O amor dos cisnes por seus parceiros é tão profundo que eles acasalam pela vida toda. São criaturas de mitos que só cantam quando estão morrendo. Além disso, paradoxalmente para esses modelos de elegância, eles são ferozes e violentos que podem quebrar seu braço com suas asas. Esta é bem o retrato da reputação dos cisnes.
Características
A realidade é que os cisnes geralmente até ficam com seus parceiros por toda a vida. Mas quaisquer que sejam os sentimentos que possam ter um pelo outro, essa lealdade é uma estratégia para maximizar o número de herdeiros que eles podem acumular. Eles fazem muito barulho, e sim, isso inclui cisnes mudos. Finalmente, embora eles defendam seus jovens com extremo preconceito, eles provavelmente são muito fracos para quebrar um braço humano – embora não seja recomendável que você experimente por conta própria.
Cisnes mudos formam a imagem clássica da devoção, com seus pescoços curvos entrelaçados em um perfeito coração de amor. É parte de um ritual de namoro, em que pares se enfrentam e, com um franzido de penas e asas erguidas, curvam-se graciosamente. Mas, apesar de seu nome, os cisnes mudos são tudo menos silenciosos. Sua dança de acasalamento é acompanhado por uma série de sons sibilantes e grunhidos. A ideia de que cisnes só cantam quando estão morrendo, a chamada canção do cisne , é um mito.
Todas as seis espécies de cisnes realizam este tipo de dança de acasalamento, embora com algumas variações. Cisnes negros australianos têm penas especiais para atrair um parceiro. Os cisnes de Bewick , whooper e assobios da Eurásia chamam suavemente um ao outro depois de terem acasalado. Enquanto isso, os trompetistas norte- americanos cisnes , como o nome sugere, são muito mais barulhentos. Por um lado, graças a uma traquéia em espiral, eles podem buzinar . Eles também nadam sincronizados, balançam a cabeça e “cantam”.
Acasalamento
Uma vez que o namoro é completo, os cisnes masculinos e femininos são realmente ligados para a vida, com poucas exceções. Isso é incomum. A maioria dos outros pássaros eleva seus filhotes como casal por uma temporada, mas passa para novos companheiros no próximo. Além disso, muitas espécies também se envolvem em “acasalamento extra-par” – “adultério” para você e para mim. Os patos estão particularmente interessados em tais cópulas adicionais. Ao encontrar companheiros extras dessas maneiras, cada ave pode produzir mais descendentes.
No entanto, para os cisnes, os benefícios de “juntos para sempre” são maiores do que qualquer coisa que poderiam ganhar levando uma vida promíscua. O par unido irá aumentar a produtividade após uma série de reproduções em suas vidas, aprendendo com seus sucessos e fracassos a cada vez. Essa oportunidade de aprender pode ser uma das razões pelas quais eles não se separam.
Os casais de cisnes também são equipes de combate altamente eficazes. Se eles são separados, os cisnes de ambos os sexos são ameaçados com mais frequência e saem menos bem em encontros agressivos. As fêmeas também comem menos quando separadas de seus companheiros. Ao ficarem juntos, eles se protegem.
Ritual de Acasalamento
Cisnes passando pelo ritual de acasalamento é um processo bastante elaborado. Para muitas espécies de aves, o ritual de acasalamento real pode ser feito na ordem de segundos. Mas como você está prestes a descobrir, entre os cisnes certamente leva muito mais tempo do que alguns segundos – pode levar cerca de 20 minutos, do começo ao fim, não raro até uma hora.
O ritual de acasalamento dos cisnes é relativamente longo e prolongado porque as exibições que fazem um ao outro são muito significativas para manter o vínculo especial que existe entre as aves, incluindo o ritual do namoro intenso cada vez maior, a “dança” até, e logo após, o ato real de cópula, desde o início, onde o casal fica “interessado” um no outro, no caminho certo para o ato da cópula, para o ritual pós-copulação e depois o retorno ao comportamento “normal”.
