O tubarão galha preta é um tubarão comum, de tamanho médio, caracterizado por suas barbatanas peitorais, dorsais e caudas de ponta preta, que dão esse nome a sua espécie. Também é um dos tubarões mais temidos pelas pessoas, e vamos descobrir porquê conhecendo mais sobre esse tubarão:
Características do Tubarão Galha Preta
Este tubarão de tamanho médio cujo nome científico é carcharhinus limbatus, que é caracterizado pelas barbatanas e caudas de ponta preta. Primeiro, as segundas barbatanas dorsais, as barbatanas peitorais e o lobo inferior da barbatana caudal com ponta preta. Marcas pretas podem desaparecer em adultos e podem ser indistintas em jovens.
Outros detalhes físicos do tubarão galha preta é que a barbatana anal não é marcada; a primeira barbatana dorsal tem uma ponta traseira curta e livre; a primeira barbatana dorsal origina-se ligeiramente acima ou atrás do ponto de inserção das barbatanas peitorais ao longo da margem interna; a segunda barbatana dorsal origina-se sobre ou ligeiramente à frente da origem da barbatana anal.
Esses tubarões são robustos, com um focinho moderadamente longo e pontiagudo. Eles não têm uma crista inter dorsal. A primeira barbatana dorsal, posicionada ligeiramente posterior à inserção da barbatana peitoral, é alta com um ápice pontiagudo. As barbatanas peitorais são bastante grandes e pontiagudas.
O tubarão galha preta é cinza escuro a marrom acima, e branco abaixo com uma faixa branca distinta no flanco. As pontas pretas encontradas nas barbatanas peitorais, primeira e segunda dorsais, barbatanas pélvicas e lobo caudal inferior são evidentes, embora tendam a desaparecer com a idade.
O tubarão galha preta não costuma ter pontas pretas na barbatana anal. O tubarão giratório de aparência semelhante (carcharhinus brevipinna) geralmente desenvolve uma ponta preta em sua nadadeira anal vários meses após o nascimento.
Os dentes superiores e inferiores da mandíbula dos tubarões galha peta são bastante semelhantes em forma, sendo moderadamente longos, eretos e pontudos com uma ampla base. Os dentes da mandíbula superior são mais grosseiramente serrilhados ao longo da cúspide e da coroa do que os dentes inferiores, que têm serrilhados finos e tendem a se curvar para dentro. A contagem de dentes é 15: 2:15 no maxilar superior e 15: 1: 15 no maxilar inferior.
O comprimento máximo do tubarão é de cerca de 255 cm. Tamanho no nascimento é de 53-65 cm. O tamanho médio do adulto é de cerca de 150 cm, pesando cerca de 18 kg. A idade na maturidade é de 4 a 5 anos para os machos e de 6 a 7 anos para as fêmeas. A idade máxima documentada foi de 10 anos.
Quanto a reprodução desses tubarões, eles têm viviparidade placentária. Os embriões são nutridos por uma conexão placentária com a mãe via cordão umbilical, análoga ao sistema observado em mamíferos placentários, mas derivado de forma independente.
Com gestação entre 11-12 meses, nascem entre 4 e 11 filhotes no final da primavera e início do verão. Os machos atingem a maturidade sexual com comprimento total de 135 a 180 cm. E fêmeas de 120 à 190 cm. As fêmeas dão à luz em viveiros de estuários costeiros, onde os jovens permanecem nos primeiros anos de suas vidas.
Habitat e Distribuição do Tubarão Galha Preta
Esses tubarões são cosmopolitas nas águas tropicais, subtropicais costeiras, de plataforma e ilhas. No Atlântico, durante sua migração sazonal, eles variam de Massachusetts para o Brasil, mas seu centro de abundância é no Golfo do México e no Mar do Caribe.
Eles ocorrem em todo o Mediterrâneo e ao longo da costa da África Ocidental. No Pacífico, eles variam do sul da Califórnia até o Peru, incluindo o Mar de Cortez. Eles também ocorrem nas Ilhas Galápagos, no Havaí, no Taiti e em outras ilhas do Pacífico Sul, na costa norte da Austrália. No Oceano Índico, eles vão da África do Sul e Madagascar até o Mar Vermelho, Golfo Pérsico, em toda a costa da Índia e leste até a costa da China.
O tubarão galha preta habita águas costeiras e oceânicas, mas não é uma espécie verdadeiramente pelágica. Eles são frequentemente vistos perto da costa em torno dos rios, baías, manguezais e estuários, embora não penetrem muito em água doce. Eles podem ser encontrados em alto-mar e em águas profundas perto de áreas de arrecifes de corais, mas ficam principalmente nos 30 metros superiores da coluna de água.
Hábitos Alimentares do Tubarão Galha Preta
Os tubarões galha preta alimentam-se principalmente de pequenos cardumes, como arenque, sardinha, tainha e anchova, mas também comem outros peixes ósseos, incluindo bagres, garoupas, robalos, grunhidos, corvinos, etc. Eles também são conhecidos por consumir outros elasmobrânquios, incluindo cações, tubarões afiados, tubarões jovens escuros, patins e arraias. Crustáceos e lulas também são tomadas ocasionalmente. Esses tubarões frequentemente seguem traineiras de pesca para comer as capturas acessórias.
Os tubarões galha preta, bem como os tubarões giratórios, podem frequentemente ser vistos saindo da água enquanto se alimentam, às vezes girando três ou quatro vezes ao redor do eixo antes de voltar para a água. Este comportamento é pensado para facilitar o sucesso predatório dos tubarões enquanto se alimenta de cardumes de peixe perto da superfície.
O Tubarão Galha Preta é Perigoso?
Os tubarões galha preta são caçadores ávidos de cardumes, capturando suas presas à medida que se movem velozmente, invariavelmente surgindo visíveis sob a superfície d’água. Em geral se retraem na presença humana, mas em vista do hábito de caçarem em águas mais rasas, os encontros entre esses tubarões e seres humanos acabam ocorrendo com certa frequência.
Esses encontros resultaram em algumas mordidas que são casos de identidade equivocada onde o tubarão confunde um nadador, ou o braço ou perna de um surfista por um item de presa. Registros do Arquivo Internacional de Ataque a Tubarões (ISAF, na sigla em inglês) mostram que os tubarões galha preta têm sido historicamente responsáveis por 29 ataques não provocados contra humanos em todo o mundo.
Os ataques foram relatados nos Estados Unidos, no Caribe e na África do Sul. Apenas um deles foi fatal. A maioria dos incidentes resulta em ferimentos relativamente pequenos. Esses tubarões são responsáveis por cerca de 20% dos ataques que ocorrem nas águas da Flórida, muitas vezes atingindo os surfistas.
Importância para os Seres Humanos
O tubarão galha preta é alvo de várias pescarias comerciais, incluindo a pesca com palangre ao largo da costa sudeste dos EUA, onde é a segunda espécie mais importante para a pesca. Os tubarões galha preta corresponderam a cerca de 9% das capturas de tubarão no sudeste dos EUA entre 1994 a 2005.
Também é regularmente capturado em redes fixas de fundo e em redes de arrasto de camarão. A carne é utilizada para farinha de peixe ou vendida em mercados locais para consumo humano. As barbatanas são vendidas aos mercados asiáticos e as peles são usadas para couro.