As borboletas estão entre os insetos mais conhecidos e mais vistos em todo o mundo. Algumas borboletas, no entanto, são bastante raras, são insetos que existem em pequeno número em lugares exóticos – e, em alguns casos, mal conseguem sobreviver. Alguns são surpreendentemente bonitos; outros são insetos de aparência mediana que podem passar por você sem que você perceba.
Alguns humanos capturam, matam e transportam animais criticamente ameaçados, a fim de ganhar alguns dólares. Quando as pessoas lhe dizem que o animal mais perigoso da Terra é o Homem, é disso que elas estão falando. A maioria das borboletas raras são protegida em todo o mundo por leis ambientais. Essa proteção pode se estender a seus habitats, impedindo que os humanos construam ou desenvolvam terras das quais os insetos dependem para a sobrevivência das espécies.
Características das Borboletas
Borboletas são insetos da ordem Lepidoptera. Eles têm quatro asas e seis pernas, e todos passam pelo que é conhecido como “metamorfose completa”. Isso significa que, no curso da vida de cada borboleta, ela passa por quatro estágios distintos: ovo, lagarta, pupa e adulto.
As borboletas adultas emergem da pupa como seres macios e enrugados que são incapazes de voar ou se defender de qualquer maneira, por isso é essencial que expandam suas asas o mais rápido possível. Imediatamente ao emergir da pupa (também chamada de “crisálida”), o inseto começa a bombear hemolinfa – o equivalente a insetos no sangue – pelas veias de suas asas. As asas se expandem, endurecem e o inseto pode voar dentro de uma hora mais ou menos após a eclosão.
A função da lagarta, ou larva, é comer e armazenar gordura para a transformação em adulto; a função do adulto é encontrar um parceiro e se reproduzir para que as espécies possam continuar. Todas as cores das borboletas do mundo, por mais bonitas que sejam, são em primeiro lugar uma forma evolutiva de cores de camuflagem, imitação ou aviso. Alguns são considerados bonitos pelos seres humanos, mas isso é apenas um subproduto da batalha mortal e séria pela sobrevivência na qual cada borboleta que você vê deve se envolver.
Top 10 Borboletas Mais Raras e Exóticas do Brasil e do Mundo
Borboleta Ceilão Rose (Atrophaneura jophon) – é uma linda borboleta rabo de andorinha. Existem muitos tipos de borboletas de rabo de andorinha em todo o mundo, e a maioria delas é comum. Um dos rabos de andorinha mais conhecidos nas Américas é o Pterourus glaucus (Borboleta Rabo de Andorinha de Tigre). É uma espécie grande e bonita, com listras pretas de tigre em suas asas amarelas profundas.
Borboleta Glória do Butão (Bhutanitis lidderdalii) – Esta borboleta incrível, também é um membro da família rabo de andorinha. Essas belas caudas das asas posteriores são típicas de muitos membros do grupo, embora a Glória do Butão tenha uma aparência consideravelmente mais exótica do que a maioria dos rabos de andorinha. Pensa-se que as asas traseiras agitadas chamam a atenção dos predadores, levando-os a atacar as caudas. A borboleta pode sobreviver muito bem sem as pontas das asas – se o predador agarrasse o inseto pela cabeça ou pelo corpo, o resultado seria bem diferente.
Borboleta Morfo Azul (Morpho godartii) – As borboletas Morpho são conhecidas mundialmente por suas asas azuis refletivas espetaculares e seu grande tamanho. Elas incluem alguns dos maiores e mais visíveis de todos os insetos e, de certa forma, simbolizam a própria floresta tropical: exótica, inatingível, selvagem e bonita.
Borboleta Agrias (Amydon boliviensis) – Olhando para esta borboleta brilhante e vistosa, pode parecer estranho pensar que poderia ser um exemplo de camuflagem. Mas os entomologistas apontaram que os vermelhos e azuis brilhantes de borboletas semelhantes desaparecem quando o inseto pousa e dobra suas asas, deixando apenas o padrão complicado da parte de baixo. A mudança repentina pode fazer com que pareça que o inseto simplesmente desapareceu na floresta. O design da parte de baixo realmente combina muito bem com as complexidades circundantes de folhas, galhos e videiras, e isso dificulta a visualização da borboleta.
Borboleta Buckeyana (Prepona praeneste spp.) – Esta borboleta é tão rara que é quase impossível encontrar imagens dela na Internet. Como muitas borboletas raras ou ameaçadas de extinção, este animal é uma subespécie de um tipo de borboleta que não é particularmente rara ou possui outras variantes suficientes para torná-la bastante conhecida. Prepona praeneste é o nomeado, ou espécie principal, e buckleyana é a subespécie.
Borboleta Birdwing (Ornithoptera chimaera) – São um grupo distinto de borboletas rabo de andorinha que ocorrem exclusivamente na Nova Guiné, na Austrália e na região circundante. Eles são famosos em todo o mundo por suas cores impressionantes e tamanho grande, e muitas das dezenas de subespécies são muito procuradas pelos colecionadores.
Borboleta Luzon Peacock Swallowtail (Papilio chikae) – É um inseto grande, com adoráveis lúpulos iridescentes ao redor da margem de cada asa traseira. Voa em áreas restritas das Filipinas, onde frequenta picos e cordilheiras ao redor da cidade de Baguio e da área de Bontoc. Existem duas formas – uma primavera e uma verão – e ambas são muito procuradas pelos colecionadores de borboletas em todo o mundo.
Borboleta Homerus Swallowtail (Papilio homerus) – Este grande inseto é a maior borboleta rabo de andorinha na hemipsfera ocidental e uma das maiores borboletas do mundo. Suas enormes asas fortes cobriam quase um prato de sobremesa, vive em pequenas áreas das montanhas da Jamaica.
Borboleta ” The Golden Kaiser-i-Hind” (Teinopalpus aureus) – Certamente uma das borboletas mais lindas do mundo. Os verdes cintilantes, dourados e roxos do grande rabo de andorinha fizeram dele o favorito entre os colecionadores. A borboleta Teinopalpus imperialis intimamente relacionado é igualmente bonito e também é raro e protegido contra coletas.
Borboleta Asa de Pássaro (Ornithoptera croesus) – Essa borboleta de cair o queixo pertence ao grupo de andorinhas conhecidas como “borboletas de asas de pássaros”. Este grupo inclui a maior borboleta do mundo (Asa de pássaro da rainha Alexandra [Ornithoptera alexandrae] ), além de algumas das mais raras. Todas as borboletas de asas de pássaros são protegidas contra danos e coletas de habitat, mas algumas são “criadas” para fornecer espécimes perfeitos para aqueles que desejam montar uma coleção de hobby.
Borboleta Monarcan (Danaus plexippus) – O laranja e o preto brilhantes do monarca podem ser considerados bonitos para você ou para mim, mas o verdadeiro objetivo é ser o mais visível possível para pássaros, sapos e qualquer outra coisa que possa comê-lo. Laranja e preto, amarelo e preto e vermelho e preto são talvez as cores de aviso mais comuns no reino animal, graças ao forte contraste.
Os humanos também o usam – considere que os sinais de reparo nas ruas e as luzes de perigo são geralmente uma combinação dessas cores. Onde quer que você vá, essas cores significam a mesma coisa – cuidado!