O Namoro
Quando dois cisnes emparelhados vão começar a cortejar um ao outro, as duas aves estarão próximas umas das outras, muitas vezes lado a lado. Ambos os conjuntos de asas serão abaixados o máximo possível para o corpo – as asas e as penas nas asas não serão afofadas – ao contrário de quando se encontram casualmente em um campo, ou na água, onde eles querem dizer “Olá”, para manter a ligação entre o par. Com seus corpos quase lado a lado, eles vão começar a mergulhar suas cabeças abaixo da superfície da água e, em seguida, puxando-os para fora e se enfeitando, principalmente ao longo dos flancos e, em menor escala, nas asas.
O próximo estágio é que os dois cisnes começarão a sincronizar suas ações, para que eles atinjam um estágio em que estão agindo em uníssono. É neste momento que se torna óbvio que as duas aves estão fazendo mais do que uma sessão de preening maníaca. Eles começam a fazer mais contato físico, onde pressionam os seios um contra o outro, enquanto levantam e abaixam seus pescoços de uma forma graciosa e suave. A quantidade de contato visual aumenta durante esse tempo também.
Eles se encaram durante os movimentos para cima e para baixo dos pescoços e, às vezes, levantam as duas cabeças juntas ao mesmo tempo, para olhar um para o outro com olhares de lado enquanto viram suas cabeças de um lado para o outro. Novamente, isso pode continuar por alguns minutos, até chegar um momento em que os pescoços começarão a se entrelaçar. Um cisne vai colocar o pescoço sobre o do parceiro. É nesse estágio que a copulação real está prestes a acontecer.
A Cópula
Esta é a parte em que o ato essencial acontece – o espermatozoide será injetado na fêmea. Quando os cisnes chegaram ao estágio em que os pescoços estão se entrelaçando, a próxima coisa que acontecerá é que o macho montará a fêmea.
Para fazer isso, ele rema a si mesmo, então ele está do lado dela, mas na direção oposta. Ele então se virará de modo a ficar a noventa graus ao seu lado e depois se apoiará de costas. Neste ponto, ela estará sentada muito mais abaixo na água devido ao seu peso nas costas. Ele então a segura com os pés, na direção da retaguarda e agarra seu pescoço com a conta, na frente. Ambos os cisnes vão abrir parcialmente as asas para aumentar a estabilidade. O tempo todo enquanto isso está acontecendo, ela estará lentamente remando para frente.
Ele manobra o rabo do corpo para baixo para inserir seu falo (o equivalente a um pênis de um pênis) em sua cloaca; ao mesmo tempo, ela levanta a cauda para facilitar isso. Os espermatozoides são liberados na cloaca, entram na vagina e nadam para dentro do oviduto, onde podem fertilizar um óvulo no espaço abaixo do ovário, chamado de infundíbulo.
Agora mesmo, o traseiro dela está completamente embaixo da água enquanto seu falo é colocado dentro da cloaca. A fêmea pode ficar tão baixa na água que às vezes ela quase desaparece – os machos freqüentemente empurram a cabeça dela embaixo da água por alguns segundos; pode parecer que ele está tentando afogá-la! Esta parte geralmente dura até dez segundos, durante os quais você pode ouvir um som baixo vindo do par.
A Comemoração
Uma vez que a cópula esteja completa, ele rapidamente a desmontará e os dois pássaros se enfrentarão e se levantarão, remando vigorosamente, de modo que estejam quase completamente fora da água e então executem mais algumas viradas de cabeça. Durante este tempo, você também pode ouvir mais alguns ruídos estridentes vindo do par – um gemido, se quiser. É a parte mais bonita de todo o ritual de acasalamento; dois pássaros em perfeita harmonia celebrando sua união.
Uma vez que esta exibição final tenha terminado, o que dura apenas uma questão de segundos, os cisnes irão se lavar e se preparar por alguns minutos, durante os quais eles executarão várias manobras dramáticas de suas penas, juntamente com muitos movimentos de cauda. Depois disso, as aves cuidarão diariamente de sua alimentação, defendendo seu território, etc … mas ainda ficando próximas umas das outras. Conheça os sete tipos de cisne conhecidos:
Cisne Negro (Cygnus Atratus)
Uma das três espécies de cisnes que habitam o hemisfério sul, o grande cisne negro é uma ave aquática inconfundível. O corpo de um cisne negro adulto é quase todo preto, exceto por suas amplas pontas de asas brancas, visíveis em voo. Sua conta é vermelho brilhante, com uma ponta pálida e seus pés e pernas são preto acinzentado. Seu pescoço é longo (o pescoço mais longo entre os cisnes, em relação ao seu tamanho) e é curvado em forma de “S”. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e têm um bico mais longo e reto. Cisnes negros juvenis são marrom-acinzentados com penas mais claras.
Distribuição
Os cisnes negros são nativos da Austrália, incluindo a Tasmânia, e ocorrem principalmente nas áreas úmidas do sudeste e sudeste da Austrália. Além disso, há uma população introduzida de cisnes negros na Nova Zelândia e no Japão. Cisnes negros habitam rios, lagos e pântanos em água fresca, salgada ou salobra. Eles preferem habitats que têm vegetação aquática, mas às vezes vivem em áreas terrestres como campos inundados ou pastagens secas quando a comida é escassa.
Interação Social
Cisnes negros podem ser encontrados sozinhos, mas eles também formam grupos soltos que consistem em várias centenas ou algumas vezes milhares de aves. Eles geralmente se movem em bandos, às vezes nidificam em colônias e são os menos territoriais das espécies de cisnes. Quando a comida é escassa, são nômades, mas são sedentários. Eles viajam à noite e se alimentam ao anoitecer, mas a maior parte de sua atividade é durante o dia. Eles são fortes pilotos, viajando juntos em uma linha ou em forma de V, batendo as asas lentamente, o que faz ruídos assobiando. Tanto na água quanto durante o voo, os cisnes negros fazem uma série de chamadas agudas, musicais, de trepidação, bipartição ou trombeteamento. Eles também foram ouvidos para fazer uma variedade de notas mais suaves. Se perturbadas durante o assentamento, elas tendem a emitir um som de assobio.
Dieta Alimentar
Os cisnes negros são herbívoros, alimentando-se de vegetação tanto na água como em pastagens ou quando em terras agrícolas. As plantas aquáticas comuns de que se alimentam incluem algas, typha, potamogeton, myriophyllum e rupia. Ocasionalmente eles vão comer insetos.
Reprodução
Os cisnes negros são monogâmicos e geralmente têm o mesmo companheiro por toda a vida. Eles são territoriais e permanecem em pares solitários durante o acasalamento, mas ocasionalmente acasalam em colônias. Fevereiro a setembro é a época de reprodução. Normalmente, o cisne fêmea faz um ninho de varas, detritos e folhas mortas em um monte flutuando na água. Ela coloca 5 a 6 ovos, com um dia de intervalo. A incubação começa quando todos os ovos são postos e duram de 35 a 48 dias. Os machos ajudam na incubação. Os filhotes são precoces, embora sejam incubados no ninho após a eclosão por um período de 2 a 3 semanas. Eles flutuam entre 150 a 170 dias de idade. Cisnes negros podem voar com cerca de 6 meses de idade e ficar com seu grupo familiar por cerca de 9 meses. Eles atingem a maturidade sexual dentro de 18 a 36 meses.
Cisne de Pescoço Preto (Cygnus Melancoryphus)
Um pássaro inconfundível com padrões ousados, os cisnes de pescoço preto são habitantes característicos e majestosos das zonas úmidas do sul da América do Sul. Eles são facilmente distinguidos por suas imaculadas plumas brancas que contrastam fortemente com sua cabeça e pescoço negros e aveludados. A conta é de cor cinza-azulada e tem na sua base uma maçaneta de cor escarlate, de duplo lóbulo, chamada de caruncle. Os olhos estão rodeados por uma fina linha branca que percorre os lados da cabeça até a retaguarda. Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, embora as fêmeas geralmente sejam um pouco menores. O juvenil não tem uma carúncula e tem uma cabeça e um pescoço mais pretos acastanhados, com quantidades variadas de penas de ponta acastanhada e acinzentadas.
Distribuição
O cisne de pescoço preto habita o sul da América do Sul, da Terra do Fogo e das Ilhas Falkland para o norte até o Paraguai, o Chile central e o sul do Brasil. Ele vive em uma grande variedade de habitats de água doce e salina, como regiões costeiras rasas ao longo do Oceano Pacífico, estuários, lagos interiores, lagoas e pântanos. Particularmente importantes são os lugares que são ricos em vegetação aquática submersa.
Modo de Vida
Estes cisnes são aves altamente sociais, e são gregários fora do tempo da época de reprodução. Eles se tornam territoriais durante a época de reprodução e se dividem em pares acasalados, aninhando-se em pequenas colônias ou como pares solitários, mas se reagrupam assim que os filhotes eclodem, cada rebanho numerando milhares de aves. Esses bandos podem se movimentar, dependendo do clima e dos recursos, mas geralmente ficam no sul da América do Sul até migrarem para o norte. Os cisnes de pescoço preto são diurnos e a maior parte do tempo é gasto em água. Se os homens precisam defender seu território, eles demonstram um comportamento agressivo, como abaixar o pescoço e empurrar a cabeça para a frente. Depois de lutar com as asas batendo, o macho retorna para a fêmea em triunfo, levantando continuamente o queixo e chamando.
Dieta
O cisne-de-pescoço-preto come vegetação aquática quase exclusivamente, que recolhe a partir da superfície da água. Ovas de peixe e insetos também podem ser comidos, e os cisnes também podem vir para a terra e pastar em plantas terrestres.
Reprodução
Os cisnes de pescoço preto são monogâmicos e acasalam por toda a vida. A época de reprodução se estende de julho a setembro e novembro. Ao chegar no território de reprodução, cada par se envolverá em comportamento de cortejo, inclusive se enfrentando com asas trêmulas e balançando a cabeça. Eles são ou ninhos solitários ou aninham-se em grupos soltos. Eles colocam seu ninho em vegetação densa em ilhotas ou margens do lago. As fêmeas colocam 3-7 ovos brancos cremosos e os incubam por 34-36 dias. Espigas são bastante protetoras de suas canetas e dos ovos, e guardam seus ninhos por um longo período de tempo. O fledging ocorre dentro de 10 semanas após a eclosão dos cygnets, e eles permanecem com seus pais por um período de 8 a 14 meses até que sejam independentes. Um cygnet está pronto para acasalar aos 2 anos de idade.
Cisne Coscoroba (Coscoroba Coscoroba)
O Cisne Coscoroba ( Coscoroba coscoroba) é a menor espécie de cisne . Ocorre naturalmente na América do Sul, onde habita pântanos e lagoas bem vegetados. Não possui subespécies reconhecidas (monotípicas). Alguns cientistas consideram o Cisne Coscoroba como um intermediário (ligação genética) entre cisnes e gansos verdadeiros , entre cisnes e patos assobiantes , ou potencialmente ambos!
Distribuição
Os Cisnes de Coscoroba ocorrem naturalmente nas partes do sul da América do Sul, onde são encontrados do extremo sul da América do Sul (ilhas no Canal de Beagle), Tierra del Fuego (localizada no extremo sul da América do Sul) ao norte da Província de Chiloé. a região sul chilena de Los Lagos para o centro do Chile (Santiago) e norte da Argentina. O cisne Coscoroba frequenta áreas úmidas, como lagoas, lagos, canais, pântanos, lagoas e pântanos de água doce com margens vegetadas para a cobertura. Durante as noites, eles geralmente se empoleiram na água ou em ilhotas isoladas perto da costa.
Modo de Vida
Durante o verão (reprodução) temporada, eles geralmente ocorrem em pares ou grupos familiares. Durante o inverno (época de não reprodução), essas aves sociáveis costumam ser vistas em bandos junto com suas próprias espécies e outras aves aquáticas – em números que podem variar de algumas dúzias a várias centenas de indivíduos.
Durante a migração, os cisnes de Coscoroba misturam-se frequentemente com flamingos ou cisnes de pescoço preto . Eles foram registrados para viajar a altitudes extremas de cerca de 8.000 metros. Supõe-se que estas altas altitudes permitam-lhes tirar vantagem de correntes de ar mais fortes. Como outras aves migratórias, elas também voam em uma formação aerodinâmica em V para preservar energia, já que a ave na frente reduz a resistência do ar para a ave por trás, permitindo-lhes cobrir longas distâncias. Os membros tomam a sua vez no ponto do V. Neste momento, os cisnes de Coscoroba são localmente comuns e difundidos. No entanto, eles estão ameaçados em partes do seu alcance.
Descrição Física
A plumagem é toda branca, exceto pelas pontas das asas pretas que são visíveis em voo. Também pode haver algumas penas pretas no final da cauda. Ocasionalmente, os pescoços e faces dos cisnes Coscoroba ficam manchados da lama ou de outros minerais na água. O bico, as pernas e os pés palmados são avermelhados, cor-de-rosa brilhante ou laranja.
A cor dos olhos varia muito de amarelado, laranja, avermelhado a castanho.Coscoroba Cisnes geralmente aninham-se sozinhos ou bem espalhados, pequenas colônias, com cada par defendendo uma área ou território ao redor de seu local de nidificação. Eles estão escolhendo locais de nidificação com fácil acesso à água ou acesso direto do ar.
Hábitos
O ninho é geralmente localizado perto da água, em pequenas ilhas, em canaviais ou parcialmente flutuando na beira de um curso d’água em grama alta.
O macho é responsável pela construção do ninho volumoso usando grandes quantidades de grama e plantas aquáticas. O ninho é tipicamente moldado em um monte cônico com uma depressão rasa no topo, que a fêmea se alinha com penugem, penas e gramíneas macias.Os Cisnes de Coscoroba se alimentam principalmente de grama e outras matérias vegetais, incluindo folhas, brotos, caules, sementes, raízes e tubérculos; plantas aquáticas; pequenos invertebrados aquáticos (moluscos, mexilhões, pequenos crustáceos e insectos) e pequenos peixes.
Eles se alimentam em águas rasas, brincando ou pastando na superfície da água para plantas e algas. Eles inserem a cabeça, pescoço e parte do corpo debaixo d’água para arrancar plantas aquáticas e pegar presas pequenas sob a água. Eles também pastam em plantas jovens crescendo ao longo da costa ou em pastagens.
Cisne Branco (Cygnus Olor)
O cisne branco é adaptável e pode ser encontrado em habitats aquáticos que vão desde lagos urbanos e lagoas agrícolas até estuários costeiros. No noroeste do Pacífico e da Nova Inglaterra ao sul até a Virgínia, os pares de cisnes brancos escolhem as lagoas frescas, salobras e salgadas como criadouros. Mais para o interior, eles se reproduzem em rios lentos, pântanos, enseadas e córregos que se esvaziam em grandes lagos e outras massas de água. O mau tempo ou a escassez de alimentos podem levar as aves de seus territórios para o inverno com os não-criadores em trechos livres de gelo de lagos, rios, estuários e sons oceânicos.
Dieta
Os cisnes mudos comem principalmente a vegetação aquática, junto com algumas presas animais, incluindo rãs, girinos, peixes, caracóis, moluscos e insetos. Em um estudo de Michigan, os cisnes comeram mais animais durante a muda anual e na primavera, quando a vegetação era escassa. Os alimentos vegetais incluem várias espécies de algas, juntamente com algas filamentosas, capim-miúdo, alface marinha, bexiga, gramíneas floridas e grãos agrícolas. Eles também comem doações de pessoas, incluindo milho, pão, alface e guarnições. Cisnes brancos são forrageiras vorazes, comendo até 3 kg. de plantas aquáticas por dia, que arrancam com suas unhas grossas e ásperas ancoradas por fortes músculos. Eles roçam as plantas da superfície e submergem todos, exceto a cauda e os pés, para alcançar a vegetação que cresce em águas mais profundas.
Reprodução
Cisnes mudos masculinos selecionam o local do ninho e podem iniciar vários ninhos antes que a fêmea aceite o local. As áreas de nidificação estão protegidas contra inundações, mas oferecem fácil acesso à água, com muitos materiais de nidificação e alimentos nas proximidades – geralmente em uma pequena península, ao longo de uma costa com muito vegetação ou em uma ilha pequena ou média.
Modo de Vida
Pernas curtas colocadas bem para trás no corpo dão aos Mute Swans uma marcha andar desajeitada, mas os pássaros podem correr rapidamente se perseguidos e podem decolar da terra e da água, voando com a cabeça e o pescoço estendidos. Na água eles às vezes seguram suas asas ligeiramente levantadas e “navegam” com o vento.
Os cisnes mudos são predominantemente monogâmicos e formam casais reprodutores de longa duração. Eles são extremamente agressivos na defesa do seu território de reprodução. Antes ou durante o pouso em um criadouro, eles batem na água com os pés para anunciar sua chegada e alertar possíveis invasores. Se outro cisne se aproximar, os membros do par levantam suas asas e enfiam o pescoço em uma exibição de “busking” para avisá-los. Defesas territoriais, por vezes, escalam para lutas entre machos que podem terminar com o pássaro dominante empurrando seu rival debaixo d’água. Cisnes mudos também afugentam patos gansos, gaivotas, cães e humanos.
A natureza agressiva e o enorme apetite dessas aves não-nativas representam um problema para os gestores da vida silvestre: Os Cisnes mudam as espécies nativas dos locais de reprodução e forrageamento, e podem danificar o habitat da alimentação pelo sobre pastoreio de vegetação aquática.
Cisne Trombeteiro (Cygnus Buccinator)
O cisne de trompetista é a maior e mais pesada espécie de aves aquáticas norte-americanas. Como todos os cisnes, machos e fêmeas têm a mesma plumagem branca. Os cisnes imaturos são cinza-acinzentados, algumas penas cinzentas permanecem na cabeça e no pescoço dos cisnes até um e dois anos de idade. Um cisne de trompetista tem uma cabeça angular em forma de cunha, e o preto de seu bico parece se fundir com o olho. A conta é preta, tendo uma borda de vermelho na mandíbula inferior.
Distribuição
O cisne de trompetista é um nativo da América do Norte. É produzido no centro e sul do Alasca, partes do Canadá e norte dos Estados Unidos. Está presente durante todo o ano em grande parte do seu alcance, embora algumas populações migrem para o sul no inverno para águas livres de gelo, e podem ser encontradas no sul, tanto quanto Arkansas e Texas. Esses cisnes vivem em terra, sempre perto da água, em áreas com muitos riachos ou rios e áreas úmidas com águas abertas. A água pode ser salgada, fresca ou salobra. Eles colocam seus ovos sobre ou perto da água.
Modo de Vida
Cisnes de trompetistas ocorrem em pequenos rebanhos, muitas vezes ao lado de seus próprios familiares. Sua rotina diária varia de acordo com a estação. No inverno comem menos e descansam mais, e na primavera comem grandes quantidades de comida e durante o dia são muito ativos. O tamanho do bando também varia sazonalmente. Durante a primavera, o tamanho do lote pode ser quase a metade do tamanho no outono, quando os filhotes saem e a época de acasalamento está prestes a começar. Os cisnes trombeteiros são muito territoriais durante a época de reprodução. Eles podem ser extremamente violentos em relação a competidores, outros cisnes e qualquer animal que seja uma ameaça para invadir seu espaço. Estes cisnes fazem uma variedade de sons, e são mais conhecidos pela sua corneta. Além desta chamada, eles também usam movimentos como balançar a cabeça para avisar os outros sobre perturbações ou quando se preparam para o voo.
