Hoje vamos falar sobre uma linda planta chamada Colar de Pérolas, uma planta muito delicada e bonita. Extremamente ornamental deixa qualquer lugar muito mais bonito e agradável. Então se você é um amante de plantas, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
Tudo Sobre a Suculenta Colar de Pérolas
Nome Científico – Senecio rowleyanus.
Conhecida popularmente por diversos nomes como o próprio colar de pérolas ou rosário, esta é uma suculenta com um ciclo de vida longo, pertencente à maior família de plantas conhecidas até então chamada Asteraceae.
Características da Suculenta Colar de Pérolas
O colar de pérolas é originário da Namíbia, essa planta tem diversos caules compridos e rentes ao chão. Essa linda planta de efeito ornamental possui folhas arredondadas, esse formato ajuda que ela guarde mais água.
Ainda não existe um consenso a respeito da planta ser ou não tóxica, alguns estudiosos dizem que elas são sim tóxicas em todas as suas partes, outros dizem que não oferecem risco. Quem já provou as folhas pode observar algumas reações, como por exemplo desarranjo intestinal e vômitos. Algumas pessoas observaram irritação na pele e até mesmo algumas erupções em alguns casos.
Essa é uma planta muito bonita visualmente. Quando você olha para a folha se lembra de um grão verde, entre as folhas os raios solares atravessam levando luz. As flores do colar de pérolas crescem em pseudanto, essa parte possui uma cor branca, mas o apêndice da flor possui uma linda coloração púrpura bem viva. As flores surgem durante a primavera.
Como dissemos as suas folhas foram criadas para não perderem água, são pequenas e delicadas, no final dela podemos observar uma ponta afiada.
Esse formato que observamos em suas folhas foram criados por conta do seu desenvolvimento no deserto, por lá o ar seco roubaria muita água dela, por isso dessa forma a sua superfície não fica tão exposta à evaporação, por outro lado a fotossíntese não vai ter a mesma eficiência que em folhas comuns. Para compensar essa perda, podemos observar uma faixa verde mais escura ao lado, por ali a luz solar consegue entrar dentro dela, dessa forma a fotossíntese ganha mais espaço para acontecer de forma eficiente.
Quando na primavera que suas flores surgem para colorir o ambiente, podemos sentir também o perfume dessa flor que é doce, mas ao mesmo tempo um tanto picante, sendo comparado a canela, nesse período atrai os insetos polinizadores.
Essas flores que surgem trazem consigo muitas sementes, e elas são facilmente dispersas pelo vento.
Elas podem ser usadas como plantas rasteiras em jardins, para forrar o chão, mas também ficam lindas em vasos pendentes.
Cuidados com a Suculenta Colar de Pérolas
- Essa é uma planta que gosta de um clima mais ameno, não toleram temperaturas muito baixas, por isso devem se manter sempre maiores que 5. No período mais frio do ano elas costumam adormecer, nesse tempo você deve deixar ela em um local bem iluminado e fresco.
- Elas podem ser cultivadas em áreas onde bate sol direto, também em meia sombra, só é preciso cuidar com os horários, principalmente entre 10h da manhã de 17h da tarde, pois nessas horas o sol está excessivamente quente.
- O solo para o cultivo do colar de pérolas deve ser bem fértil, de preferência enriquecido com matéria orgânica, a terra deve ser leve a arenosa, além disso você pode usar substrato específico para suculentas. Não se esqueça de uma boa drenagem.
- Com relação às regras, elas devem ser aplicadas somente se houver necessidade.
- Escolha um vaso raso, pois a raiz dessa planta não é extensa e ocupa pouco espaço.
- Você pode utilizar fertilizante na sua planta de 60 em 60 dias, entre a primavera e o outono.
- É importante fazer uma poda de limpeza, a cada dois anos você já pode replantar.
Mais Informações Sobre o Colar de Pérolas
Elas possuem raízes superficiais e que não são muito fortes, o caule é rasteiro e vai se espalhando sobre o solo, quando ele chega na terra então acontece o enraizamento. É possível que essas plantas se desenvolvam em cima de rochas ou até arbustos.
Reprodução do Colar de Pérolas
Saiba que ela pode se reproduzir através da estaquia ou divisão de touceiras. Caso deseje fazer isso, você pode usar um pedaço de caule de cerca de 7 a 10 cm. Dele você vai tirar cerca de 4 folhas da parte de baixo e plantar em um substrato que foi umedecido, então cubra ele com o substrato, assim as raízes vão se desenvolver. Você deve borrifar água sobre o substrato sempre, não exagere na quantidade de água.
Sabemos que as suculentas não gostam muito de água, mas quando se trata do Colar de Pérolas tudo fica um pouco diferente. Ela gosta de um pouco mais de água sim, mas isso não quer dizer que você precise encharcar o solo. Para que essa planta se desenvolva saudavelmente é importante deixar que o substrato fique seco entre uma rega e outra, além de um solo com boa drenagem. Para isso basta misturar no seu substrato um pouco de areia e pedras.
Não se esqueça de cuidar na hora de escolher a areia que vai usar, pois ela não pode ser contaminada de jeito nenhum. Uma boa dica para evitar esse tipo de problema é aquecer essa areia dentro do forno por no mínimo 40 minutos em temperatura média para esterilizar a areia.
Elas ficam lindas em vasos pendurados no alto, pois seu charme é justamente o seu efeito pendente, aliás por isso recebeu esse nome. Ficam ótimas também os cachepôs suspensos no algo. Coloque elas perto de janelas, vão dar um ar todo diferente e especial no seu ambiente.