Home / Animais / Tubarão Baleia: é Perigoso? Gigante, Características e Fotos

Tubarão Baleia: é Perigoso? Gigante, Características e Fotos

Conheça aqui um pouco mais sobre o Tubarão Baleia, o maior peixe do mundo!

Tubarão baleia, pintadinho ou cação-estrela, independente de como você conhece, esse é o maior peixe do mundo e pode pesar mais de 12 toneladas e medir até 20 metros. Apesar do nome, o tubarão baleia é um peixe cartilaginoso e não um mamífero, sendo o maior da família dos tubarões.

Ele é um peixe raro e vive nas águas tropicais e quentes. É um animal fascinante e possui características muito peculiares. Por isso, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre esse grande animal.

Características do Tubarão Baleia

O tubarão baleia é o maior peixe da espécie já conhecido. De nome cientifico Rhincodon typus, ele também é chamado por outros nomes, como cação-estrela e pintadinho. E apesar de ser um tubarão, é bem diferente dos tubarões que conhecemos.

Seu corpo é robusto e plano com muitas listras e manchas, as quais são usadas pelos biólogos para identificar essa espécie. Além disso, sua cabeça é achatada e bem larga, sua boca é bem grande, de até um metro e meio de largura, com muitas fileiras de dentes, porém são pequenos. O tubarão baleia possui uma cor bem característica que vai de um cinza escura para o branco, formando um degradê.

Esse peixe possui dois pares de barbatanas nas costas e no peito. Também tem uma nadadeira na sua cauda, a qual ele usa para impulsionar o nado. Entretanto, o tubarão baleia se move muito devagar, devido a seu tamanho e seu peso, por isso não é um peixe muito ágil em relação a outros tubarões.

Tubarão Baleia Características

Mesmo sendo tão grande e assustador, esse tubarão é gentil, dócil e até brincalhão, bem diferente dos outros que são, em sua maioria, mais agressivos e perigosos. Além disso, é um animal que permite ser afagado por pessoas.

Porém, ele é um peixe que vive mais isolado, sendo difícil de encontra-lo junto com mais peixes da mesma espécie. O tubarão baleia vive em mar aberto nas regiões tropicais. Inclusive, pode ser visto na costa brasileira, principalmente em arquipélagos de Pernambuco.

Alimentação, Habitat, Reprodução do Tubarão Baleia

Conheça um pouco mais de como é a vida de um tubarão baleia.

Alimentação

Apesar da grande quantidade de dentes e de seu tamanho enorme, não significa que o tubarão baleia é predador ou caçador. Trata-se de um peixe que não é seletivo na alimentação, e nela estão inclusos pequenos peixes, caranguejos, lulas, algas e principalmente os plânctons. Estima-se que esse tubarão consegue comer 21 quilos por dia.

Ele se alimenta através do processo de sucção e filtração, onde quando ele nada e abre a boca, entra a comida e água. Então, ao fechar a boca ele elimina a água pelas brânquias enquanto o alimento fica guardado. Esse processo se chama “filtragem de fluxo cruzado” e é comum em baleias de barbatana, além disso, nele, o tubarão baleia consegue filtrar até 6 mil litros de água a cada hora.

Habitat

Quanto a seu habitat, a espécie vive em águas mais quentes, e são animais migratórios, que “viajam” em busca de comida ou durante a época de reprodução. Assim, o tubarão baleia é encontrado principalmente nas Filipinas entre janeiro e maio. Também pode ser encontrado na Tailândia, Caribe, nas Ilhas de Honduras, na Península da Yucatán e na Austrália Ocidental. Porém, já foram vistos em Nova York e na África do Sul.

Reprodução

Os tubarões baleia são poligâmicos, ou seja, possuem vários parceiros, e também são ovovíparos, pois a fêmea choca os ovos dentro de seu corpo. Os embriões eclodem e concluem seu crescimento ainda no interior do corpo da mãe.

As fêmeas dessa espécie atingem a maturidade sexual com aproximadamente 30 anos, onde nascem filhotes de 40 a 60 centímetros. A quantidade de filhotes é incerta, mas acredita-se que sejam vários, pois já foi capturada uma fêmea grávida que tinha 300 ovos. Além disso, o nascimento dos filhotes não é simultâneo, pois a fêmea consegue armazenar esperma e então desenvolver novos embriões em outras épocas de reprodução.

Ameaça de Extinção

O tubarão baleia é um animal que já pode ser considerada em extinção, pois já é tratado como vulnerável e está incluso na lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

A espécie está ameaçada devido a pesca não regulamentada e grande procura pela carne e pelas nadadeiras que são usadas para fazer sopas medicinais e também afrodisíacas. Além disso, o óleo dos tubarões baleia é muito valorizado no mercado mundial, sendo bastante procurado. Outro problema que ocorre e que torna o peixe ameaçado é a captura de forma acidental por embarcações pesqueiras (bycatch).

O turismo também acaba prejudicando e estressando os animais, que muitas vezes sofrem ferimentos das hélices dos barcos e também interrompem sua alimentação. Outro fator que torna esse peixe muito vulnerável é a reprodução muito lenta, visto que a fêmea demora muito para começar a reproduzir.

Entretanto, a pesca desse peixe ainda é permitida na maioria dos países onde pode ser encontrado, sendo a principal responsável, todos os anos, por centenas de mortes desse tubarão. Apenas as Filipinas, em 1998, a Índia, em 2001, e Taiwan, em 2007, proibiram a pesca e venda de tubarões baleia.

Enquanto a caça predatória for permitida estará prejudicando seriamente o futuro dos tubarões baleia, um animal gigante e magnifico que vive nos mares.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *