Home / Animais / Tudo Sobre a Raca de Cachorro Cocker Spaniel, Filhotes e Imagens

Tudo Sobre a Raca de Cachorro Cocker Spaniel, Filhotes e Imagens

O cocker spaniel é um cão que é muito conhecido e que faz a felicidade de muitas famílias. O cocker spaniel tem muitas origens da Espanha. Mas não é a palavra “spaniel” que indica isso para nós. De fato, podemos encontrar seus primeiros antepassados ​​neste país no século XVI. Seu primeiro nome foi até mesmo o “cocker espanhol”. Então, foi exportado para outro país onde tornou-se de fato o cão que conhecemos hoje.

Cocker Spaniel: Origens

Sem suspense, o cocker tem raízes definitivas na Inglaterra. Capaz de se adaptar a todos os climas, este cão fez (e ainda faz) a felicidade do outro lado, onde foi usado principalmente para caçar a galinhola. Em tempo, galinhola se chama “woodcock” em Inglês. Isto permitiu encontrar o nome deste cão no século XVIII. É acima de tudo os diferentes reis da Inglaterra e especialmente Charles V que eram amantes desta raça. O primeiro ancestral do cocker chegou à Inglaterra como um presente do rei espanhol para sua contraparte britânica.

Naquele início, os jogos de caça dividiram os spaniel obtidos da Espanha em dois tipos distintos: um cão que se especializou em buscar as aves abatidas que caíam na água (raça de cão extinta), e um cão que era mobilizado mais como batedor em terra na captura. Este último com o tempo foi sendo substituído por outra espécie e foi aos poucos sendo transformado num cão de caça mais refinado e polido até se tornar o hoje popularizado cocker spaniel english.

Cocker Spaniel: Características Descritivas

No quesito tamanho, uma fêmea cocker spaniel mede entre 36 e 41 centímetros. O macho é um pouco maior e seu tamanho pode variar de 38 a 43 centímetros. No quesito massa corporal, o macho supera a fêmea em peso variando entre 13 a 16 quilos, contra 12 a 14 para as fêmeas. Em geral é um cão robusto em suas características corporais e de porte elegante. São cães de olhos escuros e proeminentes, com orelhas peculiares que invariavelmente são bem longas, tão compridas que, se alinharmos com seu focinho, ultrapassa a ponta do nariz.

Dependendo do tipo de criação que for adotada para o cocker spaniel, ele pode ser um cão de pêlos longos e cauda longa ou ter seu pêlos bem aparados e sua cauda cortada. Embora cortar a cauda do animal seja hoje proibido em muitos países, não é proibido em todos, e muitos cocker spaniels tem sua cauda cortada seja para fins de exibição ou como cães de campo ainda muito utilizados para caça. Outra peculiaridade na descrição do cocker spaniel está na diversidade de tons e cores disponíveis para a raça.

Um grande trunfo do cocker spaniel certamente está também em sua grande paleta de cores. Seus vestidos podem variar de preto simples para chocolate, branco e fogo. Existem muitas cores possíveis, mais de quinze, o que é bastante impressionante. O que é preciso saber sobre os vestidos do cocker spaniel é que pode-se dividi-lo em duas partes: cores únicas, sólidas, ou multicores. Vamos tentar definir algumas delas aqui, na medida do possível:

Quando dizemos que um cocker spaniel tem uma cor única, significa, claro, que ele tem um vestido de cor sólida. Pode ser preto; vermelho, fulvo ou dourado; marrom ou chocolate; e existe uma espécie muito difícil de encontrar de cor areia. Cocker spaniel com preto e manchas fulva (ou fogo), bem como de cor marrom e manchas fulva (ou fogo), também são considerados cães de cores sólidas. Já os cockers spaniel multicoloridos dividem-se em dois tipos: aqueles de duas cores e os de três cores.

De fato, para essas cores do cocker spaniel, sempre há um pouco de branco. É por esta razão que o preto ou o castanho claro com o fogo são considerados de cores únicas. Ou as cores do cocker spaniel multicoloridos são bem definidas e distintas, ou são misturadas como revestimentos (vamos chamar cores assim de roan). Então com estes vestidos encontramos cães assim: chocolate roan, roan azul e fogo, preto e branco, chocolate roan e fogo, branco e alaranjado, chocolate com branco e fogo, chocolate e branco, roan alaranjado e azul roan.

Como pode perceber, as cores do cocker spaniel são de fato ricas e variadas. E você sabia que há quem ligue a coloração do vestido do cão a sua personalidade, as características de comportamento? Parece bizarro, mas há quem insiste em dizer que os cocker spaniel de cores sólidas são mais fáceis de socializar e educar do que os multicoloridos; ou que os cocker spaniel que são todo negro no seu vestido, ou todo chocolate, tendem a ser cães mais afetivos, carinhosos e fiéis aos seus donos. Será fato isso?

Cocker Spaniel: Raças Semelhantes

O cocker spaniel inglês é o cachorro sobre o qual falamos aqui, acho que já deu pra perceber né? Existem outros, pelo menos duas outras raças, que são comumente confundidos com esta, e que na verdade são resultado de um ancestral em comum. Falaremos um pouco sobre as semelhanças e distinções dessas raças em relação ao cocker spaniel english. O primeiro sobre o qual podemos falar é o mais parecido de todos com o cocker spaniel english, o cão springer english.

A semelhança entre esses dois cães é, de fato, muito grande. E é também compreensível, pois ambos são frutos diretos dos cruzamentos feitos no século XVIII. São tão ligados a mesma ancestralidade que era comum naquela época fêmeas darem a luz cocker spaniel e springer spaniel na mesma ninhada (é claro que a genética nessa época ainda não estava plenamente estabelecida). Com o tempo, a distinção foi tomando forma e as raças, enfim, se estabeleceram. Hoje já possível perceber as características peculiares que distinguem um do outro.

Pra começar o springer é maior, atingindo média entre 10 e 15 centímetros de medida superior ao cocker spaniel. Sendo maior, naturalmente tende a ser mais pesado; o springer pode chegar a pesar até 25 kg contra o máximo de 15 kg do cocker spaniel. Essa é, de fato, as diferenças mais notáveis. Fora isso, um bom observador também poderá distinguir ambas as raças por pequenos traços físicos como olhos, focinho, volume de pêlos e formação de orelhas. Há também distinções de personalidade bem evidentes.

Existe também o cão cocker spaniel americano. Já nesse caso, as diferenças nas características físicas são mais perceptíveis apesar de serem cães que podem apresentar a mesma dimensão (o cocker americano é um pouco menor). Uma distinção óbvia mas muito contestada encontra-se na origem do cocker americano pois, embora dificilmente admitem, tudo indica que o cocker americano teve sua origem no próprio cocker spaniel english e não no ancestral espanhol como costumam sugerir.

A história sobre as origens caninas sempre tendem a ter muitas versões porque não haviam dados científicos ou taxonômicos que pudessem atestar todos os processos de linhagem à época. Porém, através de análises de DNA hoje é possível de certa forma “contar a história”; e a correspondência de alelos entre ambas as raças testificam mais concludentemente a origem de cocker spaniel americano com os cruzamentos que já vinham sendo feitos em seus predecessores springer english e spaniel english.

O primeiro cão que deu origem ao cocker spaniel americano, que chegou na América no século XVII tem todo os traços característicos do atual cocker spaniel english e diverge completamente do ancestral espanhol já extinto, o que corrobora a tese de seu originalidade. Mas, independente de qual a origem correta da raça, atualmente são dois cães semelhantes mas distintos, tanto em suas descrições físicas como em sua personalidade, sendo o cocker americano considerado mais dócil e tranquilo que sua contraparte inglesa.

