O tucano choco , com o nome científico Ramphastos brevis, tem um comprimento de corpo de 48 a 55 centímetros e um comprimento de asa entre 18,2 e 21,4 centímetros. O comprimento do bico dos machos é de 12,7 a 16,3 centímetros, o das fêmeas é de 11,4 a 13,9 centímetros, um pouco menos. O peso varia entre 365 e 482 gramas. Não há dimorfismo sexual conspícuo, as fêmeas tendem a ser um pouco menores e a cabeça é um pouco mais forte devido ao bico um pouco mais curto.
Plumagem e Bico
O tucano choco tem uma plumagem semelhante e uma cor de bico semelhante, mas é significativamente menor.
Tucanos adultos da costa são de penas negras na parte superior do corpo. Da testa ao meio das costas, as penas individuais têm uma ponta marrom-avermelhada profunda. A parte inferior das costas é preta até o tronco, as tampas superiores da cauda são brancas. A cauda é brilhante azul-preto. O queixo, as partes emplumadas do rosto e a garganta são amarelas brilhantes. Há uma faixa vermelha estreita na transição da garganta para o peito. A tampa inferior da cauda é vermelha, o resto da parte inferior do corpo é preto, com o peito ao ventre lavado em marrom-vermelho escuro.
O bico é longo, o bico superior é ligeiramente curvado. Há uma fina linha preta na base do bico. O bico inferior é preto, o bico superior é preto na parte inferior e amarelo na parte superior, a separação da coloração ocorre em uma linha reta da base do bico superior à ponta. A pele do rosto sem penas é verde a verde-amarelada. Em alguns indivíduos, também brilha azulado, outros são amarelados atrás dos olhos. O olho em si é verde-amarelo, verde ou verde-cinza. As pernas e os pés são azul esverdeado, azul acinzentado, cinza ou cinza ardósia. Os pássaros jovens são coloridos um pouco foscos. Especialmente o amarelo no peito é menos brilhante, a plumagem vermelha mostra um tom laranja.
Acima de tudo, existem possibilidades de confusão com o tucano choco dourado significativamente maior, com o qual o tucano choco é muito semelhante. A maneira mais fácil de diferenciá-los é usá-los. O tucano choco também tem um bico mais curto que parece um pouco mais verde nas laterais. Caso contrário, apenas o tucano choco da gema ocorre na área de distribuição do tucano choco , embora tenha um bico predominantemente preto.
Área
O tucano choco ocorre no oeste da Colômbia e no Equador. Habita florestas úmidas e zonas de borda da floresta. Ocorre principalmente nas planícies. Ocasionalmente, no entanto, é observado aos pés dos Andes até uma altitude de 1500 metros. Os sobrepõe à área de distribuição e, ocasionalmente, os dois tipos são associados uns com os outros. Ao comer, ele ocasionalmente usa as mesmas árvores que o colarinho aassari.
Tucanos costeiros são geralmente observados em pares ou pequenos grupos, ocasionalmente compreendendo até 14 indivíduos. A maioria dos alimentos é encontrada nas copas das árvores. Os pássaros ocasionalmente usam árvores isoladas em prados ou outras terras cultivadas. Até agora, o espectro alimentar não foi suficientemente investigado. É provável que as frutas tenham a maior parcela da dieta, mas provavelmente também comem insetos. Até que ponto eles comem filhotes e ovos como outras espécies de Ramphastos ainda não é conhecido.
Até agora, o comportamento reprodutivo, assim como o comportamento alimentar, não foi suficientemente estudado. O tamanho, a duração do aninhamento e o tempo de aninhamento não são conhecidos.Presumivelmente, eles são semelhantes aos das outras principais espécies do género dos tucanos reais.
- Lista Vermelha Justificativa da categoria da Lista Vermelha
Esta espécie tem uma faixa muito grande e, portanto, não se aproxima dos limites de Vulnerable sob o critério de tamanho da faixa (Extensão da ocorrência <20.000 km2 combinada com um tamanho da faixa em declínio ou flutuação, extensão / qualidade do habitat ou tamanho da população ou tamanho da população e um pequeno número locais ou fragmentação grave).
Apesar do fato de que a tendência populacional parece estar diminuindo, não se acredita que o declínio seja suficientemente rápido para atingir os limiares de Vulnerável sob o critério de tendência populacional (declínio de> 30% em dez anos ou três gerações). O tamanho da população não foi quantificado, mas não se acredita que atinja os limiares de Vulnerável sob o critério de tamanho da população (<10.000 indivíduos maduros com um declínio contínuo estimado em> 10% em dez anos ou três gerações, ou com uma estrutura populacional especificada). Por essas razões, a espécie é avaliada como Menos Preocupante.
É uma grande espécie de tucano choco encontrada nas florestas úmidas das planícies e nas florestas que crescem no sopé da costa do Pacífico da Colômbia e Equador. Na área de sua ocorrência, um desmatamento considerável ainda está em andamento, mas o tucano choco marrom ainda é relativamente comum localmente. Habita as florestas úmidas de Chocó, segundo as quais recebeu nomes em línguas estrangeiras, como o inglês Choco Toucan.
A área total ocupada por ele é estimada em 110.000 km2. Outra diferença é que o tucano choco marrom tem uma área de bico escuro apenas preto, em contraste com o tucano choco marrom, onde encontramos aqui uma cor marrom distinta. A característica distintiva mais simples, no entanto, são suas vozes. A voz do tucano choco de cauda marrom está chiando, gemendo no tucano choco de dorso marrom. As fêmeas desta espécie depositam 3-4 ovos brancos puros, que são incubados por 16 dias. Os filhotes têm cerca de 45 a 50 dias de idade.
Europa
Na Europa, este tucano choco é mantido em apenas um zoológico, o zoológico holandês Veldhoven. A família dos tucanos (Rhamphastidae) inclui aves de tamanho médio (30-61 cm), com um enorme bico grande e brilhante. É quase metade do tempo que todo o corpo. A coloração variada é variável não apenas como uma característica distintiva entre as espécies, mas também dentro das espécies.
Já a cor das penas do tucano choco é mais escura, geralmente preta, com manchas contrastantes na cabeça e no pescoço, sublinhando o bico. Suas asas são curtas e sem brilho e os pássaros raramente as usam para voar. Eles têm membros e garras curtos e fortes para segurar firmemente em um galho, com dois dedos voltados para trás e dois para a frente. Na maioria das espécies, macho e fêmea não diferem entre si.