Dieta
As dietas dos cisnes trompetistas consistem principalmente de invertebrados aquáticos. Quando têm cinco semanas, a maioria dos filhotes se converte em uma dieta herbívora quase exclusiva, consistindo principalmente de tubérculos, caules, raízes, folhas e ocasionalmente insetos.
Reprodução
Os cisnes de trompetista são monogâmicos e acasalam-se por toda a vida. Durante a época de acasalamento, os trompetistas se reúnem com seus companheiros anteriores ou iniciam o processo de namoro para encontrar um parceiro. Exibições de namoro consistem em pares se espalhando ou levantando suas asas simultaneamente, tremendo suas asas, balançando a cabeça e fazendo trombeta. A época de acasalamento é geralmente de março a maio. O processo de construção de um ninho leva de 2 a 5 semanas, com ambos os pais envolvidos em sua construção. Uma fêmea coloca 4 a 6 ovos e a incubação dura 32 a 37 dias, principalmente pela fêmea. Os pequenos são precoces e passam as primeiras 24 horas no ninho; então eles começam a nadar, são independentes com um ano de idade. Eles são atendidos por ambos os pais durante o primeiro ano. Os cisnes de trompete começam a acasalar entre 4 e 7 anos de idade.
Cisne Pequeno (Cygnus Columbianus)
O também chamado cisne da tundra é um pequeno cisne que vive nas regiões holárticas. Suas penas são brancas, embora às vezes suas penas de cabeça e pescoço fiquem levemente vermelhas se estiverem em uma área rica em ferro. Tem pernas pretas, pés e bico e perto de seus olhos há uma marca amarela distinta. Os bebês são cinza com bico rosa, pés e pernas. Eles desenvolvem plumagem adulta dentro de dois anos.
Distribuição
Os cisnes da tundra são nativos de regiões da América do Norte, Ásia, Europa, norte da África e Caribe. Os cisnes de tundra da América do Norte são migratórios e consistem em duas populações: uma população oriental e outra ocidental. Durante a estação de acasalamento de verão, os pássaros ocidentais habitam a costa sudoeste do Alasca, das Ilhas Aleutas a Point Hope, e acima do círculo ártico do Canadá. Durante o inverno, eles vivem na encosta do Ártico, no Alasca, até o Vale Central da Califórnia. No verão, os pássaros orientais vivem no Oceano Pacífico e migram para o sul, via Canadá, e para a região dos Grandes Lagos, na América do Norte. Durante a temporada de invernada, os cisnes habitam Maryland, Virgínia, Geórgia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Flórida. Cisnes de tundra vivem em piscinas de água doce, lagos, campos e pântanos.
Estilo de Vida
Os cisnes da tundra são pássaros sociais e interagem com os outros dentro de sua população. A unidade mais estável para um cisne é a família, que consiste de ambos os pais, os 3 a 7 filhotes que eles produziram naquele ano, e às vezes jovens de anos anteriores. Estes cisnes forrageiam mergulhando a cabeça e subindo em águas rasas. Eles pastam em terra, cavando com suas contas. Eles às vezes se alimentam quando é uma noite de luar. Encontros agressivos estão relacionados ao domínio em uma hierarquia. Os machos estabelecem o domínio lutando para proteger suas famílias. Cisnes da mesma família usam sinais pré-voo para garantir que os membros da família decolam ao mesmo tempo. Os machos tendem a liderar os voos no outono e as fêmeas na primavera. Tais sinais incluem a abertura das asas, o balanceamento da cabeça, o alongamento do pescoço e a flexão repetidamente antes do voo.
Dieta
Os cisnes de tundra são herbívoros e consomem plantas, incluindo gramíneas, ciperáceas e erva-prego. As gramas que eles comem incluem manganais e ervas marinhas. Os cisnes preferem as flores, caules, tubérculos e raízes. Eles comem alguns invertebrados como marisco.
