Você já viu um tucano-da-montanha-de-peito-cinza? Essas aves são dotadas de características únicas e muito peculiares.
A família dos tucanos é repleta de belas aves, capazes de causar um grande impacto visual quando observadas, mesmo que de longe.
Continue acompanhando e veja quais são as principais características do tucano da montanha de peito cinza, qual a sua família, do que ele se alimenta, onde vive e muito mais. Confira!
Tucano da Montanha de Peito Cinza: Principais Características
Essas belíssimas aves são dotadas de características únicas e podem ser observadas a longas distâncias.
isso se deve ao tamanho da ave, que é maior do que muitas outras, ela apresenta um porte médio para grande, podendo chegar até o 50 centímetros de comprimento.
Apenas o seu bico possui cerca de 10 centímetros e chama atenção por si próprio e é constituído de colorações amareladas e preta.
O animal possui a plumagem corporal marrom claro, nas asas e partes adjacentes, como a cauda. Porém, o animal é facilmente reconhecido devido a coroa preta que possui.
Como o próprio nome já diz, o peito do animal é constituído pela coloração cinza. Desta maneira, suas características únicas o destacam dos demais.
Além disso, os tucanos da montanha de peito cinza ainda possuem um espécie de “anel ocular”, próximo ao olho de, de coloração azul turquesa. Fato que chama muita atenção de quem o observa pela primeira vez. Seu uropígio é amarelado.
Ele é conhecido cientificamente como Andigena Hypoglauca e é classificado dentro da família Ramphastidae, no gênero Andigena.
Nessa família estão presentes todas as espécies de tucanos, elas são divididas em 5 principais gêneros (dos quais falaremos abaixo!).
O tucano da montanha de peito cinza é uma espécie encontrada em apenas algumas localidades, tendo em vista sua adaptabilidade e disponibilidade de alimentos.
Por isso pode ser encontrado em apenas alguns lugares e vive em poucos habitats. O animal não é considerado como em extinção, mas é preciso ficar atento ao tráfico e caça clandestinas.
A ação ilegal de caçadores, sobretudo com aves, prejudica muito o desenvolvimento da espécie e afeta diretamente a população.
E onde eles são encontrados? Onde vivem os tucanos das montanhas de peito cinza? Confira a seguir o habitat e a alimentação dessa incrível ave!
Alimentação e Habitat do Tucano da Montanha de Peito Cinza
O tucano da montanha de peito cinza é uma ave de rara beleza e chama atenção de todos quando observada.
Ele é encontradas nas regiões andinas, sobretudo no Peru, colômbia e Equador. Eles vivem em meio aos bosques da região.
São encontrados apenas nesse habitat, tendo em vista a disponibilidade de alimentos e tranquilidade para nidificar e reproduzirem a espécie.
Eles costumam ser observados nas partes mais altas das árvores, sempre procuram esses lugares para protegerem-se decorrentes ameaças.
Elas podem ser encontradas tanto sozinhas, quanto em grupos de 4 a 7 aves, nunca mais. São animais que encantam pela beleza e por isso, são alvos de recorrentes ataques de caçadores, que afetam diretamente a procriação e reprodução da espécie.
E para sobreviverem em lugares tão altos, os tucanos precisam se alimentar. Você sabe do que ele se alimenta?
Sua alimentação é baseada em frutas, raramente se alimenta de pequenas invertebrados. Ou seja, busca na copa das árvores, por sementes, frutos que possam suprir suas necessidades alimentícias.
Desta maneira, alimento não lhes falta, já que as frutas estão disponíveis praticamente o ano todo em diferentes regiões e árvores frutíferas.
Além disso, seu bico grande e envergado facilita para que a ave consiga quebrar a semente e decorrentes frutos mais duros.
As cidades onde o tuco da montanha de peito cinza é mais encontrado é na estrada entre a cidade de Acjanaco com San Pedro.
Vale lembrar que a família dos tucanos é muito grande e possui diferentes espécies e subespécies da ave. Confira abaixo quais são os principais gêneros e espécies da família dos tucanos.
Os Tucanos e sua Família
A família dos tucanos é conhecida cientificamente como Ramphastidae. Ela é dividida em 5 principais gêneros, sendo eles:
- Andigena
- Aulacorhynchus
- Pteroglossus
- Selenidera
- Ramphastos
Cada qual possui suas peculiaridades e principais características. Conheça um pouco de cada gênero e veja quais as diferenças entre as espécies de tucanos.
Andigena
O gênero andigena é onde o tucano da montanha de peito cinza está presente. Além dele, outras espécies podem ser observadas no gênero.
Como é o caso do tucano da montanha com capuz, do andigena laniirostris, o tucano da montanha de bico preto. Muitas aves dessa espécie também são chamados popularmente de araçaris.
Existem muitas espécies e subespécies de tucanos dentro desse gênero, no qual as aves estão presentes sobretudo em regiões andinas, de montanhas, na Colômbia, Equador e Peru.
Ramphastos
Os ramphastos talvez sejam o tucanos mais comuns, aqueles mais conhecidos e avistados por nós.
Com o corpo todo preto, com algumas variações de branco, e o bico todo alaranjado, com diferentes tons de vermelho e amarelo.
Sendo assim, dentro desse gênero podem ser encontradas as espécies: o choco tucano, o tucano coco, o tucano de garganta branca, entre muitos outros.
Eles estão presentes em extensas áreas da América Latina, adaptaram-se muito bem em áreas urbanas e estão sempre próximos a parques, árvores e vegetações ,virgens.
Selenidera
Nesse gênero encontramos os famosos “toucanets”, uma variação do tucano é considerado por muitos, um “primo” próximo.
No gênero estão presentes diferentes espécies, desde os Selenidera Culik, o Gould Toucanet até o Spectabilis Selenidera e o Selenidera Reinwardtii.
Desta maneira, é comum observamos a espécie vivendo em meio às florestas e matas, eles se estendem sobretudo na América central e em algumas partes da floresta amazônica.
Pteroglossus
Dentro do gênero pteroglossus são encontradas também diferentes espécies de araçaris. Eles são aves de pequeno porte e impressionam pela rara beleza.
No gênero estão presentes as espécies: aracari, araçari de pescoço vermelho, araçari de bico de marfim, entre muitos outros.
Aulacorhynchus
No gênero Aulacorhynchus são encontradas espécies de toucanets. Podem ser encontradas as espécies: Toucanet castanho, Toucanet Carmesim, toucanet bilistada, toucanet esmeralda, entre muitos outros.
Gostou do artigo? Compartilhe o conteúdo com seus amigos e amigas nas redes sociais!