Muitas raças de cachorro são bastante interessantes, e possuem algumas peculiaridades que vale a pena conhecer (até para adquirir um se for o caso).
Exemplo é o shih-tzu, que vamos falar mais a seguir.
Também chamado por nomes mais populares como chitos, cheetos e shiatsu, o seu verdadeiro nome (“shih-tzu”) significa literalmente “cão leal”. Trata-se de um dos animais de estimação mais populares na China, justamente por conta da sua associação com o budismo.
Contudo, sua origem, provavelmente, é tibetana, tendo surgindo por volta do século XVII, quando ele era tido como um animal sagrado pelos povos daquela região.
No entanto, essa raça como a conhecemos hoje, de fato, desenvolveu-se em território chinês, mais precisamente durante o reinado da imperatriz Cixi, que durou entre os anos de 1861 e 1908. Inclusive, esse tipo de cachorro e o também bastante conhecido pequinês compartilham origens similares, apesar das diferenças na aparência de ambos.
O shih-tzu foi um animal de estimação muitíssimo popular durante a chamada dinastia Ming, sendo valorizado pela família rela daquele período, o que deu a ele grande prestígio. Contudo, quando o palácio imperial foi saqueado pelos ingleses, essa raça quase desapareceu da região.
Na China, o shih-tzu foi exibido pela primeira vez como um lhasa ou poodle tibetano, isso no início no século passado, o que fez com que esse cão começasse a ficar bastante popular de novo. Um ano antes, o próprio lhasa foi dividido em duas raças separadas, e o que tinha o focinho um pouco mais achatado é que levou o nome de shih-tzu.
Já no ano de 1952, foi autorizado um cruzamento com outro cão da raça pequinês, com o intuito de fazer certos “melhoramentos” no animal. Porém, depois disso, não foram mais autorizados esses procedimentos. Nos EUA, por sua vez, o shih-tzu só começou a ficar popular na década de 60, quando finalmente é reconhecido pela AKC em 1969 como raça.
Características Físicas
O shih-tzu é um cão que pode ser considerado de pequeno porte, cuja altura máxima é de uns 28 cm, tanto para o macho, quanto para a fêmea. Podem, inclusive, ser de qualquer cor, sendo os exemplares mais populares os de coloração preta, marrom ou branca (esta última, especialmente, na testa e na ponta da cauda).
Já o seu pelo tem característica de ser longo no topo e dendo por baixo. Quando se torna adulto, no entanto, o subpelo que fica escondido deixa o que está na parte de cima com uma aparência bem bonita, e porque não dizer, “glamourosa”.
Em se tratando da cabeça e da cauda, estas são empinadas, o que deixa esse cão com uma aparência de confiança bem peculiar. O corpo, por sua vez, é compacto e um pouco comprido, tendo uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos mais sedosos.
Os olhos desses animais são grandes e arredondados, o que passa a impressão tanto de confiança, quanto de amizade. As orelhas do shih-tzu se caracterizam por serem cobertas por pelos lisos que conseguem se estender até as suas pernas dianteiras de tão longos.
Com relação aos seus dentes, na maior parte das vezes, os da parte de baixo são um pouco mais proeminentes que os de cima. E, a cauda deles é longa e empinada, sendo curvada pra cima.
Interessante notar ainda que o pelo dessa raça, geralmente não cai (ou pelo menos, não com tanta facilidade). Ou seja, além de sujar pouco a casa nesse sentido, o shih-tzu se mostra uma excelente opção para quem tem alergia a pelos de animais (no caso da rinite, por exemplo).
Destaque-se ainda que a expectativa de vida desse animal gira entre 10 e 15 anos, ou seja, um tempo médio se comparado com outras raças.
Shih-Tzus Americano e Europeu: Principais Diferenças
No decorrer de sua história, o shih-tzu foi sendo criado em diversas localidades, com características bem distintas. Alguns dos mais conhecidos são o americano e o europeu.
Em termos de características físicas, o americano possui pernas mais altas, e as que ficam na parte da frente são mais alinhadas com o peitoral do animal. Inclusive, o peito desse tipo de shih-tziu é pequeno. Já a cabeça é um pouco quadrada e pequena, com um pescoço mais longo e fino. Por fim, seus olhos são pequenos e os ombros são mais projetados para frente.
Já o europeu, em relação ao americano, possui pernas bem menores e mais dobradas, além do seu peitoral ser mais largo e imponente do que o do outro. A cabeça é maior e mais redonda, sendo que o pescoço é mais curto e robusto. E, os olhos são salientes e bem grandes, enquanto que os seus ombros são levemente curvados para a parte de trás.
Inclusive, é importante ficar atento para um detalhe: não existe, necessariamente, um “mini” shih-tzu. Animais assim são criados bem fora dos padrões simplesmente para atender uma demanda de pessoas que querem criar cachorros muito pequenos, mas desconhecem os riscos para a saúde de uma raça forçada a ficar muito pequena.
Shih-Tzu e Lhasa Apso: Algumas Diferenças
Quando o shih-tzu estava se firmando como uma raça bem popular em outros continentes fora da Ásia, o lhasa apso foi meio que se apropriando de suas linhagens, o que gerou confusão décadas atrás. Tanto é que tiveram que fazer uma diferenciação entre um e outro.
Pra começo de conversa, o shih-tzu possui um focinho bem mais curto que o apso, possuindo também olhos e cabeça mais redondos. Além disso, a pelagem também é mais sedosa. Enquanto que a cabeça do lhasa apso é mais longa, sendo os olhos mais ovais, e a pelagem mais pesada e áspera.
Em suma, e é importante ficar atento a isso, caso se queira adquirir um exemplar da espécie, um shih-tzu não pode ter, de forma alguma, focinho longo. Caso tenha, é muito provável que existe outra raça na linha de sangue, e não apenas de um simples e puro shih-tzu.
Porém, muitos apenas olham para o focinho de ambas as raças, como se apenas isso servisse para distinguir uma da outra. Por isso, quando se for adquirir um shih-tzu, é sempre bom procurar saber quem são os pais do filhote, e verificar se todas essas características que citamos até aqui conferem ou não.
Também é bom destacar que o shih-tzu é um pouco mais dócil do que o apso, sendo também menos reservado com pessoas estranhas. Ou seja, este último tende a ficar mais na dele, podendo ficar desconfiado com gente desconhecida. Já o shih-tzu, geralmente, é uma raça que se dá bem com todos.
Peculiaridades Sobre as Cores da Raça Shih-Tzu
No que diz respeito às cores desse animal, as que são frequentemente aceitas são as seguintes: o preto, o vermelho, o dourado, o tigrado, o chocolate, o cinza e o tricolor. E todas essas podendo ser combinadas com a cor branca ou não.
Importante salientar que essas cores podem ser sólidas (ou seja, com o cachorro podendo ser de apenas uma cor), podendo ter apenas algumas manchas no peito, e outras nas pontas das patas.
Interessante que eles são chamados de “parti colores” quando apresentam duas ou mais cores combinadas com o branco. Inclusive, quando o animal tem uma faixa proeminente de coloração branca bem forte na testa e na ponta da cauda, geralmente, esses exemplares são os mais valorizados em exposições.
Destaque-se também que a coloração do shih-tzu vai clareando com o passar da idade, já que, em geral, eles nascem mais escuros. Por sinal, todos os filhotes dessa raça nascem com nariz rosa (que é despigmentado), além das rimas dos olhos também serem despigmentadas (deixando de ser após uns 60 dias de vida mais ou menos).
Também é importante destacar que um exemplar dessa raça não pode ter olhos claros (sejam amarelos, azuis ou verdes). Sendo o caso, é preciso atenção, pois essa característica pode ser uma predisposição ao albinismo, que, por sua vez, causa surdez. Em suma, não se deve adquirir filhotes de olhos claros ou mesmo de pelagens de cores não mencionadas aqui, como se essa fosse uma característica rara.
Pra falar a verdade, cães que nascem com essas peculiaridades nascem com defeitos genéticos, devendo ser castrados e doados, porém, nunca vendidos (ainda mais, vendidos a valores caros como se fosse uma animal de raça pura).
E, Como é o Temperamento e a Personalidade Desse Animal?
Uma das principais características do comportamento dessa raça de cães é que eles são alegres e extrovertidos, sendo tanto uma ótima companhia para ficar ao lado do dono, quanto para brincar também (nesse sentido, as crianças adoram cachorros assim).
Sempre animais, os shih-tzu são bastante apegados à família como um todo, apesar de possuírem um defeito bem complicado: são bem teimosos, o que pode ser um problema para educá-los. Ao mesmo tempo, cães dessa raça ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina.
Sendo ótimos para montar guarda também, eles costumam latir muito quando notam algo de diferente à sua volta. Nesse sentido, é bom fica de olho, pois os seus vizinhos podem se incomodar com as latidos estridentes desses cães.
De um modo geral, cães dessa raça costumam ser bem dóceis, porém, é preciso que eles sejam socializados desde muito cedo para evitar problemas futuros.
Some-se a isso o fato desses cães serem naturalmente teimosos, e então temos que atentar pra o fato de que a adestramento enquanto ainda são filhotes é a melhor escolha a se fazer. E, de um modo geral, esses cães se dão bem também com outros animais, inclusive, com gatos.
É muito importante que o cão esteja sempre ativo e em companhia de alguém da casa, especialmente quando é filhote. Até mesmo porque se trata de uma raça que gosta de estar presente o todo todo, e de chamar a atenção por tudo. Ou seja, são bastante apegados às pessoas da casa, especialmente aos donos.
Caso eles tenham que ficar sozinhos em casa, o ideal é que não passem muito tempo sem ninguém por perto. Inclusive, caso você more sozinho, e tenha que passar o dia todo fora de casa, a melhor opção é ter um lhasa apso, que é menos propenso a ficar apegado demais ao dono.
O que é Melhor: ter um Macho ou uma Fêmea?
Uma das dúvidas de quem quer ter um cãozinho desses como animal de estimação é saber se é melhor criar um shih-tzu macho ou fêmea.
Bem, na verdade, ambos são bem carinhosos, gostando de ficar no colo do dono por muito tempo. Nos dois, inclusive, é bom usar um laço em seus topetes para que os pelos não caiam sobre os olhos, e os deixem sem visão alguma.
Com relação à fêmea, esta entra no cio uma única vez por ano, mas esse inconveniente pode ser facilmente resolvido com castração. Já os machos gostam muito de demarcar território urinando nos locais da casa, algo que também pode ser solucionado com castração.
No geral, as fêmeas dessa raça tendem a ser mais agitadas do que os machos. Estes, por sua vez, costumam ser bem calmos e tranquilos a maior parte do tempo.
Já em se tratando de carreirísticas físicas, eles costumam ser mais peludos do que elas, além de terem também uma cabeça mais larga e uma postura um pouco mais imponente.
No frigir dos ovos, não existe vantagem ou desvantagem quanto ao gênero desse cachorro, já que ambos possuem características básicas praticamente iguais. Vai, portanto, da preferência da pessoa em querer ter um macho ou mesmo uma fêmea de shuh-tzu.
Principais Cuidados com Essa Raça
Uma das características dessa raça de cães é que eles são braquicéfalos, ou seja, possuem um focinho achatado. Ou seja, devido a essa peculiaridade, eles podem desenvolver problemas respiratórios, dos mais leves aos mais graves. Dentre esses problemas, podemos citar roncos, espirros, apneias a até mesmo infecções.
Fora ainda o fato de que esses animais podem ter infecções que atinjam diretamente o seus ouvidos, especialmente se estes não forem limpos com frequência e da maneira correta.
É preciso ficar atento, pois essa raça também tem tendência a ficar obesa, por isso, é necessário tomar cuidado para que a alimentação do shih-tzu seja bastante balanceada. Também se faz necessário cuidar dos dentes do cãozinho, especialmente para evitar problemas periodontais.
E, por fim, essa raça também apresenta tendência a ser coprofágica, ou seja, comer fezes. É bom salientar que cães que possuem esse tipo de comportamento, geralmente, não apresentam problemas em sua dieta.
Acredita-se que certos problemas de saúde (especialmente no pâncreas) podem desencadear esse hábito. Mas, ainda não há nada confirmado a esse respeito. A melhor opção para evitar isso é deixar tanto a casa, quanto o quintal livres de fezes (além de levar o animal ao veterinário, evidentemente).
Pelos do Shih-Tzu
Com relação aos pelos, o mais correto a fazer é escová-los praticamente todos os dias, num processo que deve durar, pelo menos, uns minutos, no máximo. Esse, inclusive, é um dos pontos a se considerar quando se quer ter um cãozinho desses, pois é preciso tempo e disposição para fazer essa atividade.
Porém, se você conseguir fazer essa atividade sempre, é quase certo de que esse momento será prazeroso, especialmente para o seu shih-tzu. Entre tantos benefícios, a escovação diária garante um pelo mais sedoso, macio, brilhante e sem nós (este último, um inconveniente difícil de tratar).
