Home / Animais / Tritão-De-Crista-Do-Danúbio: Caracteristicas, Habitat e Fotos

Tritão-De-Crista-Do-Danúbio: Caracteristicas, Habitat e Fotos

As salamandras são pequenos e curiosos animais que passam grande parte do seu ciclo de vida na água, embora eles podem ser encontrados em lagoas e superfícies de solo úmido. São anfíbios que têm a particularidade de poder regenerar seu corpo depois de sofrer danos em acidentes ou brigar com outras pessoas. Essa característica é compartilhada com as salamandras, pertencentes ao mesmo grupo familiar (Salamandridae), ordem Caudata e gênero Triturus.

Atualmente, são conhecidas cerca de oito espécies de tritões, distribuídos entre Europa, Ásia e América. Quando o inverno cai, eles se abrigam em algum lugar escuro e, quando a primavera entra, encontram os espécimes do sexo oposto e, assim, iniciam seu processo de reprodução.

Quando os tritões enfrentam um espécime que gera uma certa ameaça, inclinam a cabeça e a parte do corpo para mostrar a área inferior. Lá, as cores são alimentadas pela presença de substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais.

Um Pouco Sobre

Tritões são pequenos espécimes. O maior conhecido até agora tem cerca de 18 centímetros de comprimento, com as fêmeas sendo mais desenvolvidas que os machos. Eles têm uma forma alongada, da cabeça à cauda, com quatro membros muito curtos e olhos esbugalhados.

A extensão do seu corpo é proporcional à da cauda. Sua pele é entre marrom e esverdeada, com manchas mais escuras. Os tritões usam essa coloração para se esconder entre a terra e as folhas, para que possam passar despercebidos na frente de seus atacantes. Através da barriga e da barriga, os tons são mais vibrantes e variam do amarelo ao laranja.

Como o resto dos anfíbios, os tritões também respiram pela pele e a liberam duas vezes durante o ano. Mas eles também podem se regenerar facilmente quando são mutilados. Até seus olhos e seu coração podem se formar novamente.

Através da pele, os tritões expelem toxinas com as quais se defendem contra espécies inimigas. No entanto, essas substâncias causam efeito no outro animal apenas se ingeridas. Caso contrário, é inofensivo.

A cauda dos tritões é plana, assim como o formato de sua cabeça. Seus sentidos da visão e da audição não são tão nítidos. De fato, sofrem de miopia, ou seja, não enxergam muito bem de longe, e esse defeito é acentuado quando estão fora da água.

Habitat

Depois que crescem, os tritões vivem nas poças e onde a terra está mais úmida. Mas quando são jovens, quando mal são larvas, vivem principalmente na água. Eles geralmente se desenvolvem em lagoas, poços, córregos ou lagoas não muito profundas. Quando terminam de se formar e atingem a idade adulta, procuram pântanos ou encostas, onde a temperatura do solo é de cerca de 12 ° Celsius e têm espaço suficiente para caminhar e escalar os galhos.

Os tritões se alimentam basicamente de insetos e todos os tipos de animais que eles podem caçar, morder e digerir. Quando eles precisam se alimentar e não têm presas, eles escolhem comer filhotes e filhotes adultos que capturam rapidamente. O restante pode comer aracnídeos, vermes, larvas, ovos, centopéias, crustáceos e anelídeos, entre outras espécies.

A primavera é o momento ideal para os tritões se juntarem ao sexo oposto. Durante o inverno, hibernam e, quando chega a estação das flores, concentram-se nas poças, onde os machos fazem sua respectiva demonstração de virilidade para conquistar o parceiro.

Na época do acasalamento, os tritões têm a pele mais brilhante, os lábios incham e as fêmeas incham a barriga. O namoro do tritão é o primeiro da exposição e depois se junta à fêmea que sai da costa dos espermatozóides (onde estão os espermatozóides), para que ela mesma os introduz enquanto estiver na água. Como o casal não faz maior contato físico, a fêmea recebe esperma de vários recém-chegados ao mesmo tempo.

