Home / Animais / Tucano-de-Bico-Preto: Características, Habitat e Fotos

Tucano-de-Bico-Preto: Características, Habitat e Fotos

O tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) é uma ave quase passeriforme que se reproduz em Trinidad e na tropical América do Sul até o sul do Brasil e da Bolívia central. Ocorre no noroeste da Colômbia, a leste, na maior parte do norte e centro da América do Sul, incluindo toda a Amazônia; e também é encontrado nas florestas atlânticas do sudeste do Brasil. Eles ocorrem nas áreas de floresta, com preferência por regiões úmidas. Localmente, elas se estendem para regiões mais secas, principalmente ao longo de vias aquáticas.

Comportamento dos Tucanos-de-Bico-Preto

Tucanos grandes (Ramphastos) são divididos em dois grupos de espécies, os “croakers” e os “yelpers”, com base na qualidade de suas vocalizações características. O tucano-de-bico-preto é a espécie mais difundida. O comportamento geral desta espécie é típico de grandes tucanos. Eles costumam viajar solitários ou em pares, mas podem formar pequenos bandos e também se juntam a agregações de outras espécies (incluindo outras espécies de tucanos) em árvores frutíferas.

É submisso ao maior Tucano-de-peito-branco e Toco-Tucano. A criação de animais é amplamente sazonal, mas o momento exato difere entre as regiões. Os 2-4 ovos são colocados em uma cavidade da árvore. Os tucanos-de-bico-preto raramente voam mais de 100 metros por vez e preferem pular de galho em galho.

Características do Tucano-de-Bico-Preto

Sua plumagem superior, abdômen, cauda e a maior parte da conta são pretos. As penas uppertail e undertail são vermelhas. O tapa-olho e a base da conta são azuis. A garganta é branca. O peito é amarelo-alaranjado, desbotando para branco nas laterais. A parte inferior do peito contrasta fortemente com uma larga faixa vermelha. As íris são marrom escuro.

Na maior parte de sua faixa, o Tucano-de-bico-preto sobrepõe-se ao território do  Tucano-de-peito-branco (Ramphastos tucanus).  No leste da América do Sul, as duas espécies podem ser distinguidas pela cor do peito e do bico, mas no oeste da Amazônia, o padrão do bico e da plumagem é surpreendentemente semelhante nas duas espécies. A chamada é frequentemente a melhor distinção entre as espécies. O peito branco tem um chamado uivante  enquanto a chamada do bico preto tem uma música estridente.

Além das vozes distintamente diferentes dos dois, o bico do tucano-de-bico-preto é relativamente menor do que o bico das espécies maiores. O Tucano-de-bico-preto é geograficamente variável, com quatro subespécies que diferem principalmente na cor da conta, da pele nua na face e das cobertas do peito e da parte superior do rabo. Cada uma dessas subespécies era anteriormente classificada como uma espécie separada, mas elas se interconectam quando seus intervalos se encontram. Todas as subespécies compartilham um sulco longitudinal peculiar ou “canal” ao longo da maxila.

Dieta dos Tucanos-de-Bico-Preto

Ele se alimenta nos níveis mais altos da floresta úmida da planície, consumindo uma dieta variada de frutas, grandes artrópodes e pequenos vertebrados (como filhotes e ovos de pássaros menores, sapos e morcegos). Eles são onívoros e altamente oportunistas quando se trata de sua dieta.

Tucano-de-bico-preto come a fruta cortando com a ponta de seu bico grande e jogando então a fruta para trás em suas gargantas, engolindo-a para baixo inteira. Eles preferem as frutas mais maduras. Como comem a fruta inteira, provavelmente são importantes dispersores de sementes na floresta tropical. Eles podem regurgitar ou passar as sementes inteiras. Eles bebem mergulhando a conta na água e, em seguida, levantando-a e deixando a água escorrer para a boca.

Tucano-de-Bico-Preto se Alimentando
Tucano-de-Bico-Preto se Alimentando

Fatos Sobre os Tucanos

O bico grande do tucano-de-bico-preto ajuda a regular a temperatura corporal. O bico de um tucano pode atingir mais de 18 cm. de comprimento e também é usada para buscar comida e quebrar ninhos de pássaros abertos.

Algumas espécies de tucanos são caçadas por sua carne e penas coloridas, mas muitas tribos locais as consideram criaturas místicas que guiam espíritos mortos de um mundo para o outro. Isso significa que eles são tradicionalmente protegidos.

Ao contrário dos papagaios populares , os tucanos em cativeiro não podem aprender a falar. Pelo lado positivo, eles também são muito mais silenciosos. Geralmente, eles são amigáveis ​​e facilmente domados.

Tucanos têm uma vida bastante longa, com uma vida útil de cerca de 20 anos.

Os filhotes têm almofadas nos cotovelos que protegem os pés, mantendo-os elevados até que se desenvolvam.

Tucano Em Cima do Muro
Tucano Em Cima do Muro

O Habitat dos Tucanos-de-Bico-Preto

Bandos de espécies mistas geralmente se especializam em áreas específicas da floresta e em certos alimentos. Por exemplo, bandos de sub-bosque normalmente se alimentam de artrópodes (insetos, aranhas, etc.), enquanto bandos de dossel podem ser comedores de frutas ou especialistas em insetos. E dentro de cada grupo, espécies individuais geralmente se concentram em determinados nichos. Alguns comedores de insetos examinam as folhas mortas em busca de alimento, enquanto outros buscam troncos de árvores. Alguns olham ao longo dos galhos, enquanto outros olham dentro das bromélias.

Mas os cientistas pensam que a maioria das aves da Amazônia não evoluíram com o instinto de migrar porque esses nativos podem facilmente encontrar comida o ano todo em seu ambiente equatorial e exuberante.

Surpreendentemente, mesmo com uma despensa tão vasta, as populações de aves da Amazônia geralmente têm faixas geográficas incrivelmente restritas. Muitas espécies nem sequer voam através de um rio para encontrar comida. Por quê? Uma explicação é que essas aves evoluíram sob a densa sombra do dossel da floresta tropical. Atravessar um rio aberto não apenas os torna vulneráveis ​​aos predadores, mas também os expõe à luz do sol desconfortavelmente brilhante. Outra razão pode ser que eles simplesmente não evoluíram para serem fisicamente capazes de voar longas distâncias sem descansar em um poleiro.

Tucanos-de-Bico-Preto no Galho
Tucanos-de-Bico-Preto no Galho

O Papel dos Rios na Diversidade da Fauna Amazônica

Um pássaro que evita voar sobre uma via fluvial pode nos parecer estranho, mas considere que alguns rios da Amazônia são muito mais amplos e dinâmicos do que os da América do Norte. Eles podem mudar seu curso, profundidade e largura de ano para ano. Por exemplo, durante a estação chuvosa, o rio Amazonas pode aumentar para mais de 39 quilômetros de largura. Mesmo durante a estação seca, ele ainda mede 11 km de largura. Isso é sete vezes mais largo que o Mississippi – o rio mais largo da América do Norte!

Os rios são um fator que pode atuar como catalisador de mudanças evolutivas na Amazônia. Não é difícil imaginar que essas hidrovias complexas possam atuar como barreiras não apenas para os pássaros, mas também para muitos outros animais. Exatamente como os rios influenciaram a distribuição e evolução dos animais da Amazônia ainda não está completamente esclarecido. Mas há muito se sabe que essas hidrovias, às vezes dinâmicas, dividem populações para que novas espécies evoluam ao longo do tempo em margens opostas – um fator importante a considerar ao criar áreas protegidas e estabelecer prioridades para a conservação da diversidade genética na região.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *