Ao ler este nome você também imaginou que esta espécie tratava-se de um tipo de peixe? Bom, pelo menos eu toda a vez que vou estudar este animal imagino que o mesmo trata-se de um peixe!
Bom, você alguma vez na sua vida já ouviu falar do Tritão? Este animal é nada mais nada menos do que um anfíbio bastante excêntrico, se acaso me acompanhar em toda esta matéria, ficará surpreso(a) com tantas coisas a respeito deste bichinho pra lá de diferente!
Enfim, vamos logo começando com isso, a partir de agora você vai conhecer o Tritão-De-Crista-Italiano, um animal bastante interessante!
Características E Nome Científico Do Nosso Tritão Italiano
Ao ler o nome deste animal nada mais óbvio vem a sua cabeça não é mesmo?! É claro que este bichano possui as suas origens na Itália, isso é algo que fica bem evidente quando nós olhamos para o nome dele!
Esqueça todos os animais que você está acostumado(a) a ver por aí, um anfíbio não é nada parecido com eles, espécies que pertencem a esta classe geralmente possuem um aspecto físico nada atraente como por exemplo uma pele gelada e grossa como uma parede chapiscada.
Nosso Tritão-De-Crista-Italiano é todo negro com alguns pontinhos amarelos em seu corpo, lembrando que sua pele é áspera e cheia de pequenas ondulações como a dos crocodilos, só que com menos detalhes.
Quer ganhar a confiança de Um Tritão Italiano? Então dê a ele um bom inseto, esta iguaria é a predileta do animal!
Se você olhar para um Tritão Italiano vai perceber que ele é bem parecido com os lagartos, mas cada um desses animais possuem as suas peculiaridades. Lembrando que o corpo do nosso Tritão é composto por quatro patas e uma cauda, já dá para saber o porque ele é confundido com um lagarto, não é mesmo?!
A maioria das espécies de Tritões possuem toxinas em seus corpos usadas como forma de defesa, portanto, se você achou este bicho fofinho é melhor pensar duas vezes antes de tentar acariciá-lo.
Ainda falando sobre as toxinas liberadas pelo Tritão, saiba que existe uma espécie que possui até mesmo o potencial de matar um ser humano usando estas substâncias que ficam dentro do seu corpo. Tal espécie da qual eu falo se encontra somente na América do Norte!
Há uma curiosidade bem interessante a respeito das larvas do Tritão, você sabia que elas possuem dentes? Isso é algo bastante estranho de se imaginar, mas é completamente real!
Outra coisa que não posso deixar de lhe contar é a respeito da capacidade regenerativa deste animal, saiba que ele pode restaurar tanto a sua cauda como os seus órgão internos, isso vai além da capacidade das conhecidas lagartixas.
Eu duvido que o Tritão-de-Crista-Italiano não está surpreendendo você, ele é ou não incrível?! Pois bem, vamos continuar, ainda há mais algumas coisas sobre ele que eu gostaria de te contar!
Só lembrando que o nome científico deste interessante bichano é Triturus carnifex, um nome que não me parece muito convidativo e que não é nada fácil de se guardar!
Bom, agora que você conheceu tudo a respeito do Tritão-de-Crista-Italiano, chegou o momento de saber algumas curiosidades sobre a classe dele, os anfíbios. O que você sabe a respeito dela? Se não possui muitas informações, então sugiro que me acompanhe neste próximo tópico!
Curiosidades Sobre Os Excêntricos Anfíbios
Não é a toa que os chamei de excêntricos, afinal de contas, estes bichos não são como os cachorros e gatos, pelo contrário, muitos deles são espécies nada amadas por nós seres humanos, é claro que sempre há pessoas com gostos mais diferenciados que curtem animais deste tipo.
A primeira super curiosidade sobre os anfíbios é que este nome quer dizer “duas vidas”, uma alusão ao período em que o animal é uma larva e depois se torna um ser por completo com características físicas totalmente distintas das que tinha antes.
Já reparou na pele de um anfíbio como por exemplo os sapos? Estes animais são completamente pelados não possuindo nem pelos e nem penas, esta é mais uma das características que fazem parte de todos os anfíbios, eles são nus do nascimento até a sua forma completa!
Sabia que existem cerca de 6629 espécies de anfíbios? Isso os que são registrados, mas imagine ainda aquelas espécies desconhecidas pela ciência e que estão em algum do lugar do mundo por aí? É um número que pode subir de forma exageradamente incrível!
Os anfíbios são uma espécie bem antiga, os primeiros animais deste tipo são de 300 milhões de anos atrás, já parou para pensar no quanto elas são arcaicos? Estes bichos são como os dinossauros que também possuem a sua descendência até hoje, mas os primeiros a pisarem no mundo também eram super antigos! Isso é impressionante não é mesmo?!
A maioria das espécies anfíbias apresentam dimorfismo sexual, isso quer dizer que você pode identificá-las por uma característica em específico que determina quem é o macho e quem é a femêa, é claro que as vezes não é algo tão evidente assim, dessa forma, é preciso um pouco de conhecimento para saber diferenciar!
Os anfíbios são espécies ovíparas, eles depositam seus ovos em locais onde há água ou pelo menos umidade, assim conseguem se desenvolver de maneira saudável. Já observou aqueles córregos ou rios que sempre estão cheios de sapos? Pois bem, agora você sabe o porque de tantos deles estarem presentes nestes lugares!
Quem é que nunca teve a oportunidade de viajar para uma área mais rural?! Quando chegamos em lugares assim podemos ver que sempre há a incidência de muitos anfíbios, da mesma forma, estes locais estão repletos de repteis como cobras por exemplo, elas são bem perigosas!
Nossos estranhos amigos anfíbios não possuem a capacidade de produzir calor, isso significa que eles podem entrar em período de hibernação quando chega o inverno, fase em que normalmente desaparecem temporariamente.
Agora sim eu me despeço de você, já lhe falei tudo o que sabia a respeito do nosso querido Tritão-de-Crista-Italiano e também de sua classe, os anfíbios.
Espero que tenha gostado desta matéria, até a próxima!