Mais tarde, localiza plantas que estão entre a terra e a água para colocar seus ovos nas folhas. Deixe um em cada folha e dobre-o para protegê-los. Logo eles explodem e as larvas saem. Nos primeiros dias, os girinos mostram na cabeça duas linhas chamadas roqueiros que os ajudam a alcançar o equilíbrio enquanto nadam e, à medida que crescem, desaparecem.

Comportamento

Tritões são muito inteligentes quando ele trata de cortar predadores, como cobras, peixes, aves aquáticas, rãs e sapos. A espécie de tritão Gallipato (Pleurodeles waltl) é protegida, moldando as costelas que atravessam a pele e se tornam quebra-cabeças com uma substância venenosa. Então seu corpo se regenera naturalmente. Enquanto o tritão marmorizado (Triturus marmoratus) cresce uma crista impressionante ao longo de seu corpo na estação reprodutiva.

E o Tritão-De-Crista-Do-Danúbio?

Muito semelhante ao Tritão -de-crista-grande (Triturus cristatus), mas o corpo é mais esbelto e alongado, especialmente em mulheres (Índice de Wolterstorff 34-49%), a cabeça é mais estreita, as extremidades mais curtas, a coloração dorsal mais clara e manchas escuras Em contrapartida, as manchas pretas na barriga se fundiram, formando manchas e faixas maiores, e as brancas nos lados do corpo, raras ou ausentes. O dimorfismo sexual é semelhante ao do Grande Tritão com crista. A crista dorsal nos machos reprodutores pode se estender para a frente da cabeça.

Tritão-De-Crista-Do-Danúbio
Tritão-De-Crista-Do-Danúbio

Distribuição por país do banco de dados de AmphibiaWeb: Áustria, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Hungria, Moldávia, República da, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Ucrânia.

Este tritão habita vales no sistema do rio Danúbio. A faixa representa duas áreas principais a oeste do Mar Negro: Moldávia (regiões mais baixas do rio Prut, no distrito de Kagul), Romênia e Ucrânia (delta do rio Danúbio e planície transcarpática); leste da Áustria, Hungria, sul da Eslováquia, Eslovênia, Sérvia e norte da Croácia. Também se estende por uma curta distância até a Alemanha, dentro da Baviera (P. Janzen, comunicação pessoal).

O Danúbio com crista do Danúbio vive em habitats simples, com florestas e bosques decíduos, matagais, prados e pântanos inundados, incluindo aqueles nos vales dos rios, repletos de vegetação herbácea e arbustiva. A espécie também ocorre em aldeias e paisagens agrícolas. Reproduz-se em pequenos lagos com água estagnada, arcos-bois, canais, valas e pedreiras inundadas.

O Triturus dobrogicus não é raro no delta do rio Danúbio, mas em outras áreas não é comum. A densidade populacional adulta varia significativamente entre os habitats. Na Planície Transcarpática, um espécime às vezes ocorre em 1-50 m2 de água.

Em diferentes partes do intervalo, as migrações para locais de reprodução começam de meados de fevereiro a abril; às vezes, uma segunda migração para a água ocorre no outono. O desenvolvimento embrionário e larval leva cerca de 2-2,5 meses; A metamorfose foi registrada em julho – início de setembro e depois. Sabe-se que indivíduos adultos e sub-adultos permanecem na água por um longo período, até e além de 6 meses. Às vezes, eles não saem da água antes das primeiras geadas: indivíduos congelados no gelo foram registrados na Planície Transcarpática. Em cativeiro, a metamorfose e a aparência de caracteres sexuais secundários masculinos podem ocorrer na água.

Tendências e Ameaças

Triturus dobrogicus é uma espécie em declínio, principalmente devido à perda de habitat.

Relação Com Seres Humanos

Embora o Tritão com crista do Danúbio ocorra frequentemente em bairros humanos, a destruição antropogênica de habitats leva ao declínio e extinção dessa espécie em muitos locais. Por exemplo, a construção de barragens no rio Danúbio, a conversão de habitats em terras aráveis, a eutrofização de corpos aquáticos reprodutores, etc., levam à extinção de algumas populações.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *