiformes, que são as aves de médio e grande porte. É encontrado em praticamente todo o mundo: nas Américas, Europa, Ásia e África.
Características e Espécies do Flamingo
Ele é caracterizado principalmente por suas penas, que são de cor rosa ou em tons avermelhados, com duas marcas pretas na frente da asa. Inclusive essa coloração se deve a sua alimentação, que é baseada em algas, pequenos crustáceos e carotenoides, como camarões, que são ricos em cantaxantina, colorindo as penas do flamingo de acordo com a quantidade de cada alimento que ele consome.
Também devido sua alimentação, os flamingos costumam habitar locais mais alagados, como lagoas, manguezais, estuários e algumas regiões beira mar, em águas mais rasas. Eles vivem juntos em bandos grandes.
O tamanho dos flamingos varia conforme a espécie, porém a média fica entre 90 centimetros a 1,5 metros. É uma ave que tem o bico encurvado, pernas compridas e pescoço fino. Sua cauda é curta e suas asas são grandes e musculosas. Seus pés são palmados, tornando-os ótimos aliados para agarrar o fundo de lagos e lagoas com lama.
Devido suas asas grandes e fortes e a seu peso que varia entre 1 e 4 quilos, o flamingo consegue voar, desde que pegue um impulso correndo. Seus voos são bonitos e rápidos, podendo chegar aos 60 km/h, além de poder alcançar longas distâncias em suas viagens.
Atualmente existem seis espécies de flamingos, distribuídos conforme a região onde vivem:
- Flamingo Comum (Phoenicopterus roseus): vive na Europa, em partes da África, sudoeste e sul da Ásia
- Flamingo Chileno (Phoenicopterus chilensis): Habitam na América do Sul nos países da Argentina, Chile, Peru e Bolívia
- Flamingo Pequeno (Phoeniconaias minor): vive na África e principalmente no noroeste da Índia
- Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber): é encontrado no Caribe, na Flórida, Ilha de Galápagos e na América do Sul. É a única espécie que habita no Brasil
- Flamingo-de-James (Phoenicoparrus jamesi): encontrado exclusivamente na América do Sul
- Flamingo-andino ou Flamingo-grande-dos-andes (Phoenicoparrus andinus): está na América do Sul, exclusivamente nos Andes Chilenos.
Alimentação e Habitat
A dieta dos flamingos é bem particular e composta exclusivamente por camarões, algas, crustáceos e plâncton. Também se alimentam de moluscos, insetos e sementes. Quando não tem esse tipo de alimentação sua plumagem fica branca. Isso acontece em zoológicos por exemplo. O fato de ficarem brancos não significa que estão sendo mal alimentados, mas sim que sua dieta não possui caroteno.
Eles são animais filtradores, ou seja, absorvem comida e água e depois expelem a água do corpo. Para se alimentarem, agitam a lama e a água e então mergulham o bico para filtrar a sua comida.
Para que possam se alimentar precisam estar em lugares onde haja água alcalina ou salgada e que sejam rasas, ao nível do mar.Por isso, seu habitat natural inclui manguezais, lagoas, estuários e regiões beira mar. Apesar de o flamingo não estar em perigo de extinção, seu habitat natural vem diminuindo, principalmente devido a contaminação das águas e ao desmatamento.
Além disso, no Brasil, mais precisamente no Amapá existe uma colônia de criação de Flamingos, pois nessa região a espécie corre sérios riscos de extinção, principalmente devido ao aumento de espaço para plantio de arroz e a caça. Também a falta de chuvas em alguns lugares fez com que o animal sofresse mudanças drásticas na reprodução, o que acarretou na diminuição de flamingos.
Reprodução dos Flamingos
Aos seis anos de idade os flamingos já podem se reproduzir. O acasalamento acontece sempre nas estações chuvosas e acontece depois de um ritual de namoro, onde o macho busca impressionar a fêmea através de movimentos como virar a cabeça e se limpar.
Quando se forma o casal acontece a cópula que resulta em um único ovo branco que a fêmea põe e coloca-o no ninho que é construído com lama, pedras e galhos e em formato de cone. O ovo é chocado por aproximadamente seis semanas pela mãe e também pelo pai.
Após o nascimento, o filhote é alimentado pelos pais com uma espécie de leite que é produzido por glândulas do trato digestivo de ambos. Com duas semanas o filhote já começa a viver com outros membros, formando uma espécie de creche de flamingos. Depois de alguns meses o bico do filhote já se desenvolveu, então ele pode se alimentar sozinho. Apenas depois de três anos que o filhote adquire o tom rosado em suas penas.
Curiosidades
- É uma ave rara no Brasil
- É bastante conhecido por se equilibrar em apenas uma perna. Isso acontece para que os flamingos consigam equilibrar sua temperatura corporal
- Eles acasalam com o mesmo parceiro por toda a vida
- Sua coloração rosada se deve a sua alimentação
- De acordo com estudos, existem fosseis indicando a existência de flamingos há cerca de 7 milhões de anos atrás
- É uma das aves mais altas existentes na fauna do Brasil
- Vivem em média por 40 anos
- As fêmeas são menores que os machos
- São aves migratórias, podendo voar até 500 km por dia
- Voam principalmente à noite
- São diurnos e noturnos
- É procurado para ser domesticado e também por traficantes de animais
- Suas principais ameaças são a destruição do habitat e a poluição dos rios
- Na terra, o flamingo e lento e bem desajeitado enquanto que no ar se desenvolve bem e mais rápido
- Vivem em grandes colônias, com milhares de indivíduos
- Vivem em colônias para se protegerem dos predadores
- Os pais se comunicam com os filhotes por vocalização
- É uma ave bastante elegante
- Existem gravuras de flamingos que foram esculpidas em rocha que estão em hieróglifos egípcios
- Os egípcios admiravam essas gravuras e a reverenciavam