Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa estrela de hoje, a raça Basenji, você vai conhecer as suas características, o seu comportamento, curiosidades e muito mais. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
Quando você olha para ele é impossível não se apaixonar, ele tem uma face muito amigável, expressiva e alegre. Esse fofo é uma das raças mais antigas da África, ele é de médio porte, durante a sua vida esse cão trabalhou como cão de caça auxiliando os povos a muitos anos atrás e nos dias de hoje é um excelente cão de companhia.
Ele possui instinto protetor e por isso vai querer guardar o dono e o local que vive, mas também é super carinhoso e adora brincar. Mas antes de escolher a raça do seu pet, aproveite as informações que trouxemos hoje para tirar todas as suas dúvidas e fazer a melhor escolha.
Tudo Sobre a Raça Basenji
A maior curiosidade sobre esse cão com certeza é o fato dele não latir como outros cães.
A raça é nativa da República Democrática do Congo, por lá eles viveram com diversos povos na floresta. Já no antigo Egito essa raça era tida como sagrada. É possível observar desenhos do cão Basenji em tumbas egípcias. Outra curiosidade incrível é que essa raça é considerada uma das mais velhas da terra, afinal foram encontrados descrições bem próximas das características dele há cerca de 4000 anos atrás. Esse cão cheio de história é cheio de fofura também, não tem como não se apaixonar. É um cão de médio porte, ele mede cerca de 40 a 43 cm e pode pesar entre 9 a 11Kg. Ele tem sua personalidade própria, talvez até um pouco teimoso, mas tímido com pessoas desconhecidas, já que seus donos são muito carinhosos.
Características da Raça Basenji
Se você procura um companheiro animado e muito ativo, esse é o cão certo para você, além disso ele ainda é muito curioso. Ele é cheio de energia, e por isso é muito importante que ele tenha uma forma saudável de gastar toda ele se exercitando. Mas não é apenas para a saúde do corpo a necessidade de se exercitar, mas sim também para ocupar a mente e evitar que ele fique entediado.
Ele adora participar de esportes para cães, aliás o seu instinto ativo e de proteção favorece bastante. As atividades mais comuns para eles são a de rastrear objetos, competição de obediência e o agility. Mas sempre consulte um profissional antes de inserir seu animal nesse meio. A expectativa de vida da raça é uma média de 11 anos.
É um cão relativamente pequeno, mesmo que seja de médio porte. O esqueleto do Basenji é fino, todo o seu corpo é leve e bem desenhado. A cabeça alta lhe confere um visual elegante e está bem acima do resto do corpo, as orelhas triangulares sempre de pé. Possui olhos em formato redondo e que possuem coloração castanho escuro.
A pelagem desse cão é bem baixa, e possui a pele bem elástica. A coloração pode variar um pouco, a parte branca está presente em todas as versões, ele pode ser castanho, creme, tigrado, vermelho ou preto. Ele tem o rabo bem curto e discreto, ela fica enrolada e “guardada”.
Por que a Raça Basenji Não Late?
Essa é uma pergunta, esse cão não late, mas ele se comunica através de outros tipos de vocalizações. Uivar é a marca registrada do Basenji, ele pode ser bem barulhento. Mas o que faz com que ele não lata é uma característica física , já que o formato de sua laringe é diferente de outros cães, por conta disso, quando o ar passa nessa região, o som sai diferente também. Além desse som único, ele é capaz de rosnar e vocalizar de outras maneiras.
Cuidados com a Raça Basenji
Os principais cuidados com ele estão ligados à atividade física diariamente. Tudo vai depender da necessidade dele, enquanto para alguns um passeio longo satisfaça, para outros a atividade precisa ser bem mais intensa.
Um conselho é nunca deixar esse cão sozinho do lado de fora, pois saiba que fugir é uma tarefa fácil e apreciada por ele. Nos passeios fora de casa ele deve estar sempre na guia, por mais seguro que o local pareça ser. Ele odeia se molhar, portanto odeia chuva e não vai querer sair nesses dias. Caso você insista em sair com ele nos dias chuvosos e ele tiver que pisar no molhado, pode ficar de mau humor.
Sujeira não é um problema para esse cão, pois é um cão que gosta de se limpar lambendo sua pelagem, assim como os gatos. Por isso os banhos tradicionais podem ser mais esporádicos. É importante escovar os dentes do seu cão com frequência, pelo menos 3 vezes na semana, assim você previne uma série de doenças bucais. Caso seja possível tente encaixar escovações diárias, pois assim ele ficará ainda mais protegido.
Com relação a manutenção geral do pequeno, é preciso cortar as unhas sempre que necessário. Opte por contratar um profissional experiente para fazer isso, pois o risco de machucar o cão é grande.
Sempre que possível dê uma geral no seu cão, fique de olho na pele se encontra algum machucado, alguma alergia ou sensibilidade que precise ser tratada. Mantenha as orelhas secas e limpas, verifique com cuidado se não tem mau cheiro ou qualquer sinal de infeção que precise de atenção. Olhe as patas, a boca, os dentes, os olhos e etc. Dessa forma você consegue identificar bem cedo qualquer problema que precise de atenção.
Não exagere na comida, não deixe ração disponível o dia todo para ele. Isso evita problemas com sobrepeso que podem gerar outras doenças. Verifique com o veterinário as quantidades recomendadas para seu cão.