Cocker Spaniel: Comportamento

O cocker spaniel inglês tem uma característica que pode-se quase que determinar como marca registrada da raça, ou melhor, duas: possessivo e enérgico. Ambas as características podem provocar duas reações em seus donos: satisfação ou incômodo. Vamos tentar aqui explicar isso melhor: quando chamamos o cocker de nosso artigo de cão possessivo, isso pode ser considerado satisfatório pois é um cão muito amoroso, dedicado a seu dono, tão afetuoso que pode até dar a impressão que ele sente o que o dono sente.

E quando o chamamos de enérgico, o satisfatório nisso é que o torna um cão alegre e brincalhão capaz de tornar um ambiente familiar leve e divertido. Mas também dissemos que suas características possessiva e enérgica pode ser um incômodo. Porque definir dessa forma? Quando definimos o cão como possessivo é que seu amor pode ser considerado demasiado para alguns. É um cão que exige atenção e amor tanto quanto oferece e, quando não recebe, pode tornar-se agitado e se tornar barulhento, latindo em demasia, entre outros comportamentos rebeldes.

Quando o chamamos de enérgico e nos referimos a essa característica como um incômodo é porque o cocker spaniel é um cão que necessita de exercícios ou outras atividades que desgastem sua energia. Donos muito ocupados ou que por alguma razão não possam dedicar tempo a esses cães podem sofrer com sua agitação porque não é uma raça que consegue ficar muito tempo parado. É claro que com bom treinamento e educação, em especial desde pequeno, é possível obter um bom controle dessas características ao ponto de adquirir mais satisfação do que incômodo com a personalidade de seu cocker.

O cocker spaniel english é um cão que gosta de se divertir, brincar e que também é bastante nervoso. É um cão que exige atividades, mesmo que sejam brinquedos ou aquele passeio diário pelos parques locais. Se você tem uma casa com um jardim, é sempre melhor para um cachorro como esse. Ao menos ele terá um bom espaço quando quiser se movimentar bastante antes de resolver repousar. Isso não significa que não sirva para morar no apartamento. Mas lembre-se que é um cão ativo e sua natureza é de um cão de caça. Então ele precisa correr, cheirar, etc. A questão é se você está pronto para fazer isso regularmente.

Também como já dito, o cocker demanda quase constante amor e atenção. O Cocker é um cão muito possessivo e isso implica que ele geralmente tem apenas um mestre e que ele só tem olhos para seu dono. Um cocker pode ficar muito triste e irritado quando há uma ausência. Isso pode levar a certos comportamentos impertinentes, como destruição, “acidentes” ou latidos e chiados repetitivos. Algo muito peculiar no cão cocker spaniel que agrada muito aos amantes da raça mas precisa ser compreendido como uma armadilha são os seus olhos. Isso mesmo, os olhos!

Cocker Com a Língua de Fora
Cocker Com a Língua de Fora

Pode-se reconhecer claramente um cocker spaniel english pelos seus grandes olhos castanhos em forma oval. Isso dá uma aparência muito expressiva que pode passar muitas emoções, como tristeza por exemplo, mas o detalhe interessante é que esses cães usam essa arma fatal para conseguir o que querem, como guloseimas por exemplo. Seu dono precisará aprender a discernir quando o cão realmente precisa de atenção ou quando está usando esse seu charme peculiar no modo de te olhar como mera chantagem pra conseguir o que quer.

Enfim, vamos descrever resumidamente tudo o que você pode esperar da personalidade de um cocker spaniel english:

Teimosia: o principal traço da personalidade do cocker spaniel english é a teimosia. Ás vezes isso pode ser muito engraçado, mas invariavelmente vai exigir paciência. Se o cocker não quiser fazer algo, é difícil convencê-lo a mudar de ideia. Às vezes, uma simples ordem para sentar ele poderá ignorar dezenas de vezes. Não se trata de nenhum retardo mental ou dificuldade de aprender. Ao contrário, o cocker spaniel é um cão extremamente inteligente. O problema às vezes simplesmente é porque ele não quer.

Se preferir, pode considerar isso a principal falha da raça mas tenha em mente que é sim um cão muito inteligente e sabe bem como se comportar. Então a educação pode demorar um pouco, mas assim que o básico estiver arraigado em seu comportamento, notará quão capaz o cão é. O adestramento deve ser gentil com muita paciência para que possa dar resultado. O Cocker é também um cão muito brincalhão e ganancioso e vai usar esses dois traços de caráter sempre que puder. Então faça o jogo dele sempre que possível e vire isso a seu favor para treiná-lo.

Tenha sempre algumas guloseimas para recompensá-lo quando perceber que seu esforço está tendo sucesso. Mesmo que esse cachorro tenha a reputação de ser teimoso, sua inteligência, bem como sua reatividade, permite realizar muitas coisas. É, portanto, realmente possível adaptar o comportamento do cocker e ter ótimos resultados. O fato é que a educação não pode ser feita pela violência ou aspereza, porque é acima de tudo uma relação de confiança que deve ser estabelecida.

Enérgico: outra característica determinante no cocker spaniel english é o fato de ser muito brincalhão. Talvez um pouco demais, porque nunca sossega. É um aspecto que agrada muito mas talvez não seja adequado para algumas pessoas que prefiram paz ou tranquilidade. Porém, pra que ama um cachorro e pode dispor de tempo e energia para brincar com ele, vai ser muito feliz com o cocker. Você pode o entreter com qualquer coisa, mesmo com uma garrafa de água, um pau ou uma bolinha de papel. Qualquer objeto pode ser uma desculpa para se divertir.

Cocker Spaniel Brincando Com uma Girafa de Pelúcia
Cocker Spaniel Brincando Com uma Girafa de Pelúcia

Em geral o cocker spaniel tem muita imaginação para inventar com o que se distrair. E ele é capaz de fazer isso em todos os lugares. Isso é sem dúvida maravilhoso nos ambientes abertos como parques, jardins ou praias. Dentro de casa também, mas cuidado com o que você deixa à disposição desse cão elétrico dentro de casa. Também é um bom cão de guarda. Ele estará, portanto, muito atento ao menor ruído e ao menor problema para alertá-lo. Isso tem muitas vantagens porque você se sentirá seguro. Mas isso implica que esta raça late e se move muito. Ele gosta de se comunicar e se expressar, para melhor ou para pior.

Lealdade e bondade: apesar de brincalhão, teimoso e um arteiro que sabe fazer uma chantagem charmosa, é um cão muito leal e bondoso. O cocker é um cão muito amigável que vai celebrar as pessoas que chegam à sua casa. No entanto, ele continua sendo um cão muito fiel e ligado principalmente ao seu mestre. Uma relação muito fusional é estabelecida entre ele e àquele que o cocker escolher amar. Tanto que é até preciso ter cuidado, porque pode realmente segui-lo em todos os lugares, mesmo para os lugares mais íntimos, se é que me entende.

Empatia e doçura: ao mencionarmos acima que o cocker é amoroso, isso também fica refletido aqui. O cocker spaniel é um bom cachorro e sua gentileza é refletida por sua suavidade em agir com sua família. Embora ele seja um cão teimoso e agitado, em geral é um cão adorável e temos de admitir que sua aparência sedosa ajuda bastante. O cocker é um cão que busca mimos, abraços, carícias e notará o quanto ele caça seu mestre com grande delicadeza. Há donos de cocker spaniel english que chegam a afirmar que esse cão tem uma sintonia empática com seu dono.

