Home / Animais / Traça de Luna: Características, Nome Cientifico e Fotos

Traça de Luna: Características, Nome Cientifico e Fotos

A traça de luna (Actias luna) é uma mariposa  da família Saturniidae. Este é um grupo conhecido como mariposa gigante de seda. Possui asas de cor verde-limão e corpo branco. As larvas (lagartas) também são verdes.

Normalmente, tem uma envergadura de aproximadamente 114 mm, mas pode exceder 178 mm. Em algumas partes do mundo, ela se reproduz anualmente, com os adultos alados aparecendo no final de maio ou no início de junho. Entretanto, em outros locais pode ocorrer até três gerações por ano.

Como mecanismos de defesa, as larvas emitem sons como um aviso e também regurgitam o conteúdo intestinal. Isso confirma um efeito dissuasor em uma variedade de predadores.

Caso você deseje saber mais à respeito dessa mariposa, leia todo o artigo que segue abaixo.

Características da Traça de Luna

Os ovos da traça de luna, unidos em pequenos grupos às partes inferiores das folhas, são manchados de branco e marrom. São levemente ovais e com aproximadamente 1,5 mm de diâmetro.

As larvas são principalmente verdes, com pelos esparsos. O primeiro ínstar, emergindo do ovo, atinge um comprimento de 6 a 8 mm. O segundo, de 9 a 10 mm. O terceiro, de 12 a 16 mm. O quarto, de 23 a 26 mm. O quinto ínstar (final) cresce para aproximadamente 70 a 90 mm de comprimento.

Pequenos pontos coloridos – amarelo ou magenta – podem alinhar as laterais do quarto e quinto ínstares. As larvas podem adquirir uma cor marrom avermelhada, pouco antes do encasulamento. As larvas de quinto ínstar descem ao chão e usam seda para prender as folhas mortas ao redor do casulo.

As mariposas adultas emergem das pupas com as asas pequenas, amassadas e seguradas perto do corpo. Durante um período de várias horas, as asas aumentarão para o tamanho máximo. A envergadura tem tipicamente 8 a 11,5 cm.

As fêmeas e os machos são semelhantes em tamanho e aparência. Asas verdes, manchas nos antebraços e nas asas traseiras, e caudas longas. Os corpos são brancos e peludos. Os adultos têm vestigiais peças bucais e não alimentam. A energia é proveniente de depósitos de gordura criados enquanto uma lagarta.

As manchas oculares, uma por asa, são de forma oval nos antebraços e redondas nas patas traseiras. Cada olho pode ter arcos de preto, azul, vermelho, amarelo, verde ou branco.

Existem algumas diferenças regionais e determinadas pelo sexo na aparência. As fêmeas terão um abdômen maior em comparação aos machos, pois contém 200 a 400 ovos. Ambos os sexos têm antenas, mas no masculino, muito mais longos e amplos.

Ciclo de Vida da Espécie

Com base no clima em que vivem, a traça de luna produz diferentes números de gerações por ano. Os estágios da vida são aproximadamente;

  • 2 semanas como ovos;
  • 6 a 7 semanas como larvas;
  • 9 meses como pupas;
  • Terminando com uma semana como adultos alados que aparecem no final de maio ou no início de junho.

Ovos da Traça de Luna

As fêmeas depositam de 200 a 400 ovos, isolados ou em pequenos grupos, na parte inferior das folhas das espécies de árvores preferidas pelas larvas. A postura dos ovos começa na noite seguinte à conclusão do acasalamento e continua por vários dias. Os ovos eclodem em cerca de uma semana.

Larvas

Larva de Traça de Luna
Larva de Traça de Luna

Cada ínstar – o período entre as mudas – geralmente leva de 4 a 10 dias. Existem cinco instares antes do casulo. No final de cada ínstar, uma pequena quantidade de seda é colocada na veia principal de uma folha e a larva sofre apólise, depois ecdise (muda), deixando o exoesqueleto antigo para trás.

Cada ínstar é verde, embora os dois primeiros ínstares tenham alguma variação. Esta na qual algumas larvas terão manchas negras subjacentes em sua região dorsal. As larvas permanecem na mesma árvore em que nasceram até a hora de descer ao chão para fazer um casulo.

Quando as fêmeas emergem dos casulos, voam para espécies de árvores preferidas, emitem feromônios e esperam lá pelos machos para encontrá-las.

Pupas

Pupas
Pupas

Pouco antes da pupação, a lagarta final do quinto instar se envolverá em um “despejo intestinal”, onde qualquer excesso de água e conteúdo intestinal são expelidos. Como pupa, a traça de luna é mais ativa fisicamente do que a maioria das mariposas.

A pupação leva aproximadamente duas semanas, como citado a menos que o indivíduo esteja em diapausa durante o inverno. Nesse caso, o estágio pupal leva cerca de nove meses.

Os mecanismos que desencadeiam a diapausa geralmente são uma mistura de gatilhos genéticos, duração da luz solar e temperatura. As pupas têm esporões quitinosos.

Estado Alado

As pupas passam para o estado alado após receber sinais externos na forma de mudança de temperatura. Quando as traças adultas de luna emergem de suas pupas, seu abdômen está inchado e suas asas são pequenas, macias e molhadas.

As primeiras horas da vida adulta serão gastas bombeando hemolinfa (equivalente de invertebrados ao sangue) do abdômen para as asas. As mariposas devem esperar as asas secarem e endurecerem antes de poderem voar. Esse processo pode levar de 2 a 3 horas para ser concluído.

As traças de luna não são raras, mas raramente são vistas devido à sua vida adulta muito curta (7 a 10 dias) e à vida noturna. Como em todas as mariposas gigantes, os adultos não comem e, portanto, não são vistos visitando flores.

Traça de Luna na Árvore
Traça de Luna na Árvore

Acasalamento

A traça de luna tem em comum com a mariposa gigante um processo de acasalamento no qual, durante a noite, as fêmeas liberam feromônios sexuais voláteis. Nestes, os machos voam e detectam o hormônio através de suas grandes antenas.

Os machos podem detectar essas moléculas a uma distância de vários quilômetros e depois voar na direção em que o vento está vindo até atingir a fêmea. As fêmeas desse tipo de mariposa acasalam com os primeiros machos que encontram. Esse processo normalmente começa depois da meia-noite e leva várias horas.

Gostou de conhecer a traça de luna e suas particularidades? Ela é um tipo de mariposa que você não verá embelezando o seu jardim, infelizmente. Entretanto, isso não quer dizer que não seja bela e interessante.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *