A característica mais notável do tucano é seu bico enorme. O mais conhecido é o tucano-aço com o “babador” branco, a plumagem preta e o bico amarelo. Mas existem cerca de 45 espécies de tucanos em uma variedade de cores. A seguir, algumas características tanto dos tucanos em geral como do Tucano-açu.
O Bico Pesado é Prático?
O bico do tucano pode ser quatro vezes maior que a própria cabeça e ter até 20 cm de comprimento. Ele parece incrivelmente pesado, mas na verdade é muito leve porque é oco.
O que o pássaro precisa de um bico tão grande, os pesquisadores sabem não exatamente, mas provavelmente para se defender e impressionar as mulheres.
Acredita-se também que os tucanos se reconheçam no bico, porque cada um tem uma cor única.
Localização
Principalmente você não pode ver tucanos na selva densa. Eles vivem no alto das copas das árvores e procuram pequenas cavernas de árvores para nidificar lá. Que pena, com uma plumagem tão colorida. Quem não gostaria de admirar isso?
O tucano não pode voar muito bem e, portanto, pula principalmente de árvore em árvore.
Quando os tucanos chamam, eles parecem sapos coaxantes. Na selva, você pode ouvi-los a mais de 500 m de distância.
Yoga
Os tucanos depositam suas longas contas para dormir de costas. Por outro lado, dobram o rabo sobre a cabeça. Quando se enrolam, parecem uma pequena bola de penas! O tucano não pertence ao gênero dos papagaios, mas sim pássaros tipo pica-pau.
Superstições
Dizem que os tucanos abrigam espíritos malignos neles. Em certas religiões da América do Sul e Central, um novo pai pode não comer carne de tucano, caso contrário, seu filho recém-nascido seria enfeitiçado por ela. Alguns curandeiros indianos tinham o tucano como um totem para voar com eles para o mundo fantasma.
Tucano-Açu
Dimensões
O tucano-aço atinge um comprimento de corpo de 56 a 62 centímetros. Os machos têm um comprimento médio de bico de 20 centímetros, o comprimento do bico da subespécie Ramphastos albogularis é ligeiramente menor em 18,7 centímetros. As fêmeas basicamente têm bicos menores. Nas fêmeas da forma indicada, o comprimento do bico é em média de 17,9 centímetros e o da subespécie R. t. albogularis 16,5 centímetros. Este é o maior bico entre todas as espécies de tucanos. O peso varia entre 640 e 860 gramas para os machos e entre 500 e 695 gramas para as fêmeas.
Plumagem
Tucanos gigantes adultos têm principalmente plumagem preta brilhante. Somente o queixo, as orelhas e os lados do pescoço são brancos. A garganta é individualmente diferente de amarelo pálido a brilhante. No entanto, essa garganta amarela geralmente não é vista em observações de campo. As penas pretas na parte superior da garganta têm uma ponta estreita e vermelha e formam uma estreita faixa avermelhada. Os tetos superiores da cauda são brancos, as tampas inferiores da cauda são vermelhas. O bico é muito longo e estreito. No final do bico superior, há uma grande mancha preta desenhada longitudinalmente. Na raiz do bico existe uma faixa transversal preta.
O bico restante é vermelho-alaranjado, sendo a parte posterior da coluna a mais avermelhada. A conta no interior é amarela e vai para a cabeça em violeta. A pele sem penas ao redor dos olhos é geralmente laranja.
Algumas pessoas são verde amareladas sob os olhos. Um anel de olho azul estreito e com contas corre ao redor do olho. Os olhos são castanhos e variam de um marrom pálido a um azul acinzentado claro. Os pés e as pernas são azulados a azul acinzentados. Aves jovens são geralmente um pouco maçantes e mais pálidas. Sua plumagem é bastante fuligem e não brilhante. A grande mancha do bico superior é acastanhada a marrom-escura, a pele do rosto é branca e opaca.
