Já ouviu falar sobre o tucaninho-de-bandas-azuis? A ave é muito rara e geralmente pode ser encontrada na região dos Andes. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essa espécie, suas características e seu habitat natural. Basta seguir acompanhando para conhecer um pouco mais sobre ele! Vamos lá?
Características do Tucaninho-de-Bandas-Azuis
O tucaninho-de-bandas-azuis ( possui o nome científico de Aulacorhynchus coereicinctu) pode ser encontrado nas zonas temperadas e tropicais dos Andes, que compreende o centro do Peru até o sul da Bolívia. É uma espécie muito bonita, colorida e a faixa azul no seu peito é uma de suas marcas registradas.
Costumam viver em pares ou em pequenos grupos e frequentemente se alimentam de flores e folhas. Podem emitir vocalizações mais nasalizadas e procuram se aninham nas cavidades das árvores.
Apesar de possuírem esse nome, o tucaninho-de-bandas-azuis possuem uma plumagem predominantemente verde com uma faixa branca que se estende dos olhos até os ouvidos. A parte do seu pescoço é coberto por penas brancas. A faixa azul aparece na área do peito e os seus olhos são claros.
Esses tucanos não chegam a medir quarenta e cinco centímetros e pesam um pouco mais de duzentas e cinquenta gramas. Quando estão no seu habitat natural podem chegar a viver por vinte anos.
Reprodução do Tucaninho-de-Bandas-Azuis
O ritual de acasalamento dos tucaninhos-de-bandas-azuis é uma verdadeira diversão, já que os tucanos jogam frutas um no outro para realizar a “conquista”. Como todas as outras atividades, a reprodução acontece no alto das áreas vazias das árvores.
A reprodução das aves acontece uma vez por ano e a fêmea pode colocar de dois a quatro ovos que ficam acomodados em lascas de madeira. Um fato muito interessante sobre a espécie é que os pais compartilham igualmente os deveres de incubação, mas raramente ficam no ninho por mais de uma hora.
Os ovos geralmente permanecem descobertos até que aconteça a eclosão e ambos os pais compartilham a alimentação de frutas com os filhotes até que eles completem 8 semanas. Os pequenos tucanos nascem cegos e somente depois de dezesseis dias é que eles começam a apresentar as características da espécie. Já as penas começam a crescer a partir da quarta semana de vida.
São animais que pouco sobrevivem quando criados em cativeiros.
Habitat Natural da Espécie
Há pouca informação sobre o tucaninho-de-bandas-azuis. Mas sabe-se que ele é um pássaro pisciforme, que pertence à família Ramphastidae e tem como habitat natural o oeste da América do Sul.
Eles podem ser encontrados em florestas montanhosas, entre 900 e 1500 metros acima do nível do mar, principalmente em áreas muito úmidas. Normalmente, o tucaninho-de-bandas-azuis vive no interior dessas florestas, mas é possível vê-lo também nos limites em busca de alimento.
Dentro da família dos tucanos, os tucaninhos-de-bandas-azuis são umas das espécies maiores e podem chegam a medir mais de quarenta centímetros. De forma geral, a fêmea é menor que o macho.
Sua aparência é bastante fácil de reconhecer, como o próprio nome sugere, possui uma faixa azul clara na área do peito. A parte superior do tórax, a parte inferior e a cauda longa têm penas de tom esverdeado e com as pontas em tom de laranja avermelhado. As asas também são de cor esverdeada, com as penas nas pontas sendo vermelhas, assim como a cauda
Sua garganta e bochechas são brancas O anel dos olhos apresenta-se em tom escuro, com uma íris de coloração amarelada.
Outras Informações Sobre a Espécie
Uma das razões pelas quais há tão pouca informação sobre esta espécie se deve ao fato que poucas pessoas possuem ela como animal de estimação. Sabe-se que quando estão na natureza eles vivem em cavidades de árvores, seguindo o costume de outros tucanos de aproveitar os ninhos feitos por outras aves. São bem espertinhos, não é verdade?
Sua dieta é composta de pequenas frutas que podem facilmente triturar com seus bicos. Mas, como é uma espécie onívora, também se alimenta de pequenos insetos, pequenos répteis e ocasionalmente de ovos de outras aves. Às vezes, quando a principal fonte de alimento é escassa, podem comer pequenos pássaros.
Como já foi destacado anteriormente, não há muita informação sobre sua reprodução. Estima-se que seja igual ao restante dos tucanos: postura entre três e quatro ovos e incubação realizada por ambos os pais.
Parece ter uma taxa de sobrevivência bastante alta entre os jovens, uma vez que a espécie não se encontra ameaçada de extinção. Também não se sabe quantos membros existem atualmente, mas é uma espécie bastante difundida nas áreas em que habita.
Curiosidades Sobre os Tucanos
Veja algumas curiosidades sobre os tucanos:
- Quando estão em cativeiros os tucanos ficam muito deprimidos e não se alimentam. Assim, poucos costumam sobreviver. Dessa forma, é muito importante não tentar criar animais desta espécie em casa.
- As espécies de tucano mais conhecidas são: Tucanuçu, Tucano-de-papo-branco e Tucano-de-bico-verde.
- Eles vivem em média por vinte anos. Podemos encontrar tucanos na América do Sul, Caribe e também no sul do México.
E você? Já tinha ouvido falar no tucaninho de bandas azuis? É um animal muito bonito e colorido, não é verdade?
Encerramos nosso artigo por aqui, mas você pode deixar seu comentário, sugestão ou dúvida logo abaixo. Aqui no Mundo Ecologia preparamos sempre as melhores novidades sobre plantas, animais e natureza para você. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os amigos e nas suas redes sociais.
Seja sempre muito bem-vindo ao nosso site, ok? Esperamos sua visita mais vezes. Até a próxima!