Os cangurus são grandes marsupiais encontrados apenas na Austrália. Eles são identificados por suas caudas musculares, pernas traseiras fortes, pés grandes, pelo curto e orelhas compridas e pontudas. Como todos os marsupiais, um subtipo de mamífero, as fêmeas têm bolsas que contêm glândulas mamárias, onde seus filhotes vivem até que tenham idade suficiente para emergir.
Nome Científico
Os cangurus estão na família Macropodidae, que também inclui wallabies, wallaroos, quokkas e pademelons. Quando as pessoas pensam em cangurus, as quatro espécies que normalmente vêm à mente estão no gênero Macropus : o canguru antilopino, o canguru vermelho, o canguru cinza ocidental e o canguru cinza oriental. Eles são algumas vezes chamados de “grandes cangurus” porque essas espécies são muito maiores que outros cangurus.
No entanto, existem 12 espécies de cangurus no gênero Dendrolagus. Bettongia , na família Potoridae, são chamados de cangurus-ratos.
Características
O maior canguru, assim como o maior marsupial, é o canguru vermelho o comprimento da cabeça do canguru vermelho até a garupa é de 1 a 1,6 metros de comprimento. Sua cauda acrescenta mais 90 a 110 centímetros ao seu comprimento e todo o seu corpo pesa cerca de 90 kg.
O menor canguru é o rato-canguru almiscarado . Tem apenas 32 cm de comprimento e pesa apenas 340 gramas. Sua cauda parecida com um rato acrescenta mais 15 cm ao seu comprimento.
Habitat
A maioria dos cangurus vive no continente australiano, embora cada espécie tenha um lugar diferente que gosta de chamar de lar. Por exemplo, o rato-canguru almiscarado gosta de se aninhar em pequenos ninhos no chão das florestas tropicais no nordeste de Queensland. Cangurus cinzentos, prefere as florestas da Austrália e da Tasmânia, por outro lado. O canguru antilopino pode ser encontrado nas florestas de eucalipto monsoonal do extremo norte da Austrália. Os cangurus vivem nos galhos superiores das árvores nas florestas tropicais de Queensland e também na ilha da Nova Guiné.
Como se Locomove o Canguru
Os cangurus são os únicos animais de grande porte que pulam como principal meio de locomoção. Suas patas e pés traseiros elásticos são muito mais fortes e maiores que seus braços (ou “membros anteriores”). Os cangurus podem cobrir 7 metros em um único salto e podem saltar a uma velocidade de 48 km/h. Geralmente, 32 km/h é considerada a velocidade média. Ao se alimentar, os cangurus usam um movimento mais lento, e, para isso, usam sua cauda muscular como uma espécie de quinta perna, empurrando o chão à medida que avançam.
Interação Social
Os cangurus são sociais e vivem em grupos. Os cangurus dentro de um grupo se protegem do perigo. Se um canguru suspeitar que há perigo na área, ele pisará no chão para alertar os outros. Se se trata de golpes, um canguru irá encaixotar e chutar seu oponente.
Hábitos Alimentares
Cangurus são herbívoros. Eles comem ervas, flores, folhas, samambaias, musgo e até insetos. Como as vacas, os cangurus regurgitam sua comida e a mastigam novamente antes que esteja pronta para ser totalmente digerida.
Ciclo de Vida
Provavelmente, o fato mais conhecido sobre os cangurus é que eles carregam seus filhotes em uma bolsa. Uma fêmea canguru está grávida de 21 a 38 dias e pode dar à luz até quatro filhos ao mesmo tempo, embora isso seja incomum.
No nascimento, o bebê pode ser tão pequeno quanto um grão de arroz ou tão grande quanto uma abelha. Quando um canguru nasce, ele é guiado com segurança para a bolsa confortável, onde fica por mais 120 a 450 dias.
Dentro da bolsa, é protegido e pode alimentar-se amamentando pelos mamilos de sua mãe. O pequeno canguru urina e defeca na bolsa da mãe. O revestimento da bolsa absorve parte da bagunça, mas ocasionalmente a mãe precisa limpá-la, o que faz inserindo o focinho longo na bolsa e usando a língua para remover o conteúdo. Um jovem canguru permanecerá preso a um mamilo enquanto a mãe fizer isso, mas os mais velhos serão temporariamente expulsos.
Outro fato interessante sobre a mãe canguru é que ela é capaz de amamentar dois pequenos cangurus em diferentes estágios de desenvolvimento ao mesmo tempo com leite de conteúdo nutricional diferente.
O jovem canguru cresce rapidamente, e tornam-se completamente maduros entre os 14 a 20 meses para as fêmeas ou de 2 a 4 anos para os machos.
Canguru Pré Histórico
Há um rico registro fóssil para ancestrais cangurus e parentes antigos; cangurus gigantes invadiram o Pleistoceno (2,6 a 11,700 anos atrás) e o Plioceno (5,3 a 2,6 milhões de anos atrás). E cerca de 20 milhões de anos atrás, minúsculos antepassados de cangurus modernos e um grupo relacionado de cangurus com presas atravessaram densas florestas no noroeste de Queensland, na Austrália, uma região que agora é árida no interior.
Em 2016, os cientistas descreveram um novo gênero de canguru , Cookeroo, e duas novas espécies: Cookeroo bulwidarri, datado de cerca de 23 milhões de anos atrás, e Cookeroo hortusensis, que viveu entre 18 e 20 milhões de anos atrás . Os corpos desses cangurus antigos provavelmente mediam cerca de 42 a 52 centímetros de comprimento. C. bulwidarri e C. hortusensis não pularam , navegando de quatro em quatro pela floresta e compartilhando-a com uma coleção diversificada de animais: toupeiras marsupiais, gambás com cauda de penas, coalas e crocodilos antigos.
Estado de Conservação
16 espécies de cangurus em árvore e cangurus em ratos são listados como quase ameaçados, ameaçados, vulneráveis, ameaçados ou criticamente ameaçados. O rato-canguru do deserto e o anão de Nullarbor são considerados extintos. Estudos mostram que o aquecimento global também pode matar o menor canguru do mundo . As quatro espécies de grandes cangurus não estão ameaçadas.
Tudo Sobre o Canguru:
- O canguru é um marsupial com pernas traseiras grandes e poderosas, pés grandes adaptados para saltar, cauda longa e musculosa para equilíbrio e cabeça pequena. Comumente associados à Austrália, eles são o símbolo não oficial do país e aparecem como um emblema no brasão de armas australiano e também em algumas de suas moedas.
- Os cangurus têm uma visão muito boa, mas apenas quando um objeto está em movimento. Eles também têm uma excelente audição e podem girar os ouvidos em todas as direções para captar sons.
- Os cangurus são herbívoros em pastagem. Eles comem grama e folhas. Os cangurus precisam de muito pouca água para sobreviver. Um canguru adulto é capaz de passar meses sem beber nada.
- A maioria dos cangurus se move à noite procurando comida. Isso os torna um mamífero noturno. A maioria dos cangurus passa o dia descansando na sombra.
- Os cangurus masculinos podem ser vistos boxeando quando competem pela atenção de uma fêmea. As minúsculas patas dianteiras não são muito ameaçadoras, mas as poderosas patas traseiras, com as unhas compridas e afiadas, são uma arma perigosa.