Home / Animais / Tubarão Branco: Curiosidades, Alimentação, Quantos Dentes Eles Tem

Tubarão Branco: Curiosidades, Alimentação, Quantos Dentes Eles Tem

O Tubarão branco (Carcharodon carcharias), também chamado de grande tubarão branco ou ponteiro branco , é qualquer membro das maiores espécies de tubarões- da- cavala (Lamnidae), é um dos tubarões predadores mais poderosos e perigosos do mundo.

As populações de tubarões brancos são freqüentemente centradas em águas costeiras temperadas altamente produtivas (isto é, águas caracterizadas pela abundância de peixes e mamíferos marinhos ), como as costas do nordeste e oeste dos Estados Unidos , Chile , norte do Japão , sul da Austrália , Nova Zelândia , África Austral e Mediterrâneo.

Alguns tubarões brancos individuais podem viajar longe para o mar ou para as águas tropicais, mas estudos de campo mostram que a maioria retorna a essas áreas de alimentação temperada a cada ano.

Tubarão Branco: Curiosidades

Os tubarões brancos são grandes peixes volumosos com um corpo em forma de torpedo rombudo . Eles têm um focinho cônico pontiagudo, grandes barbatanas peitorais e dorsais e uma cauda forte em forma de crescente . Apenas a barriga dos tubarões brancos é esbranquiçada. Eles têm um padrão contrastante de azul escuro, cinza ou marrom nas costas e nas laterais. Os maiores tubarões brancos totalmente crescidos não excedem 6,4 metros  de comprimento. A maioria pesa entre 680 e 1.800 kg., mas alguns pesando mais de 2.270 kg  foram documentados.

A maioria dos peixes é ectotérmica ou de sangue frio , mas os tubarões brancos têm um sistema circulatório complexo que conserva o calor gerado pela contração dos músculos nadadores. Esse calor é distribuído por todo o corpo para aquecer suas regiões críticas, dando ao tubarão branco uma temperatura corporal maior que a temperatura da água ao redor . Essa adaptação , chamada endotermia regional (que é um tipo de sangue quente ), permite que o animal seja ativo em água que pode ser muito fria para outras espécies de tubarões predadores.

Tubarão Branco: Alimentação

Os tubarões brancos recém-nascidos alimentam-se de peixes e outros tubarões . À medida que atingem a idade adulta, suas presas incluem tartarugas marinhas , focas , leões marinhos , botos , golfinhos e pequenas baleias . A presa é geralmente caçada por emboscada, onde o tubarão tentará atacar o animal de surpresa e infligir uma mordida fatal repentina e maciça. Muitas vezes, essa corrida inicial é tão forte que o impacto intenso pode mandar a presa para fora da água ou enviar o tubarão para o ar se ele errar o alvo. Tubarões brancos também são oportunistas catadores e se alimentam de carcaças de baleias e tubarões-frade .

Nas áreas em que são mais comuns, os tubarões-brancos são responsáveis ​​por numerosos ataques não provocados e, às vezes, fatais contra nadadores, mergulhadores, surfistas, caiaquistas e até pequenos barcos . Um tubarão branco tende a infligir uma única mordida em sua vítima humana e depois recuar. Em muitos casos, no entanto, o tubarão não retorna para uma segunda mordida. Se a vítima sofrer uma mordida moderada, ela poderá ter tempo para buscar segurança. Em situações em que ocorre uma grande mordida, no entanto, sérios danos nos tecidos e órgãos podem resultar em morte.

Muitos pesquisadores afirmam que os ataques aos humanos derivam da curiosidade do tubarão. Em contraste, outras autoridades afirmam que esses ataques podem ser o resultado de os tubarões confundirem os humanos com suas presas naturais, como focas e leões marinhos . Também é possível que os tubarões brancos pretendam atacar humanos onde suas presas normais são escassas.

Reprodução

Pouco se sabe sobre o comportamento social e a história natural do tubarão branco. Parece não haver estrutura social aparente; no entanto, há evidências de que alguns tubarões podem ser territoriais e assumir hierarquias dominantes em torno das áreas de alimentação. Os tubarões brancos são em grande parte solitários, mas alguns casais viajam juntos e se associam por longos períodos de tempo.

O acasalamento ainda não foi totalmente documentado nos tubarões brancos, mas supõe-se que seja semelhante à fertilização interna na maioria dos tubarões – ou seja, o macho insere seus claspers na cloaca da fêmea. O comportamento de cortejo , se houver algum, é desconhecido. Os tubarões brancos machos atingem a maturidade sexual em 3,5 a 4 metros de comprimento e cerca de 10 anos de idade, enquanto as fêmeas atingem a maturidade sexual em 4,5 a 5 metros de comprimento e 12 a 18 anos de idade.

A reprodução é vivípara (isto é, ovos fertilizados são retidos dentro do corpo). Antes do nascimento, os jovens no útero podem se alimentar de ovos não desenvolvidos e, possivelmente, de seus irmãos ainda não nascidos. As ninhadas consistem em 2 a 10 filhotes; os recém-nascidos têm mais de 1 metro de comprimento. Pensa-se que a gestação demore cerca de 12 meses e presume-se que as fêmeas deem à luz em águas temperadas e subtropicais quentes, mas as áreas de berçário específicas são desconhecidas.

Tubarão Branco:  Quantos Dentes Ele Tem?

Eles são incríveis caçadores armados com fortes músculos , boa visão e um apurado sentido de olfato. Além disso, suas enormes mandíbulas estão armadas com grandes dentes pontiagudos e pontiagudos . Cada dente é projetado para cortar carne e pode facilmente perfurar e estilhaçar ossos. O número de dentes que um tubarão tem depende exatamente de qual tipo de tubarão ele é. Existem muitos, muitos tipos diferentes de tubarões nos oceanos do mundo, e o número de dentes que eles têm pode variar muito.

Grandes tubarões-brancos têm aproximadamente 50 dentes ao mesmo tempo (seus dentes “de trabalho “). Como a maioria dos tubarões, no entanto, eles têm várias fileiras de dentes em desenvolvimento prontos para tomar o lugar dos dentes que caem. os tubarões têm mais de 300 dentes em vários estágios de desenvolvimento em suas bocas a qualquer momento!

Ao contrário dos dentes humanos, os dentes de tubarão não são muito fortes e tendem a cair facilmente. Não é um grande negócio para os tubarões, porque eles estão constantemente produzindo novos dentes para substituir os que perdem. De fato, alguns tubarões podem ter mais de 50.000 dentes ao longo de suas vidas!

Muitos tubarões têm dentes em fileiras de camadas . Ambas as mandíbulas superior e inferior podem ter 2-3 ou até 15 camadas. Seus dentes não têm raízes, então se quebram facilmente e podem durar apenas uma semana. Novos dentes podem avançar para substituir dentes perdidos dentro de um dia a algumas semanas. A pele dentro da boca de um tubarão move novos dentes para a posição como uma esteira rolante.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *