A família dos tucanos pertence aos pica-paus. Os cientistas compartilham cinco gêneros e mais de 40 subespécies de tucanos. Eles diferem em tamanho, peso, cor da plumagem e formato do bico. O pássaro foi descrito pela primeira vez no século XVIII.
Algumas Espécies De Tucanos Florestas Úmidas Dos Andes Da Bolívia À Venezuela:
A. hypoglauca – Blue andigen;
A. laminirostris – Escamoso e antígeno;
A. cucullata – andigen de cabeça negra;
A. nigrirostris – andigen-de-bico-preto.
Aulacorhynchus possui 11 espécies do México, América Central e do Sul.
Vive Em Florestas Úmidas E Terras Altas:
A. wagleri – tucano de Wagler;
A. prasinus – Tucano esmeralda;
A. caeruleogularis – Tucano-de-pescoço-azul;
A. albivitta – Tucano-andino;
A. atrogularis – Tucano-de-pescoço-preto;
A. sulcatus – Tucano de cara azul;
A. derbianus – Toucanet Derby;
A. whitelianus – Tukuy Tepui;
A. haematopygus – Tucano de cordeiro framboesa;
A. huallagae – tucano de sobrancelha amarela;
A. coeruleicinctis – tucano-de-bico-cinzento.
Pteroglossus – 14 Espécies Desse Gênero Vivem Nas Florestas E Bosques Da América Do Sul:
P. viridis – Arasari verde;
P. inscriptus – Arasari manchado;
P. bitorquatus – Arasari de duas faixas;
P. azara – Arasari de garganta vermelha;
P. mariae – Arasari Burrocked;
P. aracari – Arasari de pescoço preto;
P. castanotis – Arasari de orelhas castanhas;
P. pluricinctus – arasari multibanda;
P. torquatus – Arasari de colarinho;
P. sanguineus – Arasari-de-bico-listrado;
P. erythropygius – Arasari de bico brilhante;
P. frantzii – Firebeak Arasari;
P. beauharnaesii – Arasari encaracolado;
P. bailloni – antígeno de peito dourado.
Ramphastos Possui 8 Espécies Que Vivem No México, América Central E Do Sul:
R. dicolorus – Tucano-de-peito-vermelho;
R. vitellinus – Tucano-ariel;
R. citreolaemus – Tucano-de-pescoço-limão;
R. Brevis – tucano de Chokos;
R. sulfuratus – tucano-arco-íris;
R. Toco – Tucano grande;
R. tucanus – Tucano-de-peito-branco;
R. ambiguus – Tucano de pescoço amarelo.
Selenidera vive nas planícies da América do Sul, a uma altitude abaixo de 1.500 metros acima do nível do mar.
Aparência e Recursos
Todas as 43 espécies de tucanos têm um bico excepcional. Esta parte do corpo do pássaro atrai a atenção dos observadores de pássaros. Capítulos inteiros nos livros de biologia são dedicados aos tucanos, descrevendo a cor, forma, força da mordida e derrame.
O bico dos tucanos é coberto com uma cobertura de chifre confiável. Sua coloração incomum deu nome a algumas espécies: tucanos malhados, bico preto, bico cinza e dedos listrados. De fato, a cor do bico é muito maior – amarelo, limão, laranja, azul, verde, vermelho e marrom. Todos eles são combinados com inserções brilhantes e parecem vitrais. A forma e o tamanho do bico do pássaro merecem uma descrição separada. Um total de 8 formulários são conhecidos. Todos eles são fundamentalmente semelhantes e se assemelham a uma semente de girassol alongada e um final curvo. O bico é achatado horizontalmente, o que permite que o tucano o manipule em buracos estreitos em busca de comida. Apesar do tamanho impressionante do bico, que às vezes atinge 50% do comprimento do corpo, é bastante leve. O peso do bico é ondulado a partir da estrutura interna do tecido. As placas ósseas são interconectadas como um favo de mel e, assim, criam uma estrutura rígida.
Devido aos entalhes ao longo da linha do bico, que se assemelham aos dentes de predadores pré-históricos voadores, acreditava-se que os tucanos são aves de rapina carnívoras. Anos de observação não confirmaram a teoria. Tucanos não comem sua própria espécie. Mesmo o peixe não está incluído em sua dieta. Esses pássaros são comedores de frutas. O bico do tucano é um dispositivo de refrigeração. Os termovisores mostraram que o bico irradia calor, o que significa que é através dessa parte do corpo que o tucano esfria o corpo. A forma e o tamanho do bico podem variar dependendo da idade do pássaro. Nos bebês, a parte inferior do bico é muito maior. Com o tempo, estabiliza e adquire uma curvatura natural.
Curiosidades
- Os tucanos têm uma língua muito longa.
- Este órgão cresce até 14 centímetros.
- Seu tamanho é devido ao tamanho do bico.
- A língua tem uma superfície áspera pegajosa.
- O tamanho dos pássaros grandes chega a 70 cm, os pequenos crescem até 30 cm e o peso raramente ultrapassa os 700 gr.
- Pequenas pernas fortes têm dedos emparelhados.
- Um pescoço curto e móvel permite que você torça a cabeça.
- A plumagem é brilhante, contrastante, combina várias cores ao mesmo tempo. Quase todo o corpo é coberto por penas azuladas pretas ou escuras, com exceção da garganta, que é branca.
- As asas não estão adaptadas para vôos contínuos longos.
- O comprimento do cinto caudal é de 22 a 26 cm e os olhos são delimitados por um anel de pele azul que delimita a pele alaranjada.
- A cauda é longa, pode atingir 14-18 cm.
Onde Encontro Esses Animais?
Os pássaros vivem principalmente nos trópicos baixos. A exceção são as espécies de montanha do gênero Andigena. Eles atingem um clima temperado em grandes altitudes nos Andes e são encontrados até a linha das florestas das montanhas. Andigena é encontrada no sul da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia Central e Venezuela. Seu habitat são florestas alpinas úmidas e ricas em alimentos.
O Que Eles Comem?
Entre as iguarias mais populares estão bananas de tamanho médio, pera espinhosa brilhante, carambola amarela, bagas de guanal. Os tucanos preferem de forma geral frutas. Foi observado mais de uma vez que os pássaros preferem frutas e bagas de cores vivas. Existe uma teoria de que esses alimentos são claramente visíveis e fáceis de encontrar e por isso atrai os tucanos. As goiabeiras fornecem aos tucanos frutas com sabor e cheiro variados: morangos silvestres, maçãs e peras. Os pássaros adoram o saudável e oleoso abacate. Tucanos não se importam de comer insetos. Sentados em árvores velhas, eles pegam aranhas, mosquitos, lagartas ricas em proteínas. Alimenta-se de formigas argentinas, besouros, insetos e borboletas.
Na dieta dos tucanos existem pequenos répteis. Lagartos, anfíbios, pernilongos, pererecas, tegu e cobras delgadas. Os tucanos gostam de se deliciar com os ovos de outros pássaros. Especialmente isso acontece durante a alimentação de seus próprios filhotes. Tucanos comem flores e sementes de árvores. Esse recurso da dieta permite espalhar as sementes de plantas selvagens raras para novos territórios. Então, os tucanos enriquecem a flora do habitat.
Por causa dos entalhes ao longo de todo o comprimento do bico, os tucanos eram considerados aves de rapina. Os naturalistas, que foram os primeiros a descrever os pássaros, consideraram as formações de bico como dentes fortes e poderosos. Acreditava-se que os tucanos capturam presas e as rasgam. De fato, na dieta dos tucanos não há nem mesmo um peixe. Os pássaros se alimentam de frutas. Um bico longo e entalhes não simplificam a refeição, mas a complicam. Os pássaros precisam começar a frutificar duas vezes, pois simplesmente não conseguem engolir alimentos inteiros.
Algumas Espécies de Pássaros Ameaçados de Extinção
1. Kakapo
2. Tucano-De-Bico-Preto
3. Arara-Azul-Grande
4. Aves-Do-Paraíso
5. Quetzal
6. Pica-Pau-Do-Parnaíba
7. Gavião-De-Pescoço-Branco
8. Soldadinho Do Araripe
9. Crax Rubra
10. Jacu-Cigano