Hoje vamos falar um pouco sobre o famoso bicho – preguiça, então se você tem alguma curiosidade sobre esse animal fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
Tudo Sobre o Bicho – Preguiça
Nome Científico: Folivora
Podem ser chamados popularmente também como apenas preguiça ou cabeluda.
É uma espécie de mamífero que vive nas árvores, fazem parte da ordem pilosa assim como o tamanduá. Essa espécie está classificada em 2 gêneros, são eles Choloepus e gênero Bradypus.
Características do Bicho Preguiça
Esses animais possuem dedos longos assim como as suas garras, isso serve para ajudar com que ele se pendure com facilidade nos galhos de árvores com a face inferior do corpo para baixo. Esse nome engraçado não veio à toa, já que foi escolhido fazendo referência ao metabolismo lento do animal , o que acaba gerando também movimentos mais lentos.
Tem como característica uma pelagem longa, ele habita o topo das árvores geralmente de florestas tropicais, são encontrados geralmente da América Central até a região norte da Argentina. Existe inclusive um fruto que leva seu nome, ele fica na Mata Atlântica e é conhecido como árvore da preguiça, é uma planta invasora conhecida também como embaúba.
É um animal de comportamento insociável, a principal arma de defesa dessa espécie são suas garras e também a habilidade de se camuflar. Na hora de comer a preguiça utiliza os seus dentes para cortar, elas se assemelham a uma serra.
É também uma espécie que se alimenta basicamente de plantas, por esse motivo sua alimentação é um pouco mais restrita, por conta disso criar esse animal em cativeiro fica um pouco inviável. Uma curiosidade sobre ele é que ele é capaz de sobreviver sem água, raridade entre os mamíferos, mas isso acontece por um motivo, ele consegue suprir a sua necessidade de líquido na ingestão de alguns alimentos como tararanga, a ingazeira, a figueira, raízes, frutas e folhas. Outro motivo para o apelido preguiçoso é que ele dorme algo em torno de 14 horas por dia, pendurado confortavelmente em árvores. Em cada ninhada nasce apenas um filhote. Não gosta muito de descer até o solo, ele chega ao chão para realizar as suas necessidades fisiológicas cerca de 1 vez por semana. Embora não tenha nada concreto, aparentemente seu predador principal é a onça pintada.
Esse animal também pode ser encontrado no Brasil, mas infelizmente a população tem reduzido por conta do desmatamento de seu habitat.
Distribuição Geográfica da Preguiça
Estes só são vistos dentro de matas das Américas, são conhecidas cerca de 6 espécies, essas podem possuir de 2 a 3 dedos em cada pata da frente.
Apesar de se tratarem do mesmo animal, essas 6 espécies raramente serão encontradas na mesma área.
Em nosso país são encontradas algumas espécies com 3 dedos, são elas:
- Preguiça comum, nome científico B. variegatus, pode ser vista em todas as nossas florestas, mas também em Honduras;
- Preguiça de bentinho, nome científico B.tridactylus, também pode ser visto nas Guianas,na Bolívia e na Venezuela;
- Preguiça de coleira, nome científico B. torquatus, nos dias de hoje é considerada ameaçada de extinção, ainda são vistas especificamente nas partes da Mata Atlântica que começam no Rio de Janeiro e vão até o sul da Bahia;
- Preguiça anã, nome científico: B. pygmaeus, é uma nova espécie recém descoberta;
- Preguiça de dois dedos, nome científico: Choloepus hoffmanni, no Brasil pode ser vista em São Paulo e também na América Central;
- Preguiça Real, nome científico: Choloepus didactylus, habitante de florestas tropicais, pode ser visto da Nicarágua até o nosso país.
Aparência Física do Bicho Preguiça
O bicho preguiça é um animal de médio porte, um adulto pode pesar de três a seis quilos, medem cerca de 50 cm, alguns casos raros podem alcançar 1 m de comprimento. A cor da pelagem é comumente cinza, podem ser marcadas de marrom – ferrugem ou em branco, além de manchas escuras ou claras em alguns casos. É comum que algumas algas se desenvolvam em sua pelagem, por esse motivo ela pode ter uma aparência meio verde, mas isto serve de alimento para uma espécie de lagarta de mariposa.
Uma curiosidade é que a pelagem deste animal cresce de forma inusitada, ela cresce de sua barriga até as costas, diferente de outros mamíferos. Mas isso tem uma explicação, já que esse animal passa a maior parte do tempo de cabeça virada para baixo, isso deve interferir no sentido do pelo, assim facilita também que a água escorra pelo seu corpo com facilidade.
Os membros da preguiça são compridos, embora seu corpo seja curto, possui também uma cauda espessa porém curta, anatomicamente perfeitas para se pendurar em árvores bem altas.
Curiosamente esse animal pode girar a sua cabeça cerca de 270º sem movimentar o resto do corpo, isso pode possuir cerca de 8 a 9 vértebras em sua cervical. Também são animais endotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo se mantém independente da temperatura do ambiente.
Alimentação do Bicho Preguiça
Elas comem folhas jovens de algumas árvores específicas, as mais famosas citadas acima. Esses animais possuem a estrutura do estômago bem parecida com espécies ruminantes, já que esse órgão possui 4 compartimentos, além de uma boa flora bacteriana, o que facilita a digestão mesmo de folhas tóxicas.
Os dentes desse animal não possuem esmalte, por esse motivo acabam comendo folhas e brotos unicamente. Como esses dentes se desgastam bastante eles continuam crescendo ao longo da vida. Ele também não possui os dentes incisivos laterais, então para partir folhas duras precisam utilizar os lábios.
Não ficam desnutridos facilmente, pois podem conseguir isso apenas lambendo a pelagem onde estão as algas.
Reprodução do Bicho Preguiça
O período de gestação desse animal leva cerca de 11 meses. O filhote quando nasce mede cerca de 20 a 25 cm, pesam em média de 260 a 320. Ao longo dos 9 meses de vida dos filhotes eles são carregados pela fêmea nas costas. Nesse período ele está sob a proteção da mãe até que consiga sobreviver sozinho. A expectativa de vida desse animal pode variar entre 30 e 40 anos.