Habitat
O tucano-aço habita as regiões de planície no leste da América do Sul, do Suriname ao nordeste da Argentina. No oeste, a espécie atinge o sopé dos Andes na Bolívia e no Peru. O tucano-aço é a única espécie de tucano que também coloniza terrenos semi-abertos. No nordeste da área de distribuição, o tucano-aço fica principalmente ao nível do mar. No leste da Bolívia, ainda ocorre em altitudes de 1200 metros.
O tucano-aço prefere terrenos abertos, que são facilmente passados com árvores individuais. Ocorre de acordo com as áreas de savana com palmeiras, alguns bosques ou matas ciliares e povoou as margens das ilhas florestais e florestas de galeria. Também ocorre em coqueiros e outras plantações, palmeirais e até subúrbios arborizados. Ao contrário de muitas outras espécies do gênero Ramphastos, o tucano-aço não hesita em atravessar regiões sem árvores. Esquadrões de tucanos gigantes normalmente voam um atrás do outro.
Alimentos
Tucanos gigantes vivem sozinhos, em pares ou em pequenos grupos que raramente contêm mais de nove indivíduos. Basicamente, ele vive menos socialmente do que outros tipos de tucanos. Ele geralmente fica nas copas das árvores e até ocasionalmente vai ao chão para colher frutas caídas. Ele é observado regularmente quando cresce em galhos mortos nas copas das árvores e a partir daí grita seus chamados.
A comida de tucanos gigantes consiste principalmente de frutas, mas insetos, ovos de aves, juvenis e outros pequenos animais não são desprezados por ele. O tucano usa seu bico enorme para colher frutas maiores, espremê-las e beber o suco. Frutas menores são consumidas como um todo. O espectro alimentar de tucanos gigantes inclui goiabas, pimentões e laranjas. O tucano-aço come regularmente em sua área de distribuição os ovos e filhotes do pássaro da testa de dorso amarelo, pelo qual uma parte da tropa luta contra os pássaros adultos da testa de freio amarelo e outra busca nos ninhos por ovos e meninos. Nos tucanos gigantes mantidos em aviários, a caça de pardais também foi observada.
Reprodução
O tempo de propagação varia dependendo da latitude. Na região amazônica, cai no período de setembro a janeiro, na Bolívia e no oeste da Argentina no período de outubro a fevereiro.
Durante a estação reprodutiva, os tucanos gigantes mostram um comportamento de agressão intraespecífico, no qual eles viram o bico e se dirigem a um coespecífico. Se isso estiver perto o suficiente, eles também o cortam ou o agarram pelo bico. Regularmente eles batem o bico com força contra galhos. Pássaros emparelhados escovam a plumagem um do outro, ocasionalmente incluindo um terceiro indivíduo. Pela atitude de cativeiro, sabe-se que eles não toleram apenas no momento da oviposição outros conspecíficos, exceto o pássaro parceiro na sua proximidade.
A época de reprodução é de 17 a 18 dias. Geralmente ambos os pais se reproduzem. Os filhotes inicialmente recebem insetos das aves progenitoras, a proporção de alimentos vegetais aumenta com o aumento da idade dos filhotes. Eles são criados aos 43 a 52 dias de idade, no entanto, o desenvolvimento do bico leva até um ano.
Extinção
A espécie é comum em seu habitat e não está em perigo, mas a destruição maciça de seu habitat, a floresta tropical, pode se tornar um problema no futuro. O tucano-aço é adorado por uma tribo sul-americana. O tucano-aço é a primeira espécie de tucano descrita pelos europeus em 1555. Uma vez que eles são muito grandes e coloridas tucanos, que, portanto, têm um alto valor de exposição, eles serão mostrados em vários zoológicos e parques de aves em todo o mundo. Eles estão entre as espécies de tucanos cuja criação é mais bem-sucedida. Somente entre 1982 e 1996, um total de 109 juvenis dessa espécie foram criados em 21 jardins zoológicos em todo o mundo.