Home / Animais / Tucano-de-Mandíbula-Castanha: Características, Habitat e Fotos

Tucano-de-Mandíbula-Castanha: Características, Habitat e Fotos

O tucano-de-mandíbula-castanha, cujo nome científico é Ramphastos swainsonii, pode ser encontrado na América Central e na costa noroeste da América do Sul.  A casa dessa espécie se estende até o norte, ao sudeste de Honduras, e continua para o sul, na Venezuela e no leste do Equador. Comumente encontrado na bacia de Magdalena, que se estende da costa oeste da Colômbia ao leste do Equador e do nordeste a Honduras.

Habitat do Tucano-de-Mandíbula-Castanha

O Tucano com mandíbula castanha, ou Tucano-de-Swainson  é um pássaro  que se reproduz do leste de Honduras ao norte da Colômbia e ao oeste do Equador. Esta espécie é substituída do sul da Colômbia até o leste do Peru pelo tucano de mandíbula negra (Ramphastos ambiguus), com o qual às vezes é confundido. Os nomes científicos e alternativos em inglês comemoram o ornitólogo e artista inglês William Swainson.

Este grande frugívoro vive no dossel das florestas úmidas das terras baixas e das terras altas. Na Costa Rica, é mais comum nas planícies de florestas úmidas do Caribe, com declives de até 1.200 m.; no lado do Pacífico, é comum entre as planícies ao longo da Cordilheira de Talamanca até Carara.

Este tucano é distribuído entre florestas úmidas e limites florestais. Tende a ocupar os dosséis das florestas tropicais e também é conhecido por voar entre as clareiras ou áreas semi-abertas entre as árvores.

Características do Tucano-de-Mandíbula-Castanha

Como outros tucanos, o mandíbula castanha é bem marcado e tem um bico grande. O macho tem 56 cm de comprimento e pesa 750 g. A fêmea menor tem tipicamente 52 cm de comprimento e pesa 580 g.  Juntamente com Ramphastos sulfuratus, o adulto tucano-de-mandíbula-castanha é um dos maiores tucanos. O bico sozinho pode atingir até 15 a 20 cm, dependendo do sexo e da idade.

Como muitos tucanos, este pássaro é colorido. A cor principal é preta com manchas de diferentes tonalidades no corpo. O traseiro e a parte superior das costas são um tom de marrom. Possui um “babador” amarelo na área da garganta e no peito, que é delimitado na parte inferior por uma linha branca estreita, seguida por uma faixa vermelha. A garupa do pássaro é branca com um crissum vermelho – as penas ou a área ao redor da abertura cloacal de um pássaro. A área ao redor do olho é verde-amarelada e a íris é verde-oliva.

Características do Tucano-de-Mandíbula-Castanha
Características do Tucano-de-Mandíbula-Castanha

O bico também é colorido. A base é vermelha escura, ficando enegrecida em direção à ponta da mandíbula inferior, na maxila, é amarelo-enxofre (castanho). As pernas são azuis brilhantes. O jovem tucano  não é tão colorido. É um preto fuligem com um “babador” amarelo opaco e um crissum vermelho mais pálido.  A plumagem é principalmente preta, com forte sufusão marrom na coroa, na nuca, na parte superior das costas e no peito. Babete amarelo profundo delimitado por uma linha estreita de branco, seguido por uma linha mais larga de vermelho. Coberturas de cauda superiores brancas, e coberturas de cauda vermelhas vermelha.

Reprodução do Tucano-de-Mandíbula-Castanha

O tucano com mandíbula castanha constrói o seu ninho em cavidades de árvores, onde 2 a 4 ovos brancos são depositados. Essas cavidades são resultado de decomposição ou de um antigo buraco de pica-pau em uma grande árvore morta.

Ninho de Tucano
Ninho de Tucano

Sabe-se que a época de reprodução ocorre do início de abril ao início de junho. O período de incubação pode durar de 17 a 19 dias, e o período de criação pode durar de 5 a 6 semanas. Por volta das 9 semanas de idade, os juvenis se auto-alimentam .

Comportamento

O chamado do tucano com mandíbula castanha é dado para manter contato enquanto o rebanho viaja no estilo “siga meu líder” por entre as árvores, mas também em coro durante a noite.  Existem vários sons estridentes e uivos deste pássaro. O pássaro que chama geralmente levanta a cabeça e o bico e, junto com um movimento de um lado para o outro, empurra a cabeça para cima e move a cauda rapidamente para cima e para baixo. Mais perto da noite, bandos se reunirão em árvores ou em altos obstáculos mortos e chamarão coro. Eles geralmente serão respondidos por outro grupo à distância. Junto com essas chamadas, este tucano foi ouvido emitindo um chocalho rápido e muito alto.

Pequenos bandos, geralmente constituídos por 3 a 12 aves, se movem pela floresta em um voo ondulado, raramente viajando mais de 100 m. de cada vez, mantendo-se entre a densa folhagem durante as partes mais quentes do dia e ficando ativa ao redor do pôr do sol.

Hábitos Alimentares

O tucano com mandíbula castanha é principalmente frugívoro. No entanto, sua dieta também é complementada com insetos, cobras e lagartos ocasionais e outras aves aninhadas.

Tucano com Mandíbula Castanha Comendo Fruta
Tucano com Mandíbula Castanha Comendo Fruta

Ele segura itens maiores embaixo do pé enquanto o rasga. Este tucano come uma variedade de frutas, incluindo diferentes sementes, bagas, drupas, ariloides e frutas. Eles também caçam ovos de aves, filhotes e lagartos.

Ecologia

Este tucano tem um importante papel ecológico como dispersor de sementes de certas árvores como Virola; se, no entanto, uma árvore individual produz muitos frutos ao mesmo tempo, o tucano pode ficar por perto e comer muito dele, e não dispersa as sementes. O tucano com mandíbula castanha é geralmente visível no dossel, mas às vezes precisa procurar no sub-bosque ou no chão da floresta por pequenos animais para completar sua dieta.

Cor do Tucano com Mandíbula Castanha
Cor do Tucano com Mandíbula Castanha

A cor bonita deste pássaro os torna excelentes exibições em zoológicos. Eles também são animais de estimação inteligentes e brincalhões. Eles são muito resistentes e fáceis de gerenciar. Existem vários requisitos-chave para a criação bem-sucedida em cativeiro: clima quente moderado, registro de ninhos adequado, qualidade adequada do ar e dieta com pouco ferro.

O Tucano com mandíbula castanha é classificado como Menos Preocupação. Não se qualifica para uma categoria mais em risco de extinção.  A industrialização das cidades e a destruição de habitats colocam essa espécie em risco.

Folclore Sobre os Tucanos

Muitas pessoas relacionam o nome “tucano” a uma figura popular em caixas de cereal. No entanto, na América Central e do Sul, o tucano não está associado a esses pensamentos alegres. Muitas tribos da região acreditam que o tucano esteja associado a espíritos malignos e que a encarnação o animal é a encarnação de um demônio.

Em certas práticas, o pai de um filho novo não deve consumir a carne de um tucano ou pode amaldiçoar o filho recém-nascido. Existem algumas crenças positivas associadas a este pássaro também. Esse animal pode ser um totem tribal ou o curandeiro pode usá-lo como uma encarnação para voar ao mundo espiritual.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *