Tucanos são pássaros de cores vivas que têm uma característica muito distinta, seus bicos coloridos muito grandes! Eles também são populares devido à sua aparência em várias caixas de cereais como mascotes. No entanto, há muito mais nesses pássaros maravilhosos do que apenas isso. Entre tantas espécies de tucanos, o tucaninho-verde é uma das que se destacam. A seguir algumas características dos tucanos.
Visualmente
Tucanos são pássaros de tamanho médio, sendo o menor em torno de 14 polegadas e o maior em torno de 25 polegadas de comprimento. Estas aves são altamente especializadas e podem viver em áreas muito pequenas. Eles têm um corpo curto, um pescoço grosso e uma cauda bastante longa (quase metade do tamanho do corpo). Os tucanos são pássaros que habitam a floresta e dificilmente voam longe em busca de alimento ou abrigo. Portanto, esses pobres pilotos têm asas curtas.
Sua característica mais distinta é o bico enorme, brilhantemente colorido, e que pode atingir cerca de 12 cm de comprimento, dependendo da idade do pássaro. O estranho é que, embora o tamanho do bico seja extremamente grande, na verdade é bastante leve, pois é oco. Este bico grosso é feito de queratina, a mesma substância que nossas unhas e cabelos são feitos. O pássaro o usa para se alimentar de frutas e, às vezes, insetos e ovos de outras aves. O bico oferece uma enorme vantagem de alcançar buracos profundos em árvores que não são acessíveis a outros pássaros.
Ambientação
Tucanos são aves não migratórias e raramente voam longe. Embora algumas espécies dos tucanos tendem a viver sozinhas, a maioria vive em pares ou bandos de seis. São criaturas extremamente barulhentas e constroem seus ninhos no alto das cavidades das árvores que foram abandonadas pelos pica-paus. Seu bico robusto é mais para mostrar, pois eles não podem ser usados para escavar. Por isso, eles escolhem cavidades que se adaptam ao seu tamanho e o usam como ninho, ano após ano.
Os tucanos põem de dois a quatro ovos brancos brilhantes por ano, o que leva cerca de 14 a 20 dias para eclodir. O homem e a mulher cuidam dos jovens. Enquanto um caça, o outro sempre fica para trás para cuidar deles. Os pequenos não se aventuram até os 6 semanas de idade.
O notável tucano é encontrado nas regiões tropicais e subtropicais, como América Central e do Sul, Sul do México e Caribe. Existem cerca de 40 a 42 espécies de tucanos, e a maioria delas é nativa das florestas tropicais amazônicas do Brasil e da Argentina. Cerca de 6 espécies são encontradas na Costa Rica. Embora os tucanos sejam geralmente encontrados nas planícies, existem quatro espécies de tucanos das montanhas que vivem em altitudes muito altas. Esses pássaros são encontrados nas florestas nubladas dos Andes, variando da Bolívia à Venezuela. Observa-se que os tucanos preferem florestas abertas, florestas fluviais e plantações, em vez de florestas densas.
Larica
Os tucanos são frugívoros, pois 95% de sua dieta consiste em frutos da floresta (goiabas, figos, mirtilos, sendo os frutos de palmeira os seus favoritos). Durante a época de nidificação, aumentam a ingestão de proteínas e se alimentam de insetos, lagartos, ovos de outras aves e, às vezes, até rãs e cobras pequenas. Os tucanos preferem frutas frescas e suculentas, pois obtêm a maior parte da umidade, em vez de água. O tucano, com seu uso limitado de bico, corta frutas das árvores, joga-as no ar e as engole completamente. Mais tarde, a semente é regurgitada, o que ajuda na propagação nas florestas tropicais.
Conservação
Essas aves surpreendentes são bastante comuns em seus respectivos habitats e, portanto, são listadas como menos preocupantes em relação ao seu sumiço.’. Mas o aumento do desmatamento e do habitat humano está começando a afetar as espécies de tucanos. O Tucano-da-montanha-de-peito-cinzento é uma das espécies listadas como ‘quase ameaçadas’ pela IUCN. Os tucanos também têm predadores, como alguns gatos selvagens, pássaros maiores, cobras e ratos. Para não esquecer, os humanos também capturam tucanos para manter como animais de estimação. Todos esses fatores estão contribuindo para diminuir o número de tucanos no deserto.
O Tucaninho-Verde
O tucaninho-verde (Aulacorhynchus derbianus) são tucanos sul-americanos intimamente relacionados aos Aulacorhynchus prasinus. Encontrados nas florestas úmidas das montanhas do extremo sul da Colômbia, ao sul, ao longo da Cordilheira dos Andes, a leste de Cochabamba, na Bolívia central.
Distribuição
Tucanos com ponta de castanha ocorrem naturalmente nos países da América do Sul da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, onde habitam montanas úmidas subtropicais ou tropicais. Em toda a sua gama muito grande, esses toques são incomuns; no entanto, atualmente, essa espécie não é considerada em risco de extinção.
Algumas Outras Espécies de Tucanos
- Aulacorhynchus derbianus duidae
Ocorre naturalmente nas montanhas do sul da Venezuela, no Amazonas e no oeste de Bolívar. Também encontrado no norte do país adjacente. - Aulacorhynchus derbianus osgoodi
Encontrado nas montanhas Acary, no sul da Guiana, e nas montanhas Wilhelmina, no Suriname. - Aulacorhynchus derbianus whitelianus
Menor que a raça indicada e as evidências genéticas sugerem que elas devem ser tratadas como espécies separadas. Encontrada nas florestas úmidas encontradas nas montanhas do sul da Venezuela (sudeste de Bolívar) e norte da Guiana (as terras altas do escudo da Guiana).
Os animais dessa espécie possuem cores e formas diferentes, sendo diversos e autônomos entre si. Conhecidos ao redor do mundo pela bela plumagem e bico que carrega, possui respeito ao redor do mundo. Simbolo da fauna e flora brasileira, voando entre as arvores, esse animal, além de belo, é exemplo da importância da preservação do meio ambiente, em especial o seu habitat, em florestas brasileiras. Vive de maneira longeva, chegando até os 20 anos. Essas aves atacam frutas na hora do sexo, algo bem inesperado. Ninhos altos, em sua maioria topo de árvores, não sendo muito benéfico usar o bico para cavar buraco. A mãe natureza é cheia de sabedoria! Os ninhos, depois de serem arrumados, entre lascas de madeira e sementes. Esperamos que você tenha aproveitado as informações sobre os tucanos, em especial o tucaninho-verde!