Vivemos em um planeta (e principalmente em um país) que apresenta uma fauna extremamente rica e diferente de tudo que estamos acostumados a ver, o que fez com que as pessoas ficassem adultas sem entender realmente como os animais que dividem o planeta com a gente eram.
Assim, ouvimos falar todos os dias em diversas espécies animais mas acabamos por não fazer a mínima ideia de como esses animais são, principalmente porque cada espécie tem uma maneira diferente de agir e viver de acordo com os seus costumes e local de habitação.
O tuco tuco é um animal muito presente no Brasil que vem se tornando cada vez mais popular, mas a verdade é que a grande maioria da pessoas ainda não ouviu falar sobre essa espécie animal, principalmente no caso de pessoas que vivem em áreas em que ela não está presente.
Portanto, neste artigo decidimos falar um pouco mais sobre o tuco tuco de maneira geral e de forma que você entenda as curiosidades sobre esse animal de um jeito bem simples, aprendendo mais sobre ele de forma descontraída! Por isso, continue lendo o artigo para aprender 4 curiosidades que você com certeza ainda não sabe sobre o tuco tuco.
Curiosidade 1: Nome popular
O nome popular é uma excelente maneira de demonstrar a cultura de um povo, já que por meio dele animais recebem nomes completamente diferentes de suas nomenclaturas científicas, o que causa até mesmo um espanto em alguns casos.
É interessante lembrarmos que na maioria das vezes o nome popular diz muito sobre o animal e também sobre a cultura do povo e deu o nome, já que um único animal pode ter diversos nomes científicos diferentes de acordo com o idioma que é levado em consideração, por exemplo.
No caso do tuco tuco, esse já se trata de um nome popular diferente do nome científico. Porém, ele possui mais um: marmota dos pampas. A verdade é que o nome já é bem autoexplicativo, mas ele existe justamente porque diz-se que esse animal se parece com uma marmota, e ele vive nos pampas.
Portanto, essa é uma curiosidade muito interessante sobre o tuco tuco. Quando você for para algumas regiões do Brasil, você ouvirá ele ser chamado por esse outro nome e então já entenderá de qual animal se trata, viu como o nome popular pode ser algo interessante de se estudar?
Curiosidade 2: Habitat natural
Estudar o habitat natural de um animal pode parecer algo extremamente simples e sem muita coisa interessante para se saber, mas a verdade é que isso é uma grande curiosidade. Isso porque muitas pessoas se interessam por encontrar os animais que estudam nas vidas reais, e aí entender mais sobre o local em que eles vivem com certeza é uma excelente maneira de saber mais sobre a espécie de uma maneira descontraída.
No caso do tuco tuco, podemos dizer que esse animal pode ser encontrado na América do Sul, e é claro, isso inclui o nosso país. O mais interessante disso tudo é que dentre as 6 espécies de tuco tuco existentes no Brasil, 5 delas estão presentes no Rio Grande do Sul, e é por isso que podemos dizer que esse animal está mais adaptado a climas um pouco mais frios, apesar de estar na América do Sul.
Assim, a título de curiosidade agora você já sabe exatamente onde essa espécie pode ser encontrada quando você estiver em busca de um tuco tuco para ver e até mesmo para estudar sobre o animal mais de perto. Viu como é interessante aprender cada vez mais sobre esses temas?
Curiosidade 3: Número de cromossomos
Os cromossomos são basicamente a carga genética que todos ser vivo existente no mundo possui, abrangendo desde o mais simples até o ser mais complexo que se pode imaginar.
Geralmente, cada ser vivo possui um número de cromossomos definidos, o que basicamente significa que todos nascerão com o mesmo número de cromossomos e cada espécie possui um número específico para isso.
Porém, a grande verdade é que o tuco tuco se destaca nesse caso, porque com ele não é assim que o número de cromossomos funciona. Basicamente porque cada exemplar de tuco tuco possui um número de cromossomos diferentes, dificultando o trabalho dos cientistas e fazendo com que não exista um padrão de número de cromossomos.
Isso pode ser explicado por teses muito complexas, mas é interessante você perceber que esse animal traz grandes avanços nas pesquisas científicas por conta dessa característica tão diferente e, acima de tudo, extremamente inesperada no começo dos estudos.
Portanto, agora você já sabe mais uma curiosidade que com certeza quase ninguém sabe sobre o tuco tuco, envie esse post para seus amigos para que eles também aprendam com você diversas curiosidades completamente desconhecidas sobre os tuco tucos!
Curiosidade 4: Nome científico
Já falamos anteriormente que o nome popular se trata de uma grande curiosidade na hora de se estudar uma espécie, e isso realmente é verdade, assim como o nome científico também é muito interessante.
Ao contrário do nome popular, podemos dizer que o nome científico é único e por isso cada espécie de ser vivo no mundo possui um nome científico que não se modifica com o passar do tempo e nem de acordo com o idioma, já que ele é justamente grafado em latim.
Além disso, podemos também dizer que o nome científico simples sempre será baseado em dois termos, já que o primeiro demonstra o nome do gênero do ser vivo enquanto o segundo demonstra o nome da espécie do ser vivo.
Nesse caso, podemos dizer que o nome científico do tuco tuco é Ctenomys; isso porque esse é apenas o nome do gênero e existem diversas espécies diferentes de tuco tuco, sendo que todas elas possuem o nome começado no termo Ctenomys.
Logo, essas foram curiosidades interessantes sobre o tuco tuco que você com certeza ainda não sabia, principalmente porque esse animal não é tão conhecido assim!
Quer aprender ainda mais com nossos artigos? Então confere esse texto novo que temos para você: Traça de Bruxa Branca: Características, Nome científico e Fotos