No geral, prende-se a franja do animal para evitar que os pelos caiam em seus olhos, pois, quando isso acontece, eles bloqueiam a visão do animal, o que pode provocar acidentes dentro de casa (ou fora dela).
E assim como se deve fazer com todas as raças de cachorros (especialmente aquelas que vivem em apartamentos), o mais recomendável é que se corte as unhas do seu shih-tzu. Estas podem ficar muito grande e se curvarem para baixo, o que atrapalha quando estão caminhando, e (pior) podem ferir suas patas.
A periodicidade para se cortar as unhas desse cão deve ser, pelo menos, a cada 7 ou 15 dias.
Os Olhos do Shih-Tzu
Os olhos dessa raça de cachorro são bem proeminentes, o que faz com que fiquem expostos a todo tipo de sujeira, desde poeira aos próprios pelos quando se soltam. Ou seja, outro trabalho importante a fazer nos cuidados básicos desse animal é deixar os seus olhos sempre limpos. Para isso, recomenda-se o uso de lenços umedecidos.
Claro, após o uso desses lenços, é fundamental secar bem a área para evitar a proliferação de fungos. Outra recomendação tem a ver com o fato deles terem um focinho muito curto. Ou seja, quando estiver passeando com esse cachorro na rua, é preciso tomar cuidados para que espinhos e outras coisas não batam em seus olhos.
Nesse mesmo aspecto, é importante também tomar cuidado com quinas e outros objetos da casa que podem ferir essa região do shih-tzu.
Atividades Físicas para o Shih-Tzu
Como estamos falando de uma raça que adora brincadeiras dos mais variados tipos, também estamos dizendo que se trata de um tipo de cão que adora fazer atividades que exijam certo esforço.
A grande dica aqui é caminhar com o seu cão ara que eles se mantenham saudáveis em todos os aspectos. Além de ser uma atividade barata, ela também é completa, e, de quebra, traz saúde a você também. 30 minutos diários são mais do que suficiente.
Jogos caseiros também fazem a alegria desses animais, contudo, essas brincadeiras mais leves não eliminam a necessidade dessa raça de caminhar e se exercitar como se deve.
A tendência do shih-tzu é que ele fique muito tempo deitado, e é por isso que é importante incentivá-los a fazer algum exercício um pouco mais intenso.
Como Pode ser Feito um Bom Adestramento Dessa Raça?
Como acontece com diversas outras raças de cães, aqui o adestramento desse animal precisa começar desde muito cedo, ainda filhote, com algumas poucas semanas de vida (em torno de 2 meses, preferencialmente falando). As seções de ensinamento, inclusive, precisam ser bem curtas e frequentes (umas 3 com 10 minutos cada ao dia).
É importante destacar que o shih-tzu perde o foco do adestramento com grande facilidade, e é por isso que as seções precisa ser breves, mas, constantes. Até mesmo porque (e é bom lembrar novamente), no ranking de inteligência, essa raça não ocupa uma posição que pode ser considerada boa (ao contrário).
Em suma: é necessário muita paciência, pois, muito provavelmente, será preciso certo tempo e um número considerável de repetições até que o esse pet possa obedecer a determinados comandos corretamente. Pra se ter uma ideia, serão cerca de umas 40, ou mesmo 50 repetições até que o cãozinho entenda perfeitamente o que deve fazer.
No geral, são cães bem brincalhões, e até mesmo um pouco arteiros demais. Portanto, não se espante se uma das brincadeiras preferidas dele, por exemplo, for levar seu chinelo embora, só para correr atrás dele, e poderem se divertir juntos.
Outra dificuldade quanto ao adestramento desses animais é que eles são, sob certo aspecto, bem independentes, apesar de gostarem bastante de companhia, especialmente a do seu dono. Nesse sentido, é preciso treiná-lo para que ele não sofra com ansiedade de separação quando você tiver que sair para trabalhar, por exemplo.
Sé que no geral também é bom destacar que essa raça é bastante sociável, o que compensa várias outras dificuldades que se tenha com o adestramento deles. Sem contar que eles ainda podem ser amigos inseparáveis de outros animais (até de gatos, diga-se de passagem. Basta que sejam adestrados desde pequenos pra isso).
E, igualmente importante: quando estiver ao ar livre, esse cão precisa ficar na coleira. Nada dele ficar solto em locais muito abertos.
Que Rações dar para o Shih-Tzu?
A alimentação é um dos pontos muitos importantes para todo e qualquer animal de estimação, e isso não é diferente quando se trata dessa raça aqui de cachorro. Nesse sentido, determinadas rações são indicadas para cães de certas características e idades.
No caso, por exemplo, de filhotes de shih-tzu que tenham menos de 10 meses de idade, uma das mais apropriadas é a Royal Canin Junior para Cães Filhotes da Raça Shih Tzu. Ela possui um tamanho propositalmente pequeno, e que é bem atrativo para os cãezinhos. Mas, não somente. Essa marca é rica em nutrientes, o que reduz a quantidade de fezes (um problema comum para qualquer filhote de cachorro).
Outra marca muito boa para filhotes dessa raça é a Total Equilíbrio Raças Específicas Shih Tzu Filhote Sabor Frango, e que também é indicada para aqueles menores de 10 meses de idade. Algumas das grandes vantagens dela é que não possui glúten, nem transgênicos, ou mesmo corantes.
Já para exemplares adultos, uma das mais recomendáveis é a Royal Canin para Cães Adultos da Raça Shih Tzu (esta, para cães acima dos 10 meses de idade). Ela se mostra eficaz na diminuição do acúmulo de bactérias, e que forma o indesejável tártaro. Além de tudo, mantém os pelos do animal bem bonitos e, principalmente, saudáveis.
Ainda para animais adultos, uma muito boa é a Total Equilíbrio Raças Específicas Shih Tzu Adulto Sabor Frango, que se mostra rica em substâncias importantes para a saúde do animal, como o ômega 3 e o ômega 6. Elas deixam pelos mais bonitos e sedosos, bem como a pele do cão também. E, o melhor: essa ração é livre de transgênicos, corantes, aromatizantes e até mesmo de glúten.
Por fim, podemos citar a Seca Pro Line Professional Advanced Nutrition para Shih Tzu Adulto, que, entre outras coisas em sua composição, tem os chamados YUCCA, MOS e FOS, o que ajuda a melhorar a saúde intestinal do animal, promovendo assim uma melhor digestibilidade. Além disso, é a única opção que possui uma substância chamada de condroitina, que ajuda a mentar as articulações fortes.
Quais são as Principais Doenças que Podem Afetar Cães Dessa Raça?
Mesmo que o shih-tzu, de um modo geral, adapte-se bem em qualquer ambiente que vive, em algumas ocasiões, doenças podem acometer esse animal. A seguir, falaremos de algumas delas.
Uma das enfermidades mais corriqueiras nessa raça, por exemplo, é esta aqui: a luxação da patela. Trata-se de uma doença, na maior parte das vezes, de orgiem congênita e hereditária. Ela é bastante comum em cães de pequeno porte, como é o caso do yorkshire terrier, do chihuahua, do maltês, do pug, do pinscher e (claro) do shih-tzu.
A incidência em todas esses raças acontece justamente por conta do sulco troclear delas ser bastante raso, o que facilita bastante a ocorrência de luxações nessa região. Só lembrando, no entanto, que cães de grande porte, como o labrador e o boxer também podem ser acometidos por isso, além de gatos que sejam sedentários e obesos.
Podemos dizer que essa luxação possui 4 estágios distintos, podendo ser dividida entre uma situação mais grave e preocupante e uma que seja menos grave. O seu diagnostico correto precisa ser feito por meio de exames solicitados por um veterinário que seja especializado em ortopedia.
Úlcera de Córnea
Esta aqui é uma enfermidade bastante comum em cães da raça shih-tzu, e nada mais é do que uma lesão na superfície ocular do animal.
Também é importantíssimo que o tratamento seja realizado imediatamente após se perceber algo de errado nos olhos desse cão, e que o caso seja acompanhado de perto por um veterinário que seja especializado na área de oftalmologia.
Caso se demore para fazer o tratamento adequado, a probabilidade é que a doença evolua de maneira perigosa, chegando ao ponto do animal perder a visão de maneira parcial, ou até mesmo de forma total.
Nesse caso específico, nunca use colírios sem a devida indicação de um profissional gabaritado, já que o uso de certos medicamentos pode chegar a agravar o quadro.
Colapso da Traqueia
Além do shih-tzu, outras raças também podem desenvolver esse problema, como, por exemplo, o yorkshire terrier, o maltês, o poodle, o chihuahua e o lhasa apso.