Enfim, tudo o mais que dissermos sobre o cocker spaniel english se enquadra no que já foi dito até agora: leal como um genuíno cão de guarda, um cão feliz porém neurótico às vezes, cheio de caprichos, guloso e malicioso, sabe usar seu charme pra conseguir o que quer, ou vira um estressado teimoso quando não tem sua vontade satisfeita, tem seus momentos de querer ficar sozinho mas em geral é um verdadeiro protetor de seu dono, a ponto de parecer sentir o que seu dono sente. Qualidades ou defeitos, o cocker spaniel certamente é um cão especial.

Cocker Spaniel: Treinamento E Relacionamento

Esse jeito ansioso e agitado do cachorro cocker spaniel english pode dificultar bastante as chances de treinamento e adaptação. Existem várias situações do dia a dia que demandarão paciência e bom humor de seu dono, e talvez por muito mais tempo que precisaria com outros cães. Mas, como também aconselhamos como outros cães, as melhores chances de sucesso sempre estarão a favor daquele dono que adquire seu novo membro cocker spaniel quando ainda bem filhote, tão logo tenha sido desmamado. E já nesse período, o filhotinho já exigirá paciência.

O cocker spaniel é um cão naturalmente obediente e profundamente apegado ao seu dono. Decepcionar você não é uma opção! Pode até ser um cachorro birrento às vezes porque é um cão de personalidade. Compreender isso já será um grande passo para conseguir lidar com essa raça. A partir daí, todo o treinamento será condicionado pela sua percepção e sabedoria ao lidar com ele. Nem com o cocker, nem com qualquer outro cachorro, a disciplina tem de ser imposta com rispidez e exasperadamente. O humano que agir assim não terá um amigo fiel e obediente, mas um cão magoado e retraído sempre.

Precisamos admitir que o cocker spaniel english não goza de muito boa reputação em alguns lugares. Há quem o classifique como um cão agressivo e desagradável. Porém, preferimos pensar que isso só ocorrerá com quem não tiver a capacidade de educá-lo com perspicácia e paciência pois, de fato, é um cão de caráter forte e não facilita pra quem não souber lidar com ele. É preciso entender que a natureza dessa raça é de um cão de caça esportiva, o que o caracteriza como um cão cheio de energia, disposição, impetuoso e, o mais importante, muito inteligente.

A educação do cocker é, portanto, amplamente favorecida porque ele sabe o que se espera dele. Compreender este ponto é um primeiro e grande passo. Seja no positivo ou no negativo, se o cocker tiver decidido alguma coisa, ele irá ao final de sua ideia. Portanto, cabe ao mestre tirar proveito desse personagem forte, usando-o da melhor maneira. O cocker tem uma saúde de ferro. É um cão robusto que precisa de muito treino. Tudo isso serve como oportunidade; toda essa força deve ser um trampolim na educação de um cocker, usado ao máximo pelo mestre e canalizado.

O cocker é um cão muito, mas muito ganancioso. Tão ganancioso que pode fazê-lo remexer regularmente por comida e até mesmo roubar. Deve ser tomado pelos sentimentos e usar as recompensas regularmente para ajudar grandemente em sua educação. A educação do cocker deve ser sempre positivo e isso faz a diferença quando você está com raiva ou quando se totalmente ressentido com ele. Você tem que ser calmo e paciente para um trabalho para dar frutos. Isso não impede que seja firme. Não devemos ceder e quando dizemos não, devemos segurá-lo e repetir. Além disso, não tenha medo de repetir de uma maneira geral, é assim que a informação será integrada.

Cocker Spaniel Deitado na Grama
Cocker Spaniel Deitado na Grama

Como o cocker spaniel também é um grande brincalhão e um grande glutão, também é necessário usar essas duas características associando-as regularmente. As brincadeiras permitirão introduzir uma nova ordem sem que ele sinta a restrição e além disso é recompensado por seus esforços. Isso é tudo o que um cocker spaniel inglês quer: brincar e comer. Você pode ter certeza de que funcionará a seu favor se fizer direito. Quanto antes conseguir lhe ensinar o básico melhor, pois é quando jovem que a impregnação de ordens é a melhor. O lembrete, o não, sentar, ir para a cama ou parar, são pelo menos os cinco princípios básicos que ele deve assimilar rapidamente.