Reprodução
Os cisnes da tundra são monogâmicos, permanecendo com o mesmo companheiro durante sua vida. Eles escolhem companheiros de idade e tamanho semelhantes, e assim os pares maiores e mais antigos são geralmente mais dominantes. Para ajudar a estabelecer o domínio, os machos lutam para proteger seus companheiros. Os casais de acasalamento se reproduzem todos os anos, no final de maio até o final de junho, ambos os pais ajudando a criar seus filhotes. Eles constroem ninhos de vegetação, muitas vezes musgos e gramíneas, colocando o material em terreno seco elevado. As fêmeas colocam 3 a 5 ovos amarelados a brancos e a incubação dura 31 ou 32 dias. Os nascituros são cuidados por machos e fêmeas e permanecem no ninho por três dias. Os jovens correm cerca de 60 a 75 dias após a eclosão. Até os dois anos de idade, os jovens seguem de perto a mãe. Às vezes, os irmãos se reúnem na família, seja com um parceiro ou sem um.
Cisne Bravo (Cygnus Cygnus)
O cisne de Whooper, ou bravo, é um grande pássaro migratório e é considerado o mais elegante da família cisne. Eles têm penas brancas puras. Seus pés palmados e suas pernas são negros. Metade do bico na base é laranja-amarelada e a ponta é preta. As marcas no bico diferem entre os indivíduos e podem ser reconhecidas por meio do padrão. Os juvenis são geralmente brancos, mas alguns são cinzentos.
Distribuição
Cisnes bravos têm um alcance extenso e são encontrados na zona boreal dentro da Eurásia e em muitas ilhas próximas. Eles migram centenas ou milhares de quilômetros para locais de inverno no leste da Ásia e no sul da Europa. Há vagabundos ocasionais no oeste da América do Norte e no subcontinente indiano. Cisnes de whooper acasalam e constroem ninhos nas margens de piscinas de água doce, lagos, rios rasos, pântanos, pântanos e brejos. Eles favorecem os habitats com vegetação emergente, e isso pode oferecer proteção adicional para seus ninhos e para os cegetas recém-nascidos.
Estilo de Vida
Os cisnes bravos estão ativos durante o dia, forrageando na água mergulhando a cabeça ou subindo, e eles pastam no chão também. Eles são territoriais durante o verão, mas sociais no inverno. Estes cisnes vivem em bandos perto de zonas úmidas. Bandos maiores de mais de 40 aves são mais comuns de outubro a novembro, com rebanhos menores com menos de 30 sendo mais comuns entre janeiro e início da primavera. Existe uma hierarquia social, com as famílias maiores no topo, os pares no meio, enquanto os indivíduos não pareados estão no fundo. Cisnes dominantes podem se alimentar por mais tempo, e indivíduos procurarão se juntar a um bando para proteção adicional. Cisnes masculinos agressivos podem fazer com que uma família se torne mais dominante sobre outra de tamanho igual.
Dieta
Um cisne de Whooper alimenta-se em águas rasas e come plantas e raízes aquáticas. Os jovens comem pequenos insetos e uma variedade de invertebrados para satisfazer suas altas necessidades de proteína para crescimento e desenvolvimento.
Reprodução
Os cisnes bravos são pássaros monogâmicos e formam pares para a vida. Companheiros têm exibições de corte onde os dois se enfrentam, com suas asas trêmulas semi-abertas em uma posição elevada. Cada cisne inclina-se alternadamente para estender o pescoço. Tais exibições são acompanhadas de chamadas de trombeta. Um cisne whooper defende fortemente o seu território ao longo do período de nidificação. A época de acasalamento vai do final de abril até o início de maio. Os cisnes de whooper são solitários. O ninho está localizado em um monte grande feito de material vegetal, geralmente musgo e líquenes. Os ninhos são construídos perto da água, nas ilhas ou nas margens do lago. As fêmeas colocam 4-5 ovos e a incubação dura cerca de 35 dias, realizada pela mãe, enquanto o pai guarda o local. Os cygnets se abrem aos três meses, podendo voar quando têm quatro ou cinco meses de idade. Cygnets raramente iniciam vôo,