Inclusive, a maior incidência dessa enfermidade acontece em cães idosos, podendo ser originada de uma condição genética, intubações para cirurgias ou mesmo qualquer trauma ocorrido na região da traqueia.
A partir do momento em que esse colapso ocorre, os chamados aneis traqueais ficam soltos (ou simplesmente “frouxos”). Quando acontece algum estímulo, a traqueia se fecha, o que faz com que o animal tussa como um reflexo da tentativa de respirar.
Já o diagnóstico é feita a partir de um histórico clínico, ou ainda por meio de uma radiografia do pescoço e do tórax. O bom, no entanto, é que os sintomas são muito fáceis de serem notados, apesar de que podem ser confundidos com outras doenças.
Nesse caso, importante notar se o cão sente falta de ar, angústia respiratória, ou mesmo uma coloração cianótica (meio azulada) em suas mucosas. Havendo isso, o shih-tzu tem que se levado a um veterinário imediatamente.
Algumas Curiosidades a Respeito do Shih-Tzu
De todas as raças de origem tibetana, essa é a de menor estatura, sendo um dos animais de estimação mais adequados para se ter apartamentos.
Essa raça também recebeu o nome de Chrysanthemum canino, devido ao fato de todas as partes do seu rosto se espalharem como se fosse uma flor que está desabrochando.
Há, por sinal, uma lenda bastante comum na China que diz que esses cães dormiam na mesma cama que os nobres chineses de tempos antigos, para que esses animais aquecessem os pés dos seus donos. Isso pode até ter um fundo de verdade, já que esse cão era a raça oficial da dinastia Ming
Quando a invasão inglesa aconteceu em território chinês, sobraram vivos apenas 7 machos e 7 fêmeas dessa raça, o que significa dizer que todos os shih-tzus modernos descendem de apenas 14 animais sobreviventes dessa época.
Algumas celebridades bem conhecidas já tiveram esse cachorro como animal de estimação. É o caso do Dalai Lama, de Beyonce, de Bill Gates, da Rainha Elizabeth e de Mariah Carey.
Questões Frequentes Envolvendo Essa Raça
É um animal de estimação que pode viver em espaços muito pequenos?
Sim, pode. Até mesmo porque já salientamos aqui que o shih-tzu é excelente para ser criado em apartamentos de qualquer tamanho. Também não é um cão que necessite de exercícios constantes, contanto que você saia para caminhar com ele alguns minutos por dia.
É um pet recomendado para crianças?
Sim. Por ter um temperamento tranquilo e doce, o shih-tzu se dá muito bem com crianças (e com qualquer outra pessoa que more com o dono também). Só lembrando que um adestramento é mais do que adequado para que problemas não ocorram no futuro.
É um cão que pode ficar sozinho em casa, sem problemas?
Aqui, a coisa complica um pouco, pois não é muito recomendável deixar esse cãozinho solto em casa, sem ninguém por perto, mesmo um adulto. É um animal bastante apegado à família como um todo, então, se for inevitável deixá-lo sozinho por algum tempo durante o dia, adestre-o desde cedo para se acostumar com essa rotina.
Ele solta muito pelo com frequência?
Essa é uma das vantagens desse animal, pois ele solta pouquíssimo pelo, mesmo que ele sejam longo e abundante, e passe uma impressão contrária. Ele também, devido a isso, é considerado um cão hipoalergênico, o que é ótimo para pessoas que tenham alergia respiratória ou mesmo cutânea.
Só lembrando, contudo, que as escovações nesse animal precisam ser diárias, ok?
E, por fim, essa é uma raça que late muito?
Na verdade, não. Cães dessa raça latem apenas quando se trata de avisar que estranhos se aproxima, na maior parte das vezes. Tirando essa questão, ele é um animal silencioso em geral.
Como é a Reprodução do Shih-Tzu?
Quando as fêmeas dessa raça atingem entre o 6º e o 10º mês de vida, geralmente, elas já entram em seu primeiro cio. Após isso, esse ciclo se repete, pelo menos, umas duas vezes por ano.
Contudo, sempre que for necessário, o acasalamento dela deve ser evitado por motivos de bem-estar ao animal. Nesse caso, a castração é a melhor alternativa. Porém, quando ocorre da fêmea ter filhotes, estes nascem em média na quantidade de 3 por ninhada. Já a gestação dura entre 58 e 62 dias mais ou menos.
Após o nascimento dos pequenos shih-tzus, caso seja realmente necessário separá-los da mãe, o mais recomendável é que isso aconteça após os 45 dias de vida do cãozinho.
Com relação aos cuidados mínimos, após o desmame desses filhotes, já podem ser oferecidos a eles alimentação natural e até rações (contanto que sejam especificamente para animais dessa faixa etária).
A realização de vermifugação e de vacinação também é recomendável para que o filhote seja saudável até atingir a idade adulta.
E, Qual o Preço Médio de um Cão Dessa Raça?
Para comprar um cão de pura raça shih-tziu é preciso desembolsar uma quantia um pouco salgada, até mesmo porque a aquisição de um precisa ser feita em canis que sejam devidamente registrados para você ter a certeza de que está adquirindo um autêntico animal desse tipo que deseja.
No geral, conseguir um filhote de shih-tzu dependerá tanto da linhagem, quanto do canil em em si. A estimativa é um dessa raça específica custe entre R$ 1.500,00 e R$ 4.500,00.
Importante lembrar que não é recomendável comprar filhotes de qualquer raça que seja com particulares, nem em pet shops, muito menos na internet. Isso porque você dificilmente vai saber a procedência desse animal, além do fato de estimular uma prática que pode prejudicar o animal (afinal, vendas do tipo visam apenas lucro, e não o bem-estar do bicho em questão).
Algumas Raças Semelhantes ao Shih-Tzu
Lhasa apso
Este aqui é considerado um dos cãezinhos mais antigos que se tem notícia, tendo origem tibetana (que nem o shih-tzu), onde foi companheiro de monges budistas por muito tempo. É dessa convivência que surgiram crenças sagradas em torno da raça, especialmente por conta de porte nobre e da sua inteligência.
O nome desse cão é proveniente da junção de dois termos. Lhasa, por exemplo, é o nome de uma cidade considerada sagrada na região de origem dessa raça de cachorros. Por sinal, nessa localidade, ele é mais conhecido pelo nome de Abso Seng Kye, ou simplesmente “cão leão sentinela que late”.
Já o nome apso veio devido à sua característica pelagem, semelhante a uma cabra tibetana cujo nome popular também é apso. Inclusive, pesquisas demonstram que essa raça de cães surgiu por volta de 800 a.C.
Como características físicas principais, seus pelos são finos e longos, com cores que podem variar entre o branco, o preto, o cinza, o dourado e o amarronzado. Podem viver entre 12 e 16 anos, pelo menos.
Pequinês
Medindo cerca de 20 cm de altura, muitos especulam que essa raça de cães tenha surgido no século VIII, que é quando passou a ser criado pela nobreza que fazia parte da Dinastia Tang. Alguns especialistas acreditam ainda que o pequinês surgiu como resultado do cruzamento de outros cachorros com porte maior que o dele.
Foram séculos vivendo apenas em território chinês. Porém, na década de 1860, durante a Guerra do Ópio, tropas britânicas encontraram vários cães dessa raça, sendo levados para o Reino Unido, como uma espécie de “presente” para a rainha Vitória, que governava naquele tempo.
Somente em 1890 que o pequinês desembarcou nos EUA, e não demorou muito até que ficasse famoso por lá. Lembrando que a família Roosevelt chegou a ter um animal desses na Casa Branca, o que aumentou ainda mais a sua popularidade.
O corpo desse cão é baixo e curto, com a cabeça sendo mais ou menos larga, e as orelhas sendo caídas. A cauda dele é um pouco curvada, e os seus pelos longos em todo o corpo se sobressaem bastante. Pode viver até os 14 anos de idade.
Terrier Tibetano
Sendo originário do Tibet, essa raça aqui, ao contrário do que o nome deixa transparecer, não faz parte da família dos chamados terriers. Há aproximadamente uns 2 mil anos atrás, europeus encontraram esse animal, e como ele, de fato, tem semelhança com um terrier, o nome popular ficou.
Seu corpo é compacto, possuindo porte médio e um focinho preto. Uma de suas características mais marcantes é a presença de uma espécie de “bigode” bem discreto. Suas patas são largas e até mesmo os dedos tem pelos. Devido a isso, pode caminhar em montanhas e onde tem muita neve com relativa facilidade.
Sua expectativa de vida é entre 12 e 15 anos.
Bom dia tenho interesse na cachorro marrom com olhos verdes
Bom dia tenho interesse na cachorro marrom com olhos verdes 11 9 8686 8686