Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Carnivora
Família: Odobenidae
Género: Odobenus
Espécie: O. rosmarus
Tudo Sobre o Animal Morsa: Características, Nome Científico e Fotos
A morsa, um animal que possui um grande porte, vive no Ártico. Ela é a única espécie é que ainda não está extinta do gênero Odobenus e da família Odobenidae. Uma morsa fêmea consegue chegar a até 2,6 m de comprimento e o seu peso pode estar entre 400 e 1250 kg.
Já, o macho adulto, é muito maior: Ele tem entre 3 e 4 m de comprimento e o seu peso pode alcançar duas toneladas. Existem três subespécies de Morsa: a morsado Atlântico, a morsa do Pacífico e a Rosmarus laptevi.
Este animal é facilmente reconhecido por causa de suas presas proeminentes, grande volume corporal e os seus bigodes inconfundíveis. Todas elas possuem uma pele enrugada e áspera, que vai se tornando cada vez mais espessa quanto mais passar do tempo.
Entre os últimos 15 anos de vida, o seu volume corporal é bem mais acentuado. Para nadar, elas utilizam a nadadeira caudal. Para compensar a sua atividade excelente dentro da água, o seu deslocamento na terra é péssimo.
Um Pouco Mais Sobre Elas
As suas presas são usadas para que as ajudem a se locomover Três Pontas elas travam os dentes no gelo e puxa um corpo para frente. Por isso que o seu nome é odobenus, que significa aquele que caminha com os dentes.
O seu focinho possui um bigode acentuado e dois enormes caninos que podem alcançar quase um metro nas fêmeas e chegar a até 1,2 m de comprimento nos machos. Elas se alimentam principalmente de moluscos caranguejos estrelas-do-mar ouriços e qualquer outro animal semelhante a esse.
Elas têm o dom de perceber o alimento na areia por causa de seus bigodes. Final Isso se chama vibrissa. Em sua busca por alimentação, elas fazem mergulhos altamente profundos e prolongados, podendo chegar a até 100 m de profundidade por causa das adaptações que fazem com que o seu mergulho seja eficiente.
Durante o mergulho, esta espécie reduz o batimento cardíaco, faz a transferência da circulação para os órgãos vitais como o cérebro e o coração, reduzem o metabolismo e fazem com que uma grande quantidade de oxigênio que a, anteriormente, foi armazenada em seu sangue e, começa a ser utilizado em seu organismo.
O seu sangue possui uma alta concentração de hemoglobina e mioglobina por causa disso é que elas conseguem esse processo tão peculiar nos seus mergulhos.
Aprofundando um pouco mais sobre a alimentação da morsa, sabemos que elas comem diversos animais, dentro de sua dieta carnívora encontram-se moluscos, crustáceos estrelas-do-mar, caranguejos, ouriços e diversos animais que podem ser encontrados na Costa do mar dependendo de como eles se alimentam, dá para ver que as suas presas se desgastam com tempo.
As morsas percebem o alimento por causa do seu pelo. Ela possui algo chamado vibrissas vírgula, presentes em Seu focinho, ajudam a encontrar a sua dieta na areia.
como Funciona O Seu Mergulho
Durante o seu mergulho, as morsas reduzem o seu batimento cardíaco. Com isso, elas transferem a circulação para todos os seus órgãos vitais, entre eles, cérebro e coração e também reduzem a sua taxa metabólica.
Elas também utilizam grande parte do oxigênio que foi armazenada em seu sangue. Isso se dá por causa da grande concentração de mioglobina e hemoglobina em seu organismo.
Se você quer encontrar alguma delas terá que frequentar as prateleiras oceânicas. É neste local que elas Residem grande parte de sua vida. Isso acontece porque elas ficam no gelo do mar atrás de sua dieta preferida: os moluscos bivalves.
Como já foi dito anteriormente, os 30 anos em média que vivem são grandes dentro do reino animal. Esta é uma espécie altamente sociável, e, esta característica, é considerada uma espécie-chave no ecossistema Marinho do ártico.
As suas famílias costumam ser feitas com membros que ultrapassam as centenas e. Final normalmente uma família de morsas alcançam facilmente sem indivíduos e as fêmeas conseguem atingir a maturidade sexual por volta dos 4 e 6 anos.
Já o macho, atinge este mesmo patamar quando fica com 7 anos de idade. As fêmeas dão à luz no máximo a cada dois anos, sendo que, o seu período de gestação dura aproximadamente 12 meses. Dessa gestação, apenas um filhote nasce e o seu peso é de aproximadamente 60 kg, mas, pode alcançar até 75 kg facilmente.
Logo após o nascimento as morsas já possuem a capacidade de nadar. O seu período de amamentação dura entre 18 e 24 meses. Aquilo que as morsas encontram de mais difícil na natureza são os caçadores predatórios que as desejam por causa de sua pele, carne e marfins.
Além disso, dependendo do local onde elas estão inseridas, podem achar bem difícil encontrar alimento. Seus principais predadores são os tubarões orcas e focas.
Algumas Curiosidades
Ela possui um papel de destaque na cultura de vários povos indígenas que estão localizadas no Ártico. Eles caçam a morsa por causa de sua gordura, ossos, gordura, carne e pele.
Entre os séculos 19 e o início do século 20, a morsa foi um objeto de exploração comercial. Por causa de sua gordura e marfim, foram cassadas até que quase alcançaram a extinção.
Sua população mundial se recuperou deste grande choque, embora as populações que estão localizadas no Atlântico ainda estão fragmentadas e, historicamente, em depressão.
De acordo com documentos de órgãos responsáveis pela manutenção dos animais no mundo, as morsas encontram-se em um estado altamente vulnerável. Se bem que isso não significa que elas estão em extinção, mas, podem alcançar um lugar distinto rapidamente, caso a caça predatória não acabe.
Vários estudos e programas estão sendo feitos para que isso acabe, mas é bem difícil para os órgãos ambientais mantê-la a salvo. Os caçadores são mal-intencionados, por isso, ajuda das pessoas que possuem algum conhecimento são fundamentais para o salvamento Dessa espécie.
O que você achou das morsas? Você já conhecia ou, se não conhecia, como despertou o seu interesse? O que você descobriu sobre elas que não tinha noção? Fale nos comentários tudo aquilo que te fascinou sobre as morsas!