Hoje vamos falar um pouco mais sobre a águia careca, ela é a nossa estrela de hoje aqui no mundo ecologia. Então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante, tá bom?
Tudo Sobre a Águia Careca
Nome Científico: Haliaeetus leucocephalus. Popularmente conhecida como águia careca.
Essa é uma ave predatória e pode ser vista nos EUA, no Canadá e no México. Ela se alimenta de peixes, geralmente em água rasa. São duas subespécies existentes, ela mais a águia-rabalva. Elas costumam ficar perto de locais com água abundante onde não falta comida e podem caçar quando quiserem, além disso procuram também árvores mais velhas onde seja possível fazer ninho.
Esse animal se alimenta quase que roubando a presa com muita facilidade, como se alimenta basicamente de peixes ela se atira até a água e muito rapidamente agarra o peixe e vai embora.
Curiosidades Sobre a Águia Careca
- É dela o maior ninho de pássaro estadunidense já visto, não bastasse disso é dela também o record de maior ninho feito em árvores conhecido até hoje, isso comparando com qualquer outro animal. O ninho tinha 4 metros de profundidade, de largura total cerca de 2,5 m e pesava 1 tonelada,
- A água careca atinge sua maturidade sexual por volta dos 4 ou 5 anos de vida,
- Elas não são carecas, o nome na verdade vem de cabeça branca que é uma característica dessas águias. Uma águia careca adulta tem coloração marrom, mas a sua cauda e sua cabeça são de cor branca. Tanto a fêmea quanto o macho têm a mesma coloração, os machos são um tanto menores.
- Ela possui um bico bem avantajado e de cor amarela,
- Essa espécie é símbolo dos EUA, da liberdade e da coragem,
- Quase desapareceu no fim do século 20 nos EUA. Mas conseguiu se recuperar com o tempo, por isso em 1995 saiu da lista de animais ameaçados.
Características da Águia Careca
Falando das características dessa espécie, um animal saudável e maduro tem a sua plumagem na cor marrom bem intensa, mas a sua cabeça totalmente branca assim como a sua cauda. O comprimento de sua cauda é médio e tem um leve formato de prisma. Fêmeas e machos são diferenciados por conta do tamanho, onde a fêmea é ¼ maior que o macho. Algumas partes da águia são de cor amarela, como é o caso de sua íris, dos seus pés e de seu grande bico. Não possui plumagem em suas pernas, possui garras fortes que lhe permitem caçar facilmente apesar dos dedos encurtados. Essas garras além de manter firme o animal caçado, com a garra de trás ela consegue atravessar os órgão mais importantes dele o matando. O seu bico é encurvado, ela tem características muito marcantes e únicas.
Os filhotes são um pouco diferentes, a plumagem deste é um marrom intenso com algumas listras na cor branca um pouco confusas pelo menos até completar 5 anos de vida.
Essa espécie é conhecida como a ave rapinante de maior tamanho da América do Norte. Eles possuem ainda o condor-californiano, ele é ainda maior, mas é um comedor de carniça
Medidas da águia careca, ela mede cerca de 70 a 102 cm de comprimento. A medida de uma ponta da asa a outra aberta é de 1,8 a 2,3 m no total, pesam entre 3 a 6,3 Kg. Como os machos são menores as médias de peso ficam assim, as fêmeas pesam em média 5,6 Kg, enquanto os machos pesam em média 4,1 Kg.
Na realidade o tamanho desse animal vai depender um pouco do lugar que ela vive, isso de acordo com uma regra que diz que em regiões mais frias os animais são maiores e em regiões quentes eles são menores. Inclusive esse ponto pode ser observado na prática quando na Carolina da Sul esses animais costumam pesar cerca de 3,27 Kg e medem de uma ponta de asa a outra 1,88 m aproximadamente, já na Carolina do Norte o mesmo animal tem medidas maiores.
A Quase Extinção da Águia Careca
Infelizmente a ação do homem quase fez com que a águia careca sumisse do mapa. Um exemplo claro aconteceu no ano de 1970, quando o número desses animais passou a ser contado, eram vistos apenas 417 ninhos da espécie. Um dos motivos disso é a contaminação dos lagos com produtos químicos utilizados na agricultura, com isso muitos peixes acabaram morrendo deixando as águias sem alimento. Nos dias de hoje existem sérias consequências para quem depreda o habitat do animal ou ainda insiste na caça.
Algumas ações tiveram que ser tomadas para evitar o pior. Foi necessário prender esses animais em gaiolas para que ficassem protegidos dos caçadores ao menos por um tempo. Estamos falando do símbolo dos EUA, por isso o trabalho foi incansável na tentativa de não extinção da espécie, foram criadas leis específicas, a fiscalização foi intensa e diversas ongs colaboraram com o trabalho e assim conseguiram juntos que o número de animais aumentasse. O que dificulta isso é o fato dessa espécie demorar muito para se reproduzir, somado ao fato de que elegem um único par para a vida toda. Além disso, na maior parte das vezes esses animais colocam poucos ovos, e no percurso apenas um consegue se vingar.
A Importância da Águia Careca para os Americanos
Essa ave forte e nobre transmite coragem e liberdade. Por todas essas características é que no ano de 1782 ela foi eleita para ser símbolo dos EUA, isso logo depois do confronto que aconteceu entre eles e a Inglaterra.