Vamos usar um exemplo clássico a ser ensinado desde pequeno para ilustrar ao interessado como lidar com esse cão: andar de coleira na rua. O passeio regular com esta raça é imprescindível, especialmente se o dono morar em um local com pouco espaço (como um apartamento, por exemplo). E lidar com a energia dessa raça na rua pode ser uma atividade cansativa. Mas como desenvolver nele disciplina desde novo nessas horas? Aprender isso pode poupá-lo de muito desgaste e confusão a medida que o cocker se desenvolver em um adulto atlético e ligado em alta tensão.

Este cachorrinho não é o que tem menos força. Pelo contrário! Ele está bastante ansioso e pode rapidamente tomar o mau hábito de puxar com força a coleira ao caminhar. Há três disciplinas básicas que seu cocker precisa aprender nessa situação. Para evitar que o cachorro controle sua coleira mais do que você, as seguintes soluções principais precisam ser adotadas: fazê-lo esperar, desestabilize esse seu impulso e agitação e fazê-lo absorver os comandos desde pequeno.

Cocker Spaniel Inglês na Coleira
Cocker Spaniel Inglês na Coleira

Por exemplo, se o seu cocker puxar quando você anda com ele, em vez de gritar com ele, você pode sentar repentinamente. Isso irá obrigá-lo a também sentar e esperar. É você quem diz quando recomeçar o passeio, não ele. Ao forçá-lo a repetir esta situação, ele acabará assimilando que quando ele puxa, o passeio pára e ele diminuirá este comportamento. Também é possível desestabilizá-lo, isto é, quando ele focar em correr por alguma razão, você pode surpreendê-lo de repente mudando de direção. Ele não vai entender o que está acontecendo e isso pode acalmá-lo.

Essas ou outras situações e medidas que adotar, principalmente a primeira que sugerimos no exemplo, devem ser repetida várias vezes para que seja entendida e surta efeito. Quanto mais medidas assim você tomar, mais deixará claro pra seu cão o que aquilo quer dizer e ele então absorverá isso como parte de sua rotina. Nada mais benéfico pra você e econômico pra sua energia pessoal. Precisamos repetir? O melhor, sempre que possível, é começar a aprender desde cedo. De fato, o que ele adquire quando é filhote permanece na memória toda a sua vida, se praticado de tempos em tempos, ou melhor, constantemente.

Cocker Spaniel: Solidão, Agitação E Afetação

Cocker Spaniel Triste e Sozinho
Cocker Spaniel Triste e Sozinho

Outra situação que exigirá paciência e precisará disciplinar o cocker desde pequeno envolve suas necessidades de deixá-lo sozinho em casa, ao lidar com sua exigência de atenção e com seu caráter ressentido quando não consegue o que quer. O cocker é assim! Não lida bem com negação, ama atenção em excesso principalmente de seu dono e odeia ficar sozinho. Quanto mais cedo educá-lo com esses comportamentos, melhor para sua paz mental e privacidade no futuro. Na prática, pra exemplificar, você deve começar devagar e imitar os primeiros gestos com ele.

Por exemplo, você pode se sentar e pressioná-lo na parte inferior das costas até que ele compreenda o que você deseja. O mesmo para fazê-lo dormir, você o guia, faz com que ele também o faça pouco a pouco. De qualquer forma, são comportamentos bastante naturais, porque essas são as posições que nossos cachorrinhos tomam instintivamente. A questão é envolvê-lo nestas situações com frequência para discipliná-lo com a agitação e ansiedade. Existem vários métodos para mitigar esta ansiedade em seu cocker e ele precisa compreender desde cedo os momentos de separação.

Evite dormir seu cocker consigo mesmo. Não vá vê-lo assim que ele chora (como com um bebê ?? … ou não de acordo com a educação que precisa incutir). Evite grandes abraços ao retornar da rua. Deixar o seu cocker spaniel sozinho não será problema quando ele estiver calmo ou quando houver uma presença regular ao seu lado que não seja seu dono. Isso evita distúrbios comportamentais, bem como preocupações. Se você está ausente todos os dias durante as horas normais de trabalho, então é em grande parte necessário a disciplina. O cocker será capaz de entender que você não o abandonou quando sair de manhã, se lhe der amor suficiente ao voltar, sem exageros.

Quando não tiver ninguém disponível com quem deixar seu cocker spaniel, mesmo um tv ligada pode funcionar se utilizar essa alternativa desde cedo. Como já dissemos, cocker spaniel ama brincar e se distrair e é criativo nisso, capaz de inventar seu cenário de ação maravilhosamente pra se distrair. Se notar que a tv ganha sua atenção, pode programá-la para ligar em determinados horários, principalmente naqueles que seu cocker costuma demonstrar sinais de premente agitação. E se ele já foi desde cedo estimulado a repousar diante da tv, isso pode acalmá-lo mesmo em sua ausência.

Nem sempre tudo vai funcionar. O cocker com sua personalidade forte terá seus momentos tensos e técnica nenhuma terá efeito com ele; e ficará birrento, teimoso. Nessas ocasiões, acima de tudo, deixe-o! Não ceda a seu charme ou a sua teimosia. Seja firme com ele se preciso for, sem ser cruel, mas não o agrade. Voltamos a repetir: o cocker é um cão inteligente e, se perceber que consegue o que quer ao agir dessa forma, tornará isso um hábito que colocará todo o seu treinamento e disciplina “por água abaixo”. Agrados ou recompensas (principalmente com guloseimas que eles adoram) só devem ser dados quando os seus esforços forem compensados, e não os dele.

Cocker Spaniel: Filhotes, Higiene E Saúde

Talvez não lhe pareça mas a raça do cocker spaniel english é popular, e provavelmente não será difícil encontrar criadores de cockers. Para escolher um, principalmente filhote, use seu coração mas especialmente sua razão. Procure um criador sério cujo bem-estar seja importante para o seu cão. Mantenha sua distância de criadores que não fazem parte de nenhuma associação de reprodução e não podem fornecer a verificação de saúde dos filhotes. Um criador responsável cuida de seus animais reprodutores, dá prioridade à saúde dos filhotes e não ao número de ninhadas e provavelmente ficará curioso para saber em que ambiente seus filhotes evoluirão.

Portanto, não se surpreenda se o criador que você resolveu procurar também lhe fizer vários questionamentos. O criador do seu futuro filhote desempenhará um papel de referência a quem poderá abordar se tiver dúvidas, mesmo após a adoção do seu pequeno companheiro, e isso também reflete profissionalismo, além de boa procedência de seu filhotinho. No momento da compra do seu filhote, ele já deve estar vacinado, desparasitado, munido de um certificado atestando sua condição de membro da raça, um microchip (se sua região exigir) e ter um registro de saúde com seu histórico de vacinação.

Tenha em mente que ter um animal de estimação significa pagar muito dinheiro regularmente, por equipamento básico (como coleiras, colares, cobertores, camas, brinquedos), para consultas com o veterinário, bem como para uma dieta equilibrada para cocker. Algumas doenças podem aumentar rapidamente a conta, em caso de atendimento específico. Antes de seu companheiro chegar, descubra as escolas de filhotes em sua área, bem como clínicas veterinárias especializadas. Pessoas competentes podem aconselhá-lo sobre o treinamento e as atividades para praticar com esta raça, bem como os principais cuidados preventivos.

