Ao ouvir falar dos babuínos, muita gente tende a ficar em dúvida de que como são esses animais. Alguns acham que são espécies de macacos, outros ainda nem acreditam que eles existem. Mas sim, são animais reais e com várias características bastante peculiares. E é sobre esse animal que o post de hoje irá falar. Comentaremos tudo sobre o babuíno, desde suas características gerais e sobre seu nome científico e classificação científica. Tudo isso com fotos! Continue lendo para aprender tudo esse animal.
Tudo Sobre o Babuíno:
Características Gerais
O babuíno, nome que vem do francês “babouin” é o nome genérico para os antropoides cercopitecídeos. Fazem parte do gênero Papio, que é caracterizado por focinho pontudo, caninos largos e grandes, bochechas muito volumosas e algumas calosidades em suas nádegas. Seu tamanho pode chegar até 1,20 metros de comprimento e pesam entre 14 a 40 quilos dependendo. Os machos atingem esse tamanho, mas normalmente devido ao dimorfismo sexual, as fêmeas são metade do tamanho dos machos. A cauda do babuíno pode aumentar ainda mais o tamanho do animal, medindo entre 41 e 71 centímetros. Faz parte da ordem dos primatas, dai a semelhança com os macacos, e são semi quadrúpedes, ou seja, podem andar nas quatro patas, assim como somente em duas. Seu habitat natural é em campos abertos, com uma boa variedade, como savanas e até terrenos rochosos.
Onde Vivem Os Babuínos
Vive na África todas as cinco espécies existentes do animal, e alguns nas savanas asiáticas. São animais onívoros, ou seja, não se prendem somente a dieta vegetal nem carnívora. Um fato interessante, é que essa dieta costuma variar de acordo com vários fatores, tais como: a estação do ano, sexo, idade e território em que vive. Um exemplo, é que fêmeas com filhotes novinhos se alimentam somente de capim, já os babuínos mais jovens começam a comer árvore e alguns insetos e lagartos. Algumas diferenças entre os macacos e os babuínos, é que esses não ficam tanto nas árvores, e preferem ficar no chão. Somente vão para o alto na hora de dormir. Também possuem caudas que não são preênseis. Apesar da inteligência marcante dos macacos, os babuínos se destacam, com grandes habilidades de lutadores, e pouco medo de outros animais, incluindo os próprios seres humanos. São também bastante barulhentos, em especial quando estão em bandos e extremamente velozes. Esses animais que possuem a pelagem variando entre cinza, castanho avermelhado, verde oliva ou verde amarelado vivem em grandes bandos. Essa pelagem é áspero, e os machos quando já estão mais velhos possuem camadas mais espessas e longas.
Mãos, pés, rosto e nádegas não possuem pelo. Esses bandos são comandados por machos escolhidos dominantes. Não há nenhum tipo de disputa pelo poder de controle do bando ou para conseguir acasalar com as fêmeas. O único privilégio que os machos que comandam o bando tem é de comer primeiro de todos. O restante do grupo também possui uma hierarquia bastante forte. A comunicação dos babuínos ocorre por uma variedade de gritos, no qual cada um tem um significado diferente. Por isso são considerados muito barulhentos. Um exemplo que nós conhecemos dos significados da comunicação dos babuínos é que quando precisam alertar seus companheiros, dão um grito parecendo um latido de um cão. Cientistas falam que são tão inteligentes, que é possível conseguir treiná-los. Depois do acasalamento, o macho e a fêmea não ficam juntos. O filhote fica com a mãe, as fêmeas pro resto da vida e os machos saem do bando quando atingem os 7 anos para se juntar a outros bandos. Depois, a mãe e o pai costumam ir atrás de outro parceiro. Quanto maior o status na hierarquia de um macho, mais fácil é ele encontrar uma parceira. Só dão luz para um único filhote por vez, raramente sendo 2. A expectativa de vida de um babuíno na natureza selvagem é de trinta anos, enquanto que se estiverem em zoológicos podem viver muito mais. Dentro do bando, a hierarquia é pesado. Quanto mais jovem, menos ele é considerado nesse status. Para subir de posição precisa, além de crescer, também expulsar alguns mais velhos e se mostrar perigoso. Quando chega no seu auge de meia idade, que está velho e forte, ele possui um ótimo status dentro de seu bando. Mas depois, sua força vai caindo, e com isso o status também. Entretanto, os babuínos jovens não são inteiramente desprezados. Em geral os machos com qualquer status podem copular sem dificuldade, mas, quando há oportunidade de terem filhotes, o status torna-se importante. Nas fêmeas, a mais velha tem o maior status, consequentemente, é ao redor dessa que todas as outras fêmeas ficaram por perto, obedecendo e também descansando. Apesar de também ficarem entre seus grupos fechados, as fêmeas tendem a se misturar com outras de outros bandos para brincar.
Nome Científico
O nome científico faz parte da classificação científica dos seres vivos. Essa classificação vai das categorias mais abrangentes, até os mais especializados, como o nome científico. Veja a seguir a classificação científica completa dos babuínos:
- Reino: Animalia (animal);
- Filo: Chordata (cordado);
- Classe: Mammalia (mamíferos);
- Infraclasse: Placentalia;
- Ordem: Primates (primatas);
- Família: Cercopithecidae;
- Subfamília: Cercopithecinae;
- Gênero: Papio;
- Nome científico, espécies, nome binominais: Papio anubis (Babuíno Anúbis), Papio cynocephalus, Papio hamadryas (Babuíno Sagrado), Papio papio, Papio ursinus.
Fotos do Babuíno
Veja a seguir algumas fotos dos babuínos em seu habitat natural.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre os babuínos, suas características gerais, nome científico e tudo sobre o animal. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudá-los. Você pode ler mais sobre babuínos e outros assuntos de biologia aqui no site!