Tucano (família Ramphastidae), nome comum dado a inúmeras espécies de aves da floresta tropical americana, conhecidas por suas contas grandes e surpreendentemente coloridas.
O termo tucano derivada de partir tucano , um termo brasileiro nativo para o pássaro é usado no nome comum de cerca de 15 espécies (Ramphastos e Andigena ), e o aracaris e toucanets são aves muito semelhantes menores da mesma família que também são considerados tucanos, elevando o número total de espécies para cerca de 35, todas são nativas das florestas tropicais da América do Sul e Central. O tucano-de-peito-branco é o segundo maior deles, somente depois do toco-tucano.
Características do Tucano-de-Peito-Branco
Tucano-de-peito-branco têm uma plumagem principalmente preta, com peito e garganta brancos e marcas vermelhas nas asas, no peito e nos bicos. Os tucanos são conhecidos por seus bicos extremamente grandes; em comparação com o tamanho do corpo, eles têm os maiores bicos de todos os pássaros. Os bicos nos tucano-de-peito-branco podem variar de marrom-escuro a preto com dicas de leitura, e uma linha amarela no topo que combina com as cores amarela e azul-celeste ao redor dos olhos.
Os maiores tucanos, com até 60 cm de comprimento, são espécies de Ramphastos . Um exemplo comum em jardins zoológicos é o tucano da Amazonia (Ramphastos dicolorus). Outro morador comum do zoológico é o tucano de peito amarelo (Ramphastos sulfuratus ), com cerca de 50 cm de comprimento. É principalmente preto com amarelo limão na face, garganta e peito, vermelho brilhante sob a cauda e marcas multicoloridas na nota.
O bico do tucano podem ter um terço do comprimento total do pássaro . Embora a conta pareça pesada, ela é composta de ossos extremamente leves, cobertos com queratina – o mesmo material que as unhas humanas. Os nomes comuns de várias espécies, como o tucano com mandíbula castanha , o aracari-de-bico-vermelho e tucano com sulcos amarelos, descreve seus bicos, que geralmente são coloridos em tons pastel de verde, vermelho, branco e amarelo.
Essa coloração é provavelmente usada pelas aves para o reconhecimento das espécies, pois muitos tucanos têm padrões e coloração corporal similares – principalmente pretos com uma cor de peito ousada. Acredita-se também que o projeto tenha um efeito assustador sobre outras aves, incluindo os falcões. As asas dos tucanos são curtas e arredondadas, e a cauda geralmente é longa; essas características, juntamente com a conta grande, fazem com que os tucanos desajeitadamente aviem.
Habitat do Tucano-de-Peito-Branco
Tucano-de-peito-branco podem prosperar na maioria dos ecossistemas em sua área, incluindo florestas tropicais de planície, savanas, florestas secessionais em estágio avançado e florestas maduras perto da água. Também forrageia em clareiras, bordas de florestas, florestas secundárias, bordas de florestas, trechos de florestas, plantações, pastagens e manguezais.
Algumas fontes afirmam que o tucano-de-peito-branco ocorre apenas na Amazônia do nordeste, a leste do Rio Negro e sul da amazônia para os estados do Pará e Maranhão no Brasil. Outras fontes, no entanto, oferecem uma gama muito mais ampla; isso pode ser devido a incertezas em torno de sua taxonomia e sistemática.
Os tucanos vivem em bandos e, mais comumente, em pares que se movem por grandes extensões de floresta em busca de frutas, com voo ondulado e bastante fraco, raramente fazendo saltos que excedem 100 m. de distância. Suas dietas podem incluir insetos e lagartos, embora essa espécie seja principalmente uma comedora de frutas arbórea.
Reprodução
Os ninhos não são alinhados, mas os dois a quatro ovos brancos brilhantes que são depositados a cada ano repousam em algumas lascas de madeira criadas ao aumentar a abertura ou em vários tipos de sementes regurgitadas coletadas para esse fim, em árvores ocas ou em ninhos de pica-pau abandonados.
Ambos os pais vão incubar os ovos e estes levam cerca de 14 a 15 dias para eclodir. Os pais compartilham da mesma forma os deveres de incubação, mas raramente ficam sentados no ninho por mais de uma hora de cada vez e os ovos geralmente são deixados descobertos.
Os filhotes nascem nus, cegos e com uma pequena conta, e têm almofadas especiais nos calcanhares, que os ajudam no ninho áspero. Após 16 dias, os filhotes nascem cegos, sem deixar vestígios na pele rosada. O bico não é digna de nota até cerca de 16 dias de idade, quando assume as características distintivas do tucano e requer até quatro meses para se desenvolver completamente. As penas começam a se expandir às 4 semanas.
Ambos os pais alimentam os filhotes e levam cerca de seis semanas para deixar o ninho. Quando o fizerem, os pais continuarão a alimentar os jovens por várias semanas. A criação em cativeiro requer atenção a vários detalhes. Até criadores de sucesso relatam taxas tão baixas quanto 30% para a incubação de ovos.
Sonorizações
Tucano-de-peito-branco produzem um belo som de matiz eeo, que pode ser facilmente ouvido na floresta e, ao contrário de outros pássaros, sua atividade de canto aumenta à medida que o dia passa, enquanto o tucano-de-bico- amarelo é descrito como uma música estridente .
Tucanos estão entre os mais ruidosos pássaros da floresta; seu repertório inclui latidos barulhentos, chamadas de trepidação e grasnidos duros. Espécies maiores pousam alto no dossel e fazem barulhos altos que são acompanhados de movimentos ritualizados da cabeça e da conta. As vocalizações agem como convocações que atraem grupos de pássaros para bons locais de forrageamento. Esses sons também parecem funcionar no reconhecimento de espécies, já que espécies semelhantes de tucanos que vivem no mesmo habitat têm chamadas inconfundivelmente diferentes.
Tucano-de-peito-branco são listados como espécie vulnerável quanto a sua preservação. Suas populações estão diminuindo e estão em perigo. Sua maior ameaça é a redução de seu habitat. Suas lindas cores e seus grandes bicos os tornam muito atraentes para o comércio de animais silvestres.
Fatos Sobre os Tucanos
Eles têm uma vida bastante longa, com uma vida útil de cerca de 20 anos.
Os juvenis são notavelmente mais curtos, mais negros e com plumagem mais sombria.
O ritual de acasalamento é um caso divertido para os tucanos, que jogam frutas um no outro.
Como todas as outras atividades, o ninho acontece no alto das áreas vazias das árvores.
O bico não é eficaz para escavação ou qualquer outro tipo de trabalho de escavação extenso e, portanto, eles devem contar com furos já formados por outros animais.