Hoje vamos falar um pouco sobre a puma, esse animal tão curioso e lindo, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre a Puma
Nome Científico
Conhecida cientificamente como Puma concolor.
Popularmente chamada de onça – parda, leão das montanhas ou suçuarana, esse animal é considerado um dos maiores felinos originário das Américas, ficando em segundo lugar, pois o primeiro colocado é a onça – pintada. Outro título da puma é a espécie com maior distribuição geográfica no hemisfério ocidental na categoria de mamíferos selvagens.
Esses animais pertencem ao grupo de Felídeos, os membros desse grupo tem comportamento solitário, são territorialistas e também carnívoros. Era conhecido cientificamente como Felis concolor, hoje em dia foi renomeado para o nome atual.
Características da Puma
A puma tem características marcantes como seu corpo mais alongado, uma pequena cabeça, possui orelhas pequenas também que são curtas e possuem um formato arredondado, possui o pescoço longo, a sua cauda também é longa. Esse animal mede cerca de 1,55 m sem considerar sua cauda, já de altura são 0,70 m medindo do seu ombro até o solo, pesam cerca de 70 a 85 Kg. Somente a cauda mede cerca de 50 a 80 cm. A coloração de sua pelagem pode variar de acordo com a região que habitam, os mais comuns são bege rosado, ferrugem, cinza e marrom.
Essa espécie costuma habitar grande parte da América, ela pode ser vista no Canadá, também na América Central, no Brasil e alcança o sul do Chile e da Argentina. Como é um animal territorialista eles utilizam de suas fezes e urina para delimitar o seu território, também podem usar de arranhões no chão e espalhar pela região uma secreção gerada por sua glândula anal.
O território da puma costuma ser extenso, embora possam variar elas podem alcançar 300 km², nesse território elas elegem um local de segurança para abrigo e se certificam que tem alimento disponível. Em locais onde tem uma grande quantidade de presas é possível que esses territórios sejam “compartilhados” entre eles, nesses casos eles procuram ficar o mais longe possível um dos outros para evitarem brigas e poupar sua energia para sobreviver e caçar. São animais que transitam tanto durante o dia como à noite, mas preferem caçar no começo da noite. No momento da caça eles se escondem atrás de arbustos e árvores para não serem vistos, quando a presa chega perto é surpreendida pela puma. Embora em algumas situações pode ser necessário que a puma nade, ela procura evitar ao máximo fazer. O cardápio da dieta deste animal é bem vasto, podem se alimentar de ovelhas, gado, cervos, insetos e roedores.
Mais Informações
A puma durante o seu período de acasalamento podem ser vistos próximos uns dos outros, nesse caso a fêmea avisa que está em seu período fértil demarcando seu território, assim os machos entram nesse território para acasalar. O cio da fêmea perdura de 3 a 4 dias, entre um cio e outro o intervalo é de 23 dias.
Gestação
O período gestacional da puma leva em média 95 dias, dali nasceram de 1 a 4 filhotes de puma. As crias surgem pintadas, no período de 6 meses apresentaram essa mancha que sumirá depois disso.
A expectativa de vida da fêmea é de 12 anos, elas atingem a sua maturidade sexual com 2 anos de vida. A expectativa de vida dos machos é de 20 anos, e alcançam a maturidade sexual aos 3 anos de vida.
Curiosamente esse é um felino que não ruge, aliás um dos poucos, diferente do rugido eles emitem outro som característico da mesma família, o som é semelhante ao emitido por gatos em situações de estresse ou de medo, podem se comunicar também através de assobio estridente.
Esse animal infelizmente corre um grande risco de extinção, os riscos principais tem relação com a agressão do homem a natureza como é o caso do desmatamento que reduz grande parte do seu território de caça, por esse motivo a puma é obrigada a procurar alimento em outros lugares, é comum que nesses casos ataquem fazendas de gado doméstico pois não compreendem os limites. Em contrapartida os donos dessas terras em forma de retaliação caçam esse animal, reduzindo ainda mais o número de animais na natureza. A puma é um excelente caçador, mesmo assim elas evitam ter contato com o ser humano, e mesmo em caso de contato raramente ataca.
Qual a diferença entre Puma e Pantera Negra?
Ambos são animais carnívoros e vistos em regiões específicas do planeta.
Podemos observar que a diferença principal entre os dois animais é sua origem e distribuição, enquanto a puma é originária das Américas, a pantera é encontrada na América, na África e na Ásia.
Curiosidades Sobre a Puma da Patagônia
Esse é um animal que chama muito a atenção dos visitantes do Parque Nacional Torres del Paine. Se você tiver muita sorte pode encontrá-lo por lá, esse foi eleito o maior felino do país Chile, esse animal tem uma habilidade incrível de camuflagem, além de preferir somente a sua própria companhia, por esse motivo fica bem longe dos olhares curiosos.
1 – Esse animal é o quarto colocado no ranking de maiores felinos do mundo, perdendo apenas para o leão e o jaguar.
2 – A expectativa de vida dessa espécie é de cerca de 10 anos. Infelizmente hoje é considerado uma espécie com grande risco de extinção.
3 – Na Patagônia a Puma ocupa o topo da cadeia alimentar, suas presas principais são os guanacos. Por esse motivo a sua presença nessa região é muito benéfica pois coopera com o equilíbrio do todo ecossistema, pois garante alimento para as aves que se alimentam dos restos mortais como é o caso do condor, e ajuda a controlar a população de suas presas.
4 – Curiosamente a puma é um felino que não ruge como os seus parentes tigres e leões, ele emite um som mais parecido com o miado de um gato. Por esse motivo ele não faz parte do gênero Panthera.
5 – Esses animais entre 2 e 3 anos de vida já são capazes de se reproduzir, nascendo de 2 a 3 filhotes por parto. No Parque Nacional Torres del Paine hoje conta com algo em torno de 50 a 100 animais.