Hoje trouxemos mais uma raça para vocês conhecerem, a estrela do dia é o Cairn Terrier.
A linha de cães de terriers já possuem uma certa fama de cães inteligentes, resistentes, independentes e um tanto teimosos. O Cairn Terrier tem todas essas características, mas adiciona ainda uma boa dose de energia e personalidade forte.
Esse é um cão conhecido por ser muito companheiro e carinhoso, por isso ele chama tanto atenção das pessoas e sempre é escolhido para ser o pet da família. Hoje vamos conhecer mais sobre ele e tentar descobrir o segredo do sucesso da raça.
Tudo Sobre a Raça Cairn Terrier
Esse é um cachorro de porte pequeno, muito resistente e cheio de energia, por isso nunca se cansa facilmente. Aliás por este motivo ele precisa estar sempre se movimentando, passeios longos diários e muitas brincadeiras para gastar energia.
Essa energia toda não é à toa, ele herdou dos seus antepassados e carrega até hoje, afinal ele era um cão de caça e também um cão de guarda.
Esse cão se adapta com muita facilidade a diversos tipos de ambiente, por isso não importa se você mora em uma casa pequena, apartamento ou até mesmo em uma fazenda gigante, ele vai conseguir se adaptar.
Características da Raça Cairn Terrier
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre as características físicas desse cão que quando olhamos para ele, logo o coração se derrete com tanta fofura. Ele é pequeno, e tem uma face muito gentil e fofa. Ele tem uma boa postura, e ainda tem pernas curtas.
Ele tem a cabeça muito bem marcada e desenhada, possui orelhas apontadas para cima, mesmo que pequenas. Ele tem ainda uma pelagem lisa e densa, ele pode ser encontrado em uma variedade de cores, ela pode ser branco, preto, ruivo, prata e com duas cores misturadas.
Ele tem subpelo, essa parte é bem macia e densa e curta também. Já a parte aparente de sua pelagem é mais áspera, bastante densa e apresenta estar sempre bem bagunçado, isso é normal. É interessante escovar os cães dessa raça com frequência, assim você retira os pelos mortos e mantém ele saudável e mais alinhado. Pelo menos duas vezes no ano vai ser necessário arrancar os pelos mortos que não caíram sozinhos. Além disso, pode ser necessário tirar a pelagem excessiva que fica dentro dos ouvidos dele. Essa raça não precisa ser tosada, mas a cada semestre é indicado que seja feito um corte com tesoura.
A expectativa de vida dessa raça fica entre 12 e 15 anos de vida. Como dissemos se trata de um cachorro de pequeno porte, por isso suas medidas estão entre 28 e 31 cm de altura. Ele deve pesar entre 6 e 7 kg, não é muito pesado.
A cabeça desse cão é proporcional ao seu tamanho no geral, elas são cheias de pelos que desenham o contorno. As orelhas em formato triangular e o nariz preto. Possui o focinho bem forte, assim como as duas mandíbulas, mas tudo muito leve. A cor dos olhos é castanho escuro, elas não ficam muito próximas umas dos outros e a pelagem acima lembra sobrancelhas. Suas pernas são fortes e hábeis, também musculosas. Ele tem uma cauda curta, cheia de pelagem e surge em movimentos rápidos sempre que ele está alegre.
Dicas de Cuidados com o Cairn Terrier
Como dissemos, essa é uma ração de cachorro muito inteligente, por este motivo aprende muitas coisas facilmente, além disso adora estar em atividades. Por conta dessa facilidade de aprendizagem, ela vai aprender muitos truques que você ensinar, mas possui a mesma facilidade para aprender coisas erradas e por isso é preciso tomar muito cuidado. Por isso os treinamentos devem começar desde filhotes, pois assim você vai evitar muitos aborrecimentos. Esteja sempre por perto e mostre que é o líder da matilha para que ele te respeite.
Mantenha ele engajado em muitas atividades como passeios, tarefas desafiadoras e outras, pois ele precisa ser estimulado fisicamente e mentalmente., dessa forma ela vai se manter saudável, tranquila e equilibrada como deve ser. Não é uma boa ideia manter esse cão entediado, pois ele vai tentar encontrar uma forma de estar ativo e certamente você não vai gostar das opções que ele tem como destruir móveis e qualquer outra coisa que ele veja pela frente.
Com tantas coisas para ele fazer e se exercitar suas unhas acabam se desgastando naturalmente, sem a necessidade de aparar. É bacana investir em tosas higiênicas, principalmente para aqueles que ficam dentro de casa.
Comportamento do Cairn Terrier
É uma raça muito divertida, gosta de estar perto da família e está sempre pronto para brincar. Apesar de ser um cão que se adapta muito facilmente a diversos tipos de moradia, é importante que ele tenha uma rotina bem agitada e cheia de atividade para preencher o seu dia, como passear por aí, correr atrás de algum objeto dentro outras para evitar que ele fique parado sem gastar energia.
Assim como outros terriers, eles são cheios de energia e independentes. Assim que o cão chega na sua casa, já precisa compreender que é você que manda, ele precisa obedecer às regras da casa assim como todo mundo que mora nela. Se não fizer isso ele vai querer dominar o ambiente e ficar bem desobediente. Desde filhote também ele precisa ser socializado com outros animais e pessoas, assim como ele começa a entender que precisa conviver com outros e evitar que seu instinto territorialista tome conta.
Treinamento e Adestramento do Cairn Terrier
Eles recebem muito bem o reforço positivo. Ele é muito esperto, então vai aprender tudo muito rapidamente, e se ele receber petiscos e brinquedos em troca então vai fazer tudo o que você pedir com muita alegria. Não seja agressivo com ele nem fisicamente e nem verbalmente, pois ele pode se voltar contra você.