O toucanet azul-unida, cujo nome científico é Aulacorhynchus coeruleicinctis, é encontrado na zona temperada subtropical e inferior na encosta leste dos Andes, desde o centro do Peru até o sul da Bolívia. O faixa azul, como é mais conhecido, é um tucano verde que carece dos cúlmen amarelos do seu primo mais famoso o Esmeralda, tem uma garganta branca e exibe uma faixa azul no peito.
Características do Toucanet Azul-Unida
O toucanet azul-unida é substituído em altitude mais baixa na zona tropical superior por Toucanet com ponta da castanha (Aulacorhynchus derbianus), que é menor, tem uma base e ponta avermelhadas na conta e não possui a garupa vermelha da faixa azul. Eles viajam em pares ou em pequenos grupos e são freqüentemente encontrados forrageando os amentilhos de Cecrópia. Vocalizações de bandas azuis são mais duras e ásperas do que as chamadas “nasais” das castanhas. Como outros tucanos, eles se aninham nas cavidades das árvores.
Tucanet Azul-Unida são, como o nome indica, menores que os tucanos, com pouco mais de 30 cm. de comprimento. Os sexos são parecidos, embora os machos tenham notas um pouco maiores que as fêmeas. Ninguém sabe ao certo por que essa diferença existe, pois um estudo descobriu que não está relacionado a diferenças na dieta ou na forragem (o que geralmente ocorre quando ambos os sexos compartilham territórios durante o ano todo). Esses Tucanos vivem em pequenos bandos na estação não reprodutiva. Eles são encontrados em florestas abertas, incluindo plantações de café à sombra, de cerca de 900 a mais de 3000 metros.
Taxonomia dos Toucanets
Toucanet designa qualquer uma das cerca de 12 espécies de tucanos pequenos e de bico relativamente curto dos gêneros Aulacorhynchus e Selenidera , de 25 a 35 cm de comprimento, pertencentes à família dos tucanos Ramphastidae. Principalmente verdes, com toques de cores fortes, vão desde as planícies do sul do México e Brasil até os Andes. O tucano-esmeralda (Aulacorhynchus prasinus ) tem a maior variedade.
Vários grupos bem diferenciados foram identificados em sua ampla faixa, que diferem em tamanho, plumagem e coloração da conta. A plumagem em todas as subespécies é principalmente verde. As diferentes subespécies são mais comumente identificadas e nomeadas pela cor da garganta, que varia de branco, cinza, verde, azul a preto. A conta é preta com quantidades variáveis de amarelo na nota superior (maxila).
O Toucanet Esmeralda
Como outros tucanos, o Emerald Toucanet é bem marcado e tem uma conta grande. O adulto tem 30 a 35 cm de comprimento e pesa aproximadamente 180 g. Os sexos são parecidos na aparência, embora a fêmea geralmente seja menor e tenha faturas um pouco mais curtas. É, como outros membros do gênero Aulacorhynchus, principalmente verde. A ventilação e a ponta da cauda são irregulares. O projeto é preto com amarelo na mandíbula superior e, em todos, exceto nos grupos nomeado e wagleri, uma faixa branca na base do projeto.
Os membros do grupo caeruleogularis têm um adesivo tufoso próximo à base da mandíbula superior, enquanto alguns membros do grupo albivitta têm um adesivo tufoso próximo à base da mandíbula inferior. A garganta é branca no grupo indicado e no grupo wagleri, azul no grupo caeruleogularis e cognatus, azul cinza acinzentado no grupo lautus, azul ou preto no grupo atrogular e branco ou azul acinzentado no grupo albivitta. O anel ocular varia de azul a vermelho, em algumas subespécies muito escuras, quase parecendo enegrecidas pelo anúncio
Ameaças aos Toucanets
A preservação dos toucanet é classificada como Menos Preocupante. Não se qualificam como uma espécie em risco. Populações amplas e abundantes estão incluídos nesta categoria. Eles têm uma vida bastante longa, com uma vida útil de cerca de 20 anos.
Como essa espécie favorece habitats florestais abertos e forrageiras no meio do dossel, fazendas de café sombreadas são um habitat adequado para elas – e provavelmente muito importante em regiões onde outros desmatamentos são altos.
Dieta dos Toucanet Azul-Unida
Enquanto comem grandes insetos e pequenos lagartos, as frutas formam uma grande parte da dieta dos Tucanos Faixa Azul. Portanto, são importantes dispersores das sementes de árvores e arbustos tropicais. Eles têm grandes territórios de alimentação e, portanto, encontram muitas espécies de árvores, até 47 em um local de estudo da Costa Rica.
Embora sejam os menores membros da família dos tucanos, eles até consomem frutas de sementes grandes, regurgitando repetidamente e retransmitindo uma fruta até que a semente se separe da polpa e possa ser descartada. Na maioria das vezes, porém, as sementes passam pelo sistema digestivo e foi determinado que elas têm uma taxa de germinação mais alta do que as sementes que simplesmente caem no chão no fruto. Todos esses fatores fazem dos Tucanos parte integrante dos ecossistemas das florestas tropicais.
Reprodução dos Toucanet Azul-Unida
Os Toucanet na época reprodutiva depositam cerca de 3 ou 4 ovos brancos em um buraco não revestido de uma árvore, geralmente um antigo ninho de pica-pau, mas às vezes uma cavidade natural.
Ambos os sexos incubam os ovos por vários dias, e os filhotes permanecem no ninho após a eclosão.
Comportamento dos Toucanet Azul-Unida
Tucanos vagueiam pelas florestas e clareiras adjacentes em pequenos grupos familiares e bandos; tais bandos raramente consistem em mais de doze pássaros. Os tucanos não são intensamente sociáveis; eles nunca voam em um grupo restrito, mas vagam em grupos soltos. Os tucanos são voadores pobres. Depois de baterem nas asas algumas vezes, eles os seguram e deslizam para baixo, como se fossem puxados. Então eles começam a bater as asas novamente. O voo, como resultado, é ondulado e breve.
Os tucanos se prendem um ao outro, principalmente na cabeça e na nuca. Às vezes dormem cinco ou seis juntos em um velho buraco de pica-pau ou em troncos de árvores podres; o último pássaro a se espremer entra no buraco para trás, com o rabo colocado sobre as costas.
Os tucanos proferem chamados melodiosos muitas vezes no final da tarde, continuando quando a maioria dos outros pássaros descansa, mas ficam inativos à noite. Eles também vocalizam mais durante a manhã e depois das chuvas. Eles preferem permanecer no alto das árvores, mesmo tomando banho nas piscinas de água da chuva que se formam no garfo de uma árvore ou em um galho horizontal espesso.