Se você é fã dessa raça, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
No Brasil a raça Yorkshire é muito popular e comum em diversas casas. Um animal de pequeno porte, muito fofo, muito inteligente e que adora brincar. Tem um comportamento de companhia, eles adoram sempre estar próximo de seu tutor. É uma raça que se adapta bem a espaços pequenos como apartamentos por exemplo, perfeitos para casas com crianças e até mesmo se você mora sozinho. Esse cão é reconhecido de longe especialmente pela coloração de sua pelagem, pelo seu tamanho pequeno e por sua característica mais forte, as orelhas sempre para cima.
Saiba que existem uma variedade da raça, que podem ser diferenciados por seu tamanho, mas essas categorias não são catalogadas. O menor animal é conhecido como Yorkshire Micro, ou também como Yorkshire Mini, ele é tão pequeno que pode ser ainda mais frágil.
Tudo Sobre a Raça Yorkshire
Características do Yorkshire
Podemos citar como características físicas dessa raça o seu tamanho tão pequeno.
Outra característica que podemos apontar é o formato de suas orelhas que é bem peculiar, mas é normal que o filhote venha com as orelhas baixas, com o tempo elas ficarão de pé.
Em um York adulto suas orelhas são bem pequenas, de pé, pontiagudas e possuem um formato de V invertido.
Com relação a coloração dos olhos, são comumente pretos e castanhos, olhos claros não são comuns. Possuem olhos bem brilhantes, com relação ao tamanho dos seus olhos, eles são médios.
Agora falando da cauda dos filhotes, eles tendem a ser pequenos, já no animal adulto ele é médio. Possuem unhas de cor preta, por esse motivo é interessante que apenas profissionais habilitados cortem suas unhas para não haver acidentes. Já o peso dessa raça é em média de 3,4 Kg. O tamanho de um cachorro York geralmente é de 20 cm, número que pode variar de 22 cm a 24 cm.
Ao longo do tempo alguns cruzamentos diferentes aconteceram, por esse motivo hoje existem 2 tipos de York. O tamanho desses dois pode variar um pouco, então existem ainda animais menores do que a média. Vamos descrever um pouco sobre cada tipo de Yorkshire.
São conhecidos:
- Yorkshire padrão;
- Yorkshire Micro ou Mini.
O york mini geralmente pesa menos que 1,5 Kg. Por esse motivo é considerado uma espécie mais frágil, toda sua estrutura é mais delicada. Lembrando que as diferenças de tamanho e peso não são oficialmente reconhecidas.
Fotos do Yorkshire
Com relação a coloração dessa raça, quando filhotes é comum que sejam pretos. Isso confunde muitas pessoas, que acreditam que qualquer filhote de pelo arrepiado e preto é um york, mesmo sendo muito parecidos quando filhotes isso muda com o tempo. Com o tempo esse cão vai se desenvolvendo e revelando uma pelagem mais amarelada, essa tonalidade vai clareando aos poucos. Um cachorro york adulto padrão dessa raça possui uma coloração cinza puxando para o azul, também castanho, na raiz é mais escuro e vai clareando no cumprimento.
Existem ainda pessoas que confundem Yorkshire com Shihtzu. Mas acredito que eles não possuem nenhuma relação de parentesco.
O Shihtzu possui um focinho mais curto e até apresenta dificuldade para respirar. No caso do york, ele possui um focinho no tamanho ideal, perfeito para seu tamanho. O Shihtzu tem uma pelagem mais crespa, enquanto o York possui uma pelagem lisa.
Outra diferença das raças é relativa ao formato de suas orelhas, enquanto o Shihtzu tem orelhas caídas, o York possui orelhas sempre atentas para cima.
É comum também que o Yorkshire possa ser confundido com muitas outras raças de pequeno porte, como é o caso do próprio Pequinês, que possui uma pelagem de cor parecida e lisa.
Comportamento do YorkShire Terrier
Essa é uma raça extremamente corajosa, e faz questão de defender seus tutores. Assim como outros terrier, possuem muita personalidade. São animais fofos demais, mas isso não quer dizer que não vão se defender quando necessário. Por ser muito corajoso, ele não tem muita noção do quanto é pequeno. Esse é um comportamento característico da linhagem Terrier, outros animais que são da mesma linhagem como Jack Russell, Schnauzer e o Pitbull, são raças que vão se arriscar para defender seus tutores e o seu próprio território.
Outra forte característica é seu faro muito apurado, e latem bastante. Assim como seu amigo Chihuahua, o que não tem tamanho, eles têm barulhentos.
Essa latição toda ocorre pois eles têm grande necessidade de se comunicar, principalmente por serem exímios protetores e ficam constantemente em alerta para avisar sobre qualquer movimentação estranha.
Se para você excesso de latidos são um problema, principalmente quando se mora em apartamentos é indicado que desde filhote recebe treinamentos de um adestrador habilitado. Essa raça tem facilidade com treinamentos, já que são muito inteligentes e aprendem truques com facilidade. Enquanto filhote é ainda mais fácil, por isso o indicado é começar cedo. Esses treinamentos podem amenizar o excesso de latidos, onde ele consiga entender quando pode e quando não pode. O treinamento também ajuda a melhorar seu temperamento do tipo territorialista e teimoso.
É uma raça que nunca vai negar carinho, pode ser macho ou fêmea, isso não vai fazer nenhuma diferença. São animais muito sociáveis, por isso convivem muito bem em família, adoram crianças, gostam de fazer companhia, se dão bem com idosos e até com desconhecidos.
As crianças precisam ser orientadas sobre a fragilidade dessa raça, pois crianças não costumam ter muita noção, e brincadeiras mais intensas podem machucar o pet.
Apesar de ciumentos, é uma raça que se dá bem com outros cachorros e até com outros animais. O ideal sempre é investir em socialização, para que ele se acostume a conviver com outros animais e pessoas. Essa introdução deve acontecer de preferência enquanto o york é filhote.
Por ser uma raça de pequeno porte socializar com outros é bem mais fácil, já que pode ser levado de um lado para outro com muito mais facilidade.
eu tenho 2, a Juju e o Pepe, eles são muito fofos e como foi mencionado na matéria, eles são muito protetores e me defendem do meu namorado (quando brigamos de brincadeira pra testar os 2)