Os tucanos-toco, cujo nome científico é Ramphastos toco, prosperam em uma grande variedade de habitats e locais em grande parte da região neotropical. Eles são nativos dos países da Argentina, Peru, Guiana Francesa, Bolívia, Paraguai, Suriname e Brasil. Estudos mostraram uma correlação entre a ampla variedade de tucanos- toco e a disponibilidade de frutos carnudos, que compõem a maior parte da dieta do tucano.
Os toco-tucanos são mais comumente encontrados em áreas secas semi-abertas, que incluem regiões como florestas, savanas, plantações e outras regiões que consistem em árvores espalhadas. No Brasil, toco tucanos foram encontrados em abundância no “cerrado”.
O cerrado do Brasil consiste em florestas de savana, semi-decídua e galeria ao redor dos corredores dos rios. São frugívoros de copa que dependem muito da disponibilidade de plantas de frutificação sazonais. Os tucanos se deslocam, portanto, de um habitat e região para outro, a fim de satisfazer suas necessidades alimentares. Esta espécie é normalmente encontrada em altitudes baixas. No entanto, eles foram vistos em elevações de até 1750 m ao redor da cordilheira dos Andes da América do Sul.
Características dos Tucanos-Toco
Os tucanos são reconhecidos como as maiores espécies da família dos tucanos e exibem o maior bico em relação ao tamanho do corpo de todas as aves. Esse bico grande de cor amarelo-laranja com uma marcação preta distinta na ponta da nota é a característica mais notável do tucano- toco. É responsável por um vigésimo da massa total do tucano, além de contribuir com um terço do comprimento total da ave. Os tucanos pesam entre 592 e 760 g. e medem 61 cm. de comprimento.
Esta espécie tem o que parece ser uma íris azul, mas é de fato uma fina camada de pele que circunda o olho. O círculo azul é coberto por um anel adicional de pele alaranjada que contribui para a aparência física colorida dos tucanos. Sua taxa metabólica basal é estimada em 8,72 cm em cubos de oxigênio por hora. O dimorfismo sexual está presente nessa espécie de tucano. Medidas e observações revelam diferenças físicas entre homens e mulheres. Os tucanos masculinos adultos são geralmente maiores que as fêmeas adultas.
Reprodução dos Tucanos-Toco
A época de reprodução dos tucanos ocorre na primavera. As cavidades das árvores são o local típico de nidificação, onde uma única postura de 2 a 4 ovos é colocada pela fêmea. Os tucanos se reproduzem anualmente e têm filhotes altriciais. Os filhotes têm a pele nua, olhos fechados e desamparados até aproximadamente 6 a 8 semanas depois. Nesse momento, os jovens começam a desenvolver seu bico característico e logo se desenvolverão. Os tucanos se tornam sexualmente maduros em 3 a 4 anos.
Ambos os pais se revezam na incubação dos ovos na pequena cavidade de uma árvore onde o ninho está situado. Verificou-se que os ninhos desta espécie estão alinhados com sementes de manduvi regurgitadas da árvore de manduvi (Sterculia apetala), sugerindo que os pais podem providenciar filhotes com esse fruto. Os jovens permanecem no ninho por cerca de 6 a 8 semanas.
Hemocromatose em Tucanos-Toco
Uma vida útil de 20 anos é normalmente vista em tucanos selvagens com uma vida útil máxima registrada de 26 anos. Em cativeiro, essa espécie de tucano costuma ter uma vida útil mais curta, de aproximadamente 18 anos. Os toco-tucanos criados em cativeiro geralmente sofrem de doença de armazenamento de ferro, que às vezes é chamada de hemocromatose. Essa doença pode levar a uma vida desconfortável do tucano, envolvendo emaciação, dispneia e perda de penas, e pode levar à morte do pássaro.
Como a dieta dos toco tucanos é principalmente de frutas, que envolve uma baixa ingestão de ferro, eles parecem desenvolver órgãos muito absorventes de ferro. Quando uma quantidade tóxica de ferro se acumula no fígado do pássaro devido à dieta rica em ferro que muitos desses tucanos em cativeiro são alimentados, os pássaros vem a desenvolver esta doença.
Interação Social dos Tucanos-Toco
Os tucanos são pássaros muito sociais e vivem em bandos de aproximadamente seis membros. Esta espécie é muito móvel devido à constante mudança de frutos disponíveis em regiões de sua área geográfica. Embora as cores brilhantes de seu bico camuflem com sucesso essa espécie no dossel da floresta, suas vocalizações barulhentas parecem derrotar o objetivo de sua camuflagem.
Os tucanos são comunicadores muito barulhentos com vários meios de produção de som. O repertório deles consiste em um coaxar profundo e repetido de forma consistente. Uma chamada barulhenta também é uma forma comum de conversa nessa espécie. Além da comunicação vocal, eles usam o clacking de notas como forma de comunicação auditiva. Como todos os pássaros, os tucanos percebem seu ambiente através de estímulos visuais, auditivos, táteis e químicos.
Mesmo que tucanos toco atacam os ovos de araras azuis em perigo (Anodorhynchus hyacinthinus), essas araras são, na verdade indiretamente dependente dos tucanos. Como as araras-jacintos quase sempre nidificam nas cavidades da árvore de manduvi, que depende dos serviços de dispersão de sementes fornecidos pelos toco-tucanos, as araras-jacintos são indiretamente dependentes dessa espécie de tucano.
Dieta do Tucano-Toco
Os toco-tucanos são frugívoros de copa cuja dieta é composta principalmente de frutas, mas são considerados um alimentador oportunista. Eles também ocasionalmente alimentar de vários tipos de insectos e ovos de outros pássaros, incluindo aqueles de araras azuis em vias de extinção (Anodorhynchus hyacinthinus). Sua ampla gama geográfica de habitats se deve em parte ao comportamento de forrageamento e à dieta de frutas brevemente disponíveis. As fontes alimentares incluem os frutos de árvores como jenipapo (Genipa americana), agarrapolo (Ficus luschnathiana), pumpwood Ambay (cecropia pachystachya).
Os grandes bicos do toco-tucano são a principal ferramenta de forrageamento que permite que os pássaros cheguem aos buracos das árvores e colhem frutos dos galhos próximos. Os tucanos são únicos, pois não usam a língua no processo de engolir alimentos. Em vez disso, eles colocam um pedaço de fruta entre o final do bico e inclinam a cabeça para trás em um ângulo de aproximadamente 180 graus. Isso faz com que o item alimentar se projete diretamente na faringe.
Ameaças ao Tucano-Toco
Embora as características coloridas de toco tucanos fornecer camuflagem adequada no dossel da floresta, predadores comuns incluem onça-pintada (Panthera onca), cobras (ordem Serpentes), quatis (Nasua e Nasuella espécies), e águias (Accipitridae).
Devido à atração natural pelas notas coloridas e ímpares dos tucanos, os guias turísticos de muitos países da América do Sul oferecem viagens para vê-los em seu habitat natural. Além disso, muitos jardins zoológicos tentam preservar a beleza natural deste pássaro em um ambiente seguro e agradável para as pessoas. Os tucanos também são encontrados no comércio de animais de estimação.
O estado de conservação das espécies de tucanos-toco são considerados “menos preocupantes” . Isso se deve à ampla faixa e ao status bastante comum dessa espécie em seus habitats designados e faixa biogeográfica.