Acima de tudo, é importante mencionar que a raça cocker spaniel english está sujeita a três doenças hereditárias: nefropatia familiar, atrofia progressiva da retina e displasia coxo-femoral. É possível saber se seu filhote pode ou não desenvolver essas deficiências de saúde através de um exame de DNA, que hoje faz uma leitura genética do animal com 99% de certeza no diagnóstico. Isso possibilita a reduzir as chances de perpetuar o problema em proles posteriores. E fica a critério do comprador se deseja ou não o risco de adquirir um filhote com essa possível tendência de saúde deficiente.

Nefropatia familiar: esta patologia aparece depois de alguns meses e sempre evolui para a morte do cachorro em torno de seus dois anos. Os primeiros sintomas são distúrbios digestivos (vômitos, diarréia), aumento da sede ou perda de peso e apetite. Isso se deve a um defeito genético que causa insuficiência renal e destruição do rim. Existem mais de 10% dos cockers ingleses que carregam essa mutação genética. Como acabamos de mencionar, o teste de DNA pode detectar os reprodutores para não transmitir a mutação genética para a prole e é 99% confiável.

Atrofia progressiva da retina: esta doença hereditária do cocker spaniel inglês provoca a perda da visão na maioria dos casos. Isso é causado pela morte das células da retina. Para os filhotes ter essa condição, ambos os pais devem ser portadores. Em geral, os primeiros sintomas aparecem entre 2 e 5 anos, mas isso também pode ser posterior. Aqui, novamente, a triagem é possível mesmo que não seja completamente confiável. É importante ressaltar, até pra não assustar o leitor, que em geral o cocker é muito saudável e resistente. Não é um cão frágil que requer visitas freqüentes ao veterinário. Isto é confirmado por sua expectativa de vida de cerca de 15 anos.

Cocker Spaniel Velho
Cocker Spaniel Velho

Displasia coxo-femoral: esta deficiência causa osteoartrite precoce no cocker inglês que a possui. Esta doença é hereditária, mas nem sempre é transmitida. No entanto, uma triagem de rádio é possível para limitar seu desenvolvimento. Em linhas gerais, a cabeça do fêmur se encaixa mal na cavidade do osso pélvico. A gravidade é diferente dependendo dos cães e pode ser aumentada por alguns fatores, como a sobrecarga de peso. Excesso de peso, aliás, é um problema que um dono de cocker precisa dar especial atenção, considerando que o cocker é um cão bem ganancioso pra comida, em especial guloseimas.

Ter um cachorro é legal, mas você tem que cuidar disso. Assim, a manutenção é importante, mas nem sempre sabemos como fazê-lo. Especialmente quando você tem um lindo cocker com um belo vestido de comprimento médio. A primeira sessão de higiene deve ocorrer assim que o seu cocker atingir a idade de 5 ou 6 meses. Dada essa idade jovem, haverá pouca dúvida quanto aos cuidados do seu cocker spaniel. Esta higiene de saúde consistirá apenas em: tosar o excesso de pêlos das pernas, limpar bem o interior das orelhas e cuidar bem de sua cauda, além de todo o básico de higiene.

A partir dos 9 meses de idade, o seu cocker inglês pode começar a passar pela depilação (ou tosa). É importante observar que essa idade não é padrão e pode variar em alguns casos. Por exemplo, em fêmeas é comum esperar mais alguns meses antes de proceder à primeira depilação (ou tosa). Aqui citamos também o serviço de depilação por uma razão: você deve evitar o máximo possível cortar um cocker spaniel english. O vestido pode ser danificado de alguma forma que nunca mais será o mesmo. Certifique-se de levar seu cocker pra quem realmente saiba tosar ou depilar essa raça (a menos que seja mesmo cortar o que você quer).

Enfim, ter um cocker spaniel english não é para qualquer um! É apenas pra quem se arrisca a ter um cão de personalidade forte, amor incondicional e diversão por toda a vida dessa raça linda!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *