Este animal possui duas espécies: O Camelo Bactriano e o Dromedário, você conhece as diferenças entre eles? Saiba que apesar de semelhantes possuem peculiaridades que os tornam um pouco diferenciados!
Características do Camelo e Dromedário
Os pés tanto do Camelo como do Dromedário possuem apenas dois dedos, estes são responsáveis por não permitir que eles afundem nas areias do deserto.
Diretamente da Ásia e África, estes animais que podem chegar até 900 kg, vagam por aí com um caminhar bem lento. Apesar disso, eles são bem resistentes e conseguem percorrer longas distâncias sem perder a energia.
As pálpebras e os cílios destes bichos são capazes de repelir a poeira do deserto sem deixar que ela entre em seus olhos.
Os lábios tanto do Camelo quanto do Dromedário são tão grossos que mesmo ao comerem plantas espinhosas, estas não o machucam, portanto, podem consumir qualquer tipo de vegetação. Lembrando que o sistema digestivo deles possui a capacidade de reaproveitar alimentos da mesma forma que acontece com a vaca.
Da mesma maneira que as pálpebras e cílios, as narinas do Camelo e do Dromedário podem se abrir e fechar a qualquer momento e assim impedir as partículas de areia que são jogadas no ar pelo vento de entrarem no seu nariz.
Não sei se isso é novidade para você, mas confesso que eu não sabia da diferença entre as patas destes dois bichanos incríveis: eu descobri que as do Camelo são menores do que a do Dromedário.
Outro mistério que me deixou surpreso foi o conteúdo dentro das corcovas: elas estão repletas de gorduras e não de água como a maioria das pessoas imaginam. Por isso é que podem ficar tanto tempo sem comida!
Desconheço algum local que tenha como finalidade a criação destes animais, mas caso exista, o custeio com eles deve ficar um pouco caro visto que consomem muita vegetação e ainda tomam uma quantidade enorme de água, cerca de uns 100 litros.
Você sabia que o leite destes bichos possui um baixo teor de lactose? Na Austrália, por exemplo, onde eles estão em grande número, as pessoas aproveitam para extrair o leite e também comer a carne deles. Este país já decretou estado de calamidade devido ao grande número de Camelos e Dromedários.
O pelo do Camelo é tão longo que chega a cobri-lo totalmente, ele serve para protege-lo contra as variações térmicas.
Quando você está assistindo um filme cujo a cena é no deserto com certeza logo pensa que está vendo o Camelo, na verdade o nosso ídolo do cinema é o Dromedário.
O Dromedário não possui tanta resistência como ocorre com o seu outro amigo, porém, mesmo assim, ele é bem forte, na verdade os dois são. O fato do Camelo ter duas corcovas e o Dromedário só uma, talvez justifique essa inferioridade de um perante o outro.
Embora estes animais não demonstrem um comportamento tão agressivo, o Camelo ainda pode ser considerado um animal selvagem, visto que ainda existem muitos bandos espalhados por aí. Já o Dromedário não possui esta mesma característica, ele já foi completamente domesticado.
Nome Cientifico
O nome dado pelos estudiosos destes animais é Camelidae, é super fácil de decorar!
Predador e Presa
Mesmo que não possuam inimigos declarados, ou seja, predadores, o Camelo juntamente com o Dromedário são um dos alvos prediletos dos leões, com seu andar lento não conseguem fugir destes famintos animais e acabam sendo devorados por eles.
O Caso Australiano
Eu já mencionei que na Austrália a população de Camelos e Dromedários é tão imensa que o país certa vez já decretou estado de calamidade por causa deles. Pois bem, mas sabia que além disso as autoridades Australianas desenvolveram ações com a finalidade de abater estes animais?
A justificativa que foi dada para este acontecimento era a de que os Camelos e Dromedários consumiam muita água e vegetação, sendo assim, a população humana se viu prejudicava pela alta devastação que esses bichos estavam causando. Para contar com a ajuda dos cidadãos australianos nesta operação, o governo decretou carta branca a caça destes animais.
É claro que houve um reboliço total, muitas entidades protetoras da fauna e flora se manifestaram alegando que aquela atitude era um verdadeiro banho de sangue.
Várias alternativas para cessar a matança destes animais apareceram, uma delas foi a de que os Camelos fossem transportados para outros países para que pudessem ajudar em atividades de transporte.
Não sei qual foi o desfecho desta situação, mas com certeza ainda vai render bastante assunto!
O Comportamento Deles
Pelo que pesquisei, vários estudiosos dizem que estes animais são bem fiéis e obedientes aos seus donos, mas mesmo assim podemos ver vídeos na internet em que estes bichos demonstram uma certa teimosia. E você o que acha, eles são realmente obedientes ou não?
A Família Camelidae
Dentro delas existem diversos outros animais que embora semelhantes aos Camelos, ainda possuem algumas pequenas particularidades. São eles: o Lhama, Guanaco, Alpaca e a Vicunha.
Saiba Um Pouquinho Sobre a Lhama
São chamados de Camelos do Novo Mundo e possuem uma estatura inferior à do nosso amigo anteriormente citado.
Em países como: Peru, Bolívia, Argentina, Chile e alguns outros, você poderá ver esta belezura de animal. O Lhama prefere ficar em regiões mais montanhosas e com muita água.
Somente a Bolívia concentra o maior número destes animais, eles vagam as regiões verdes em busca de pastagem, caso um dia você vá até este país poderá vê-los em grandes bandos andando pelas montanhas e planícies.
Estes animais são super famosos pela cuspida que dão nas pessoas quando se sentem ameaçados, lhe aconselho ver algum vídeo sobre este acontecimento, é super engraçado!
Assim como os Camelos, a Lhama é usada para transportar inúmeras mercadorias em suas costas, e ainda como seus amigos, pode percorrer longas distâncias.
Igualmente ao Camelo, o Lhama se alimenta de vegetações e é capaz de percorrer longos trajetos e subir montanhas bem altas para achar seus alimentos preferidos.
E aí, aprendeu bastante coisas sobre este animal? Espero que sim! Obrigado por ler nosso conteúdo e até a próxima!