Home / Animais / Tudo Sobre a Jiboia: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Jiboia: Características, Nome Cientifico e Fotos

Jiboias são cobras constritoras não-venenosas encontrados na América Central e do Sul tropical. Como seus primos anaconda, eles são excelentes nadadores, mas preferem ficar em terra firme, vivendo principalmente em troncos ocos e tocas abandonadas de mamíferos.

Características

As jiboias usam algumas das marcas mais distintas de todos os répteis. Dependendo do habitat em que estão tentando se misturar, seus corpos podem ser bronzeados, verdes, vermelhos ou amarelos e exibir padrões enigmáticos de linhas irregulares, ovais, diamantes e círculos. As jiboias têm marcas semelhantes a sela que percorrem o comprimento de seus corpos. As marcas são escuras em um fundo marrom ou cinza claro.  As marcações do selim tornam-se mais proeminentes perto da cauda.

As jiboias também costumam ter marcas na cabeça, embora a configuração possa variar de espécie para espécie. Normalmente, uma faixa corre do focinho até a parte de trás da cabeça e um triângulo escuro entre o focinho e os olhos continua atrás dos olhos, onde desce em direção à mandíbula.

As jiboias, como todos os membros da família Boidae, têm esporões pélvicos em ambos os lados da abertura [cloaca], na parte posterior do corpo.  As esporas se conectam internamente à perna rudimentar e aos ossos pélvicos e são, de fato, os remanescentes das pernas traseiras. As esporas são maiores nos machos do que nas fêmeas.

Habitat

As jiboias são cobras do Novo Mundo, o que significa que vivem exclusivamente no hemisfério ocidental, de acordo com a ADW. Eles são encontrados nas Américas, desde o norte do México até a América Central e até o Peru, no lado oeste dos Andes e sul, até a Argentina, no lado leste. Eles também são encontrados em ilhas do Caribe e na costa do Pacífico.

Anteriormente, os cientistas pensavam que todos os membros da família Boidae eram cobras do Novo Mundo, mas certas espécies de jiboias foram descobertas em áreas remotas, como Maurício e Nova Guiné.

Habitat da Jiboia
Habitat da Jiboia

Embora as histórias frequentemente descrevam jiboias que vivem em florestas, seus habitats são realmente muito mais diversos. Quando residem em florestas tropicais, tendem a aderir às bordas ou clareiras. Eles também podem ser encontrados em desertos tropicais secos e semi-desertos, bosques, matagais e áreas agrícolas. Eles são freqüentemente encontrados perto de córregos ou rios.

Comportamento

As jiboias são tipicamente solitárias. São principalmente noturnos, embora às vezes saiam durante o dia para se bronzear em temperaturas mais baixas. Essas cobras, especialmente as jovens, são semi-arbóreas. Embora sejam bons nadadores, eles preferem estar em terra seca ou em árvores. Devido ao seu tamanho grande, eles tendem a se mover em linha reta, em vez de deslizar para frente e para trás como cobras menores.  Às vezes eles se escondem nas tocas de mamíferos de tamanho médio.

À noite, as boas caçam usando poços no rosto que lhes permitem detectar o calor do corpo de suas presas. Por se moverem devagar, as boas dependem de emboscar suas presas; por exemplo, eles podem atacar morcegos enquanto dormem nas árvores ou enquanto voam. Eles matam usando seus músculos poderosos para apertar o corpo da vítima.

Os cientistas pensaram que esse aperto sufoca suas presas, mas descobertas recentes mostram que a forte pressão das cobras na verdade restringe o fluxo sanguíneo no animal. A pressão é tão poderosa que o coração da presa não é capaz de superá-la e morre em segundos. Uma vez que o animal está morto, essas cobras engolem suas presas inteiras. Eles têm tubos especiais no fundo da boca que permitem respirar enquanto comem a refeição. As jiboias digerem seus alimentos com seus poderosos ácidos estomacais. Após uma grande refeição, eles não precisarão comer por várias semanas.

Ecdise

Como todas as cobras, elas precisam trocar a pele para crescer.  Quando estão despelando, as jiboias tendem a se estressar mais facilmente e, portanto, são mais agressivas, embora isso tenda a variar de cobra para cobra e entre populações.

Além disso, durante a ecdise, os olhos das jiboias se obscurecem quando uma substância lubrificante se desenvolve sob a velha camada da pele para proteger os olhos. Isso afeta a visão deles e, como resultado, eles geralmente ficam parados por alguns dias até que a visão volte ao normal.

Ecdise da Jiboia
Ecdise da Jiboia

Quando não estão nublados, as jiboias têm excelente visão. Juntamente com suas línguas, que coletam informações sensoriais como fazem para a maioria das cobras, os olhos das jiboias são as principais ferramentas pelas quais eles percebem o mundo, especialmente porque as jiboias não têm poços sensoriais de calor, como a maioria dos outros membros da família Boidae.

Dieta

Significativamente menor que as sucuris, as jiboias podem crescer até 3 metros de comprimento e pesar mais de 100 quilos.

Suas mandíbulas estão alinhadas com dentes pequenos e enganchados para agarrar e segurar presas enquanto envolvem seus corpos musculares em torno de sua vítima, apertando até sufocar. Os Boas comem quase tudo o que podem pegar, incluindo pássaros, macacos e porcos selvagens. Suas mandíbulas podem se esticar para engolir presas grandes inteiras.

Reprodução

As jiboias são ovovíparas, o que significa que dão à luz jovens. Dentro da mãe, as membranas transparentes individuais protegem os embriões regulando as temperaturas. Quando nascem, as cobras filhotes precisam abrir caminho através das membranas. O período de gestação é de cinco a oito meses, dependendo da temperatura local. As fêmeas dão à luz ninhadas que variam de 10 a 64 jovens, com a média em torno de 25.

Uma vez nascidos, os jiboias são totalmente independentes. Sua aparência não muda muito à medida que envelhecem, embora suas cores possam desbotar um pouco. As jiboias jovens tendem a passar muito tempo nas árvores.  À medida que crescem e se tornam mais pesados, passam mais tempo no terreno.  Atingem a maturidade sexual por volta de 2 ou 3 anos.

Nome Científico

Seu nome científico, Boa constrictor , é derivado das palavras gregas que significam o tipo de cobra (boa) e a compressão (constrictor).

Várias cobras diferentes são chamadas de “boas”, mas na verdade não são membros do  gênero Boa  . Muitos deles são populares como animais de estimação. Por exemplo, a  jiboia amarela jamaicana , ou simplesmente a “cobra amarela”, é membro de um gênero Boidae diferente,  (Epicrates subflavus).

Jiboia Esmeralda
Jiboia Esmeralda

Da mesma forma, a  jiboia esmeralda é uma cobra verde brilhante, também da família Boidae, mas não uma subespécie de  jiboia . Fiel ao seu nome, as jiboias de esmeralda (Corallus caninus) são tipicamente de uma cor verde deslumbrante, embora a sombra possa variar de grama clara e fresca a uma azeitona mais escura

Boas rosadas são cobras relativamente pequenas e também não são verdadeiras jiboias. Eles são membros da família Charinidae chamada Charina trivirgata . Eles crescem pouco mais de um metro.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *