O tucaninho-de-nariz-amarelo (nome científico Aulacorhynchus atrogularis), também conhecido como araçari-de-garganta-negra, é um passarinho pequenino com pelagem geral predominantemente verde e bico relativamente grande em comparação ao seu porte geral.
É uma espécie amazônica, com distribuição restrita ao extremo oeste do Brasil, mais precisamente aos estados do Acre e Rondônia. Contudo, nos demais países da América Latina, pode ser encontrado na Cordilheira dos Andes, Peu e Bolívia.
O seu nome científico é uma junção de termos em latim e em grego e significa (ave) com risco/ sulco no bico e de garganta preta.
Neste artigo, você conhecerá importantes características e informações sobre a espécie.
Então venha conosco e boa leitura.
Tucaninho-de-Nariz-Amarelo: Classificação Taxonômica
A classificação científica do tucaninho-de-nariz-amarelo obedece à seguinte estruturação:
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Aves;
Ordem: Piciformes;
Família: Ramphastidae;
Gênero: Aulacorhynchus;
Espécie: Aulacorhynchus atrogularis.
Família Taxonômica Ramphastidae
Nesta família estão inclusos 6 gêneros e cerca de 33 espécies, dentre as quais tucanos, saripocas e araçaris.
Características em comum entre as espécies envolvem grande bico e penas multicoloridas. A língua costuma ser fina, longa e queratinizada. O palato é fechado completamente.
Uma curiosidade sobre o bico é que este é uma estrutura bastante resistente e leve ao mesmo tempo, uma vez que em seu interior há ossos esponjosos entremeados por cavidades pneumáticas. O bico também possui outras funções, talvez não tão conhecidas, as quais são dispersar o calor (já que é bastante vascularizado) e atuar como caixa de ressonância.
Ao dormirem, possuem o hábito de esconder o bico sob as asas, assim como dobrarem a cauda sobre o dorso, de modo que a cabeça fique coberta.
Essas aves não possuem hábitos migratórios marcantes, contudo podem se deslocar dentro de uma mesma região, obedecendo o período de frutificação dos vegetais (sazonalidade).
Tucaninho-de-Nariz-Amarelo: Características, Hábitat e Fotos
O tucaninho-de-nariz-amarelo mede entre 29,5 a 31, 5 centímetros. Machos e fêmeas possuem certo dimorfismo sexual em relação ao peso, uma vez que para o primeiro grupo, este está compreendido na média de 124 a 188 gramas; em contraposição à média de peso de 124 a 200 gramas encontrada nas fêmeas.
As fêmeas são geralmente mais encorpadas, contudo ligeiramente menores do que o macho, o bico também é discretamente mais curto. Excetuando essas pequenas diferenças, ambos os gêneros são praticamente iguais.
A cor das asas é entre verde médio a verde escuro. A cor preta pode ser vista na região da garganta, assim como em uma máscara na área dos olhos, a qual ressoa com a íris completamente escura da ave. O bico também é preto na região da mandíbula, contudo, sua porção superior (equivalendo à maior parte) é de cor amarela.
Apesar da máscara de cor preta na face, é possível observar uma faixa branca próxima à garganta.
A área das penas ao redor da cloaca, chamada crisso, possui na parte ventral, a tonalidade clara; ao passo que, na parte caudal, a tonalidade é rufa (amarelo-avermelhado).
As penas das caudas (retrizes) são verdes com ponta azulada e extremidade rufa. Na porção inferior da cauda, é possível observar uma tonalidade cinza escuro.
Em relação aos hábitos alimentares, a maior parte da dieta é formada por frutos, contudo, outros elementos estão inclusos como as flores, insetos, ovos de aves, ou até mesmo pequeninos escorpiões, aranhas e serpentes.
Em relação ao comportamento reprodutivo, o macho tem o hábito de se exibir para a fêmea, balançando a cabeça de um lado para o outro. Ele também varia os movimentos e mexe a cauda. Presentear a fêmea com alimentos é outro hábito frequente.
Cada ninhada resulta em um total de 1 a 5 ovos, os quais são geralmente posicionados em ninhos abandonados de outras aves (como os pica-paus, por exemplo).
Os ovos são incubados por um período de 14 a 15 dias. A fêmea é a que participa mais durante o processo, mas o macho também auxilia na incubação.
Os filhotes permanecem no ninho após a eclosão dos ovos. Ao nascerem, são cegos, nus e recebem alimentação dos pais durante várias semanas. A função do macho é trazer alimento para a fêmea e para os filhotes, ao passo que a fêmea vigia a prole e realiza a limpeza do ninho.
O tucaninho-de-nariz-amarelo é encontrado em matas primarias e matas secundárias bem desenvolvidas, principalmente nos locais úmidos da floresta e da várzea, ainda mais se estes locais estiverem posicionados em altitudes elevadas. Pode ser encontrado sozinho ou em grandes grupos.
Tucaninho-de-Nariz-Amarelo: Conhecendo as Subespécies
As subespécies da ave incluem o Aulacorhynchus atrogularis atrogularis, frequente nas florestas úmidas do Norte da Bolívia e Cordilheira dos Andes (ao Leste do Peru); e o Aulacorhynchus atrogularis dimidiatus, característico da região subtropical da Cordilheira dos Andes (área posicionada ao Norte do Peru).
Exemplos de Outras Aves da Família Taxonômica Ramphastidae
Além do tucaninho-de-nariz-amarelo, outros tucanos da família incluem o tucanuçu, tucano-de-papo-amarelo, tucaninho-verde, tucano-de-bico-preto e tucano-de-bico-verde.
O tucanuçu é a espécie de tucano mais famosa, é o maior em tamanho e também em quantidade de indivíduos. A pelagem do corpo é negra na maior parte, com áreas brancas próximas à face e à cauda. Seu bico alaranjado é bem grande e possui uma mancha negra na ponta.
O tucano-de-papo-branco apresenta padrões de pelagem corporal bastante semelhantes ao tucanuçu, com pontuais diferenças. As maiores diferenças estão no bico, o qual possui coloração em nuances de vermelho escuro e alaranjado. À margem da boca, a porção superior do bico é de cor amarela, ao passo que, na porção inferior, a cor é azulada.
Entre as espécies de araçari estão o araçari-negro, araçari-poca, araçari-banana, araçari-miudinho, araçari-de-bico-riscado, araçari-de-pescoço-vermelho, araçari-de-bico-de-marfim, araçari-de-bico-amarelo, araçari-de-bico-marrom, araçari-de-bico-branco, araçari-castanho, araçari-mulato e araçari-de-cinta-dupla.
O araçari-negro é extremamente pequenino, uma vez que mede apenas 34 centímetros. A coloração da pelagem é predominantemente preta, com zonas de cor verde oliva, amarelo brilhante e vermelho-alaranjado.
Em relação às saripocas, as espécies existentes são a saripoca-de-coleira, saripoca-de-bico-castanho e saripoca-de-gould.
*
Agora que você já conhece importantes informações sobre o tucaninho-de-nariz-amarelo, nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.
Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
WikiAves. Ramphastidae. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/ramphastidae>;
WikiAves. Tucaninho-de-nariz-amarelo. Disponível em: < https://www.wikiaves.com.br/wiki/tucaninho-de-nariz-amarelo>;