Hoje vamos falar um pouco sobre esse animal pouco conhecido, por isso se você ficou curioso fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.
Tudo Sobre a Camurça
Nome Científico
Conhecido cientificamente como Rupicapra rupicapra, mas popularmente é chamado de Camurça.
Essa espécie é um antílope, é originária da região montanhosa da Europa, que engloba do oeste até o leste, além dos Montes Cantábricos, cordilheira dos Pireneus, Maciço Alpino e cordilheira dos Apeninos, Alpes Dináricos, Cárpato, cordilheira dos Bálcãs, maciço de Rila, High Rhodope, Montes Pindo, montanhas no nordeste da Turquia e Caucásia. Além de tudo isso, ainda foi inserido na Ilha Sul. Existem algumas subespécies desse animal que são bem protegidas pela União Européia, sob os cuidados de sua Diretiva Habitat.
Características do Camurça
Esse animal faz parte da subfamília Caprinae, dentro da família Bovidae, onde estão também as cabras e as ovelhas.
Dentro do gênero Rupicapra, são conhecidas 2 espécies, são elas:
- Rupicapra Rupicapra;
- Rupicapra pyrenaica.
Como podemos observar, o camurça é um animal da família bovidae, porém pequeno. Esse animal na fase adulta totalmente desenvolvido tem cerca de 70 a 80 cm de altura, de comprimento mede aproximadamente entre 1 m e 1,30 m, com relação a sua cauda, ela costuma ficar escondida e só aparece durante o acasalamento. A camurça macho pesa entre 30 e 60 kg, eles são um pouco maiores do que as fêmeas, elas podem pesar entre 25 a 45 kg. Ambos possuem chifres, eles tendem a ser retos e curtos, na ponta eles foram um gancho, no caso do macho, ele possui o chifre mais grosso. A coloração pode alterar um pouco conforme a estação, por exemplo no verão a pelagem tem uma cor marrom viva, já na época de inverno a pelagem se torna um cinza mais claro. Marcas próprias desse animal são algumas manchas brancas na lateral de sua cabeça que chama a atenção, na parte de baixo de seus olhos existe uma lista preta bem marcada, nas ancas uma cor branca, nas costas uma listra preta.
Os filhotes e a camurça mãe vivem juntos em um grupo composto por 15 a 30 animais, já no caso dos machos quando adultos costumam viver sozinhos, ao menos a maior parte do tempo. Dentro do período que vai do fim do mês de novembro até o começo de Dezembro na europa, os animais machos disputam a atenção da fêmea que ainda não acasalaram, para isso batalhas ferozes acontecem entre eles. Depois que a fêmea foi fecundada entra em um período gestacional que leva 170 dias, desse parto nascerá apenas 1 filhote, o nascimento deve ocorrer no mês de maio ou no começo de junho. É raro o caso de nascimento de gêmeos. Curiosamente, caso aconteça da mãe falecer, outras fêmeas do grupo podem assumir a responsabilidade de criar esse pequeno. O desmame desse filhote deve acontecer depois de 6 meses de vida, quando completa 1 ano de idade já é crescido. Por outro lado animais até os 3 a 4 anos de vida ainda não alcançaram a maturidade sexual, mesmo assim pode acontecer que fêmeas copulem por volta dos dois anos de vida. Quando os machos atingem a maturidade sexual, mesmo que jovens são praticamente expulsos de seu grupo por outros machos dominantes que podem chegar a matá-los, para fugir eles se vão e seguem vagueando sem local fixo para ficar até que consigam estar completamente maduros sexualmente por volta dos 8 e 9 anos de vida, tornando-se reprodutores.
Alimentação do Camurça
A alimentação desses animais inclui diversas espécies de vegetação, que pode incluir algumas ervas das terras altas no período do verão, gramíneas, árvores e arbustos com frutos no formato de cone, por exemplo pinheiros, já no inverno comem cascas e folhas bem finas de árvores. Possui hábitos diurnos, fica mais ativo durante o dia, embora descanse em torno de 12h, em noites claras de luar pode buscar alimentos.
Curiosidades Sobre o Camurça
A expectativa de vida em cativeiro desse animal é de 22 anos, já na natureza esses números caem para 15 a 17 anos. Alguns dos motivos para uma expectativa de vida menor na natureza são a predação, as epidemias e também os avalanches de neve. Infelizmente atualmente o homem é o maior predador desse animal. Antes na natureza os principais predadores da camurça eram o lince europeu, leopardo-iraniano e o lobo-cinzento, também poderiam ser predados por outros animais como urso-pardo e águia-real.
São animais muito rápidos e essa é sua melhor arma para escapar dos predadores, podem correr cerca de 50Km/h , são capazes de saltar na vertical 2 metros de altura, e atingir uma distância de 6 m.
Habitat do Camurça
Esse animal é originário da cordilheira dos Pireneus. Ele habita terrenos muito íngremes, muito irregulares e cobertos por rochas, com ascensões bastante altas , cerca de 3.600 m de altura. Na Europa esse animal durante o período de verão se refugia em local de clima mais ameno como Prados alpinos que fica em local mais alto, procuram altitudes superiores a 800 m para ficar durante o inverno em florestas que possuem pinheiros.
Caça da Camurça
A carne desse animal é bastante apreciada, por isso é bem popular a caça deles. A tática utilizada por seus caçadores é procurá-los em período que estão mais ativos e circulando como de manhã e à noite quando saem para comer, outra tática explorada é o fato desses animais estarem esperando ataques que vem de baixo, por esse motivo eles tendem a atacar por cima.
Nos países alpinos é comum a procura pelo tufo de penugem que está localizado atrás do pescoço do camurça, pois nessa região essa penugem serve de adorno para chapéus.
Camurça Pele
Conhecemos a camurça como um tipo de couro felpudo, e é confeccionado a partir da pele do animal, ela é agradável ao toque, é absorvente e de limpeza bem fácil, é utilizada também para polimentos visto que não risca nenhuma superfície. Apesar disso, outros animais também podem oferecer esse couro, como cabras domésticas, veado e ovelhas.