Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a raça Malamute do Alasca, se você é um apaixonado por cães não pode perder nada deste post, por isso fique com a gente até o final.
Esse é um cão muito usado como cão de tração desde muitos anos atrás, esta é uma raça que vive na neve e por lá podem ser vistos puxando trenós e ainda puxando algumas cargas. Por sua aparência semelhante pode ser facilmente confundido com o Husky Siberiano. Este é um cão americano imponente, muito forte e pesado, aliás é comum que alcancem os 60Kg tranquilamente. Entre cães da mesma raça eles costumam se dar muito bem, pois cresceram em matilha e trabalhando juntos, aliás o trabalho é o sobrenome deles e por isso são tão focados. Por outro lado, conviver com outros cachorros de raças diferentes da sua por ser um pouco problemático, nada que não se resolva na socialização do cão ainda filhote, dessa forma a convivência ficará mais harmoniosa. Eles são muito independentes e muitas vezes querem dominar tudo, por isso o treinamento é tão importante.
Por conta do seu trabalho realizado há anos atrás que exigia bastante força, esses cães continuam com a mesma resistência e força até hoje. Tudo isso nesse cachorro de grande porte é só aparência nesse pet, pois eles são muito carinhosos e amigáveis, eles adoram brincadeiras e estar perto da sua família. Por conta da sua independência e segurança, pode demonstrar um comportamento teimoso, pois seu espírito de dominância acaba prevalecendo. Por isso insistimos no treinamento do filhote, ele precisa aprender quem manda na casa e a respeitar como o dominante.
Características do Malamute do Alasca
Esse é um cachorro cheio de energia para gastar, além de muito lindo, esta é a nossa estrela de hoje. O Malamute do Alasca é um cão forte, parrudo e imponente, ele é muito atlético e animado, por isso é tão admirado.
Ele possui um peitoral largo e forte que muito impressiona, possui pernas longas e bem retas, com uma boa distância entre elas, o que ajuda demais na movimentação do cão. Na sua postura pode ser visto sempre com a cabeça erguida, ainda tem um olhar muito ágil e que fica atento a tudo o que acontece à sua volta. Todas essas características o tornam um cachorro elegante.
A pelagem deste animal lembra realmente as do seu amigo Husky Siberiano, seus pelos são alongados, e possui uma camada de subpelo. Essa primeira camada é bastante densa, ela torna esse animal protegido de climas extremamente frios. Nos locais onde eles são naturalmente encontrados precisam de algo que os proteja, geralmente são locais com temperatura abaixo de -15º. Quando criados aqui em nosso país, nos meses mais quentes é comum que eles percam bastante pelos. Por este motivo é indicado que que escove ele todos os dias, assim você retira os pelos que já iriam cair de qualquer maneira e o torna mais saudável. A coloração de sua pelagem pode variar um pouco entre os tons de preto e de cinza, mas algumas partes serão sempre brancas como parte da face, abdomem e patas.
Cuidados com o Malamute do Alasca
Como dissemos é importante escovar sempre o cão, mas além disso outros cuidados são necessários. Ele tem muita energia e precisa gastar, por este motivo o recomendado é que ele sempre esteja ativo se exercitando, todos os dias, para que ele fique calmo e não se sinta entediado.
Isso bem principalmente dos seus antepassados, que passavam o dia fazendo buracos na neve para se divertir e gastar energia, por este motivo não se assuste caso veja ele fazendo buraco no seu jardim. Mantenha ele em um local bem espaçoso, onde ele possa brincar e até cavar alguns buracos para passar o tempo, mas um local próprio para isso para não te causar surpresas.
Por conta do seu tamanho, esse cão acaba derrubando o que tiver pela frente enquanto brinca, por isso cuide para não deixar nada de valor por perto. Como já dissemos, esse é um cão de neve, por isso por aqui nos períodos mais quentes do ano acaba judiando um pouco dele, por isso ele precisa de água fresca sempre disponível e além disso de um espaço bem fresco e sem sol para que ele possa se refrescar.
Esse cão grande e pesado pode em algum momento da vida ter problemas no quadril, por isso fique de olho nele e caso note qualquer coisa diferente procure um médico veterinário.
Eles crescem muito rapidamente, principalmente os filhotes, por isso nesse período é importante ficar de olho. Cuide para não fazer passeios muito demorados e nem que fiquem pulando de locais mais altos pois isso pode gerar um grande problema nas articulações do animal.
Alimentação do Malamute do Alasca
Geralmente os filhotes de cães em geral são desmamados entre 40 e 60 dias. Depois desse período eles devem receber alimento ao menos quatro vezes por dia, para que sempre alimentados não passem mal, pois eles são muito agitados e acabam consumindo muito rápido. Os filhotes precisam de uma atenção especial na alimentação, pois estão em fase de crescimento e têm a saúde mais frágil do que os maiores. Nessa fase é importante ficar de olho para que estejam sempre bem alimentados, com alimento de qualidade.
Quando ele estiver pronto para comer ração, é importante que você procure rações específicas para ele, pois é a única forma dele receber todos os nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento. É possível notar a diferença no tamanho dos grãos, pois cada raça deve ter uma alimentação específica, pois possuem necessidades diferentes. Para este cão de grande porte, se os grãos forem muito pequenos eles vão engolir sem ao menos mastigar corretamente, com isso vão desenvolver problemas estomacais. Saiba comprar a ração com sabedoria, escolha corretamente, pois em cada fase possuem necessidades diferentes, por isso ração para filhotes, cães adultos e idosos não são tudo a mesma coisa. Esse cão enorme precisa de uma dieta muito mais reforçada do que raças pequenas por exemplo.