Home / Animais / Todo Rato Tem Leptospirose? Qual o Risco Dele Transmitir?

Todo Rato Tem Leptospirose? Qual o Risco Dele Transmitir?

A leptospirose é uma zoonose que ocorre em todo o mundo, causada por espiroquetas patogênicos do gênero Leptospira . As leptospiras patogênicas vivem nos rins de uma grande variedade de espécies de mamíferos e são excretadas no ambiente pela urina. A infecção indireta pelo contato com leptospiras secretadas no ambiente é provavelmente a principal via de aquisição da leptospirose.

As leptospiras patogênicas sobrevivem por mais tempo em um ambiente quente e úmido. Portanto, a doença é particularmente prevalente nas regiões tropicais e subtropicais úmidas. A bactéria é sensível a condições secas e temperaturas extremas. Atualmente, quase 300 sorovares foram identificados, divididos em 25 sorogrupos. Sete espécies patogênicas principais são conhecidas.

Transmissores de Leptospirose

Cerca de 160 espécies de mamíferos foram identificadas como portadoras naturais de leptospiras patogênicas. Estes incluem animais selvagens, semi-domésticos e de criação e animais de estimação como fontes importantes de infecção. O período infeccioso dos hospedeiros naturais pode durar a vida toda. Hospedeiros acidentais podem atuar como fonte intermediária de infecção e podem perder leptospiras por dias ou meses.

Como se Contrai Leptospirose

Acredita-se que a leptospirose seja uma das infecções zoonóticas mais comuns no mundo. Beber água contaminada também pode causar infecção. Assim, o animal pode pegar o organismo também pela ingestão de água e alimentos contaminados. Os surtos de leptospirose geralmente são causados pela exposição à água contaminada, como as águas da enchente. A transmissão de pessoa para pessoa é rara.

A via de transmissão é através da pele quebrada e através das mucosas dos olhos, boca e nariz (consumo, inalação). A transmissão através da pele enfraquecida pela água é controversa. A transmissão também pode ocorrer via contato sexual e leite materno. A transmissão intra-útero pode levar a falhas reprodutivas, como o aborto.

Leptospirose
Leptospirose

Os fatores de risco incluem a exposição ocupacional em pessoas com animais de fazenda, animais selvagens e água e solo contaminados (agricultores, matadouros, veterinários, mineiros, militares, militares, desastres e vítimas, por exemplo). As pessoas que participam de atividades ao ar livre, como acampar ou andar de caiaque, também apresentam maior risco de infecção. Qualquer exposição a esgotos ou resíduos de animais, incluindo fezes de cães infectados, aumenta o risco de contrair leptospirose. Chuvas fortes podem causar o aumento da infecção bacteriana em uma população que sofre inundações.

Como se Prevenir

A prevenção e o controle concentram-se principalmente na identificação e redução da fonte de infecção e na prevenção da penetração de leptospiras no hospedeiro acidental. A prevenção da transmissão pode ser alcançada usando roupas de proteção. O tratamento profilático com doxiciclina é protetor até certo ponto. A vacinação está disponível em um número limitado de países, mas atualmente não é considerada uma opção geralmente aplicável.

Melhorar as condições de armazenamento de água e alimentos, aumentar a conscientização pública sobre os riscos de doenças e infecções, bem como o controle de roedores, pode reduzir o risco de transmissão. O risco de infecção por animais domésticos pode ser reduzido por vacinação ou tratamento de portadores. Ambas as abordagens devem ser combinadas com o manejo do rebanho. As vacinas estão disponíveis para bovinos, cães e porcos e fornecem uma proteção específica a sorovar a curto prazo.

Todo Rato Tem Leptospirose? Qual o Risco Dele Transmitir?

Dois Ratos Querendo Entra no Esgoto
Dois Ratos Querendo Entra no Esgoto

As leptospiras são micróbios que evoluíram na Terra como todas as outras formas de vida e são livres vivendo na Terra, no sentido, em seus hospedeiros. Eles são colhidos e transportados por todos os tipos de hospedeiros, como a maioria dos animais com sangue quente e alguns de sangue frio. Esses animais, por sua vez, ajudam a cadeia a crescer. Alguns deles são extremamente suscetíveis, outros são menos suscetíveis e outros apenas os abrigam como hospedeiros naturais do reservatório.

Os roedores são os principais reservatórios e não manifestam sintomas. Esta é uma pergunta  muito relevante e precisa de mais pesquisas sobre esse aspecto, pois a fonte pode ser animais selvagens interagindo com animais domésticos. Portanto, a erradicação da leptospirose não é possível e só podemos controlar esta doença zoonótica.

Roedores infectados transmitem e liberam bastante Leptospira através da urina, pois os rins de roedores se envolvem amplamente no processo.  Por sua vez, a urina infectada de roedores contamina a grama e o arroz doméstico e o gado doméstico durante suas atividades de pastoreio e durante sua permanência no gado – que são novamente contaminados pela urina de roedores – infectam o gado, cães e gatos vadios entram em contato com roedores infectados durante atividades de caça.

Os roedores, por si só, então desempenham um papel fundamental na transmissão da doença em todos os três locais, a saber: doméstico,  agricultura e regiões selvagens.

Vacinação

É interessante notar que não há sintomas visíveis da leptospirose entre os bovinos e a única indicação que eles podem estar infectados é o aumento da taxa de abortos durante a estação de transmissão.

A disseminação da doença será fortemente evitada se a vigilância sistemática dos sorovares circulantes de Leptospira for realizada entre humanos, bovinos e roedores por esforços sinérgicos combinados dos departamentos de saúde, pecuária e agricultura, ano a ano.

O Ciclo de Transmissão

A leptospirose é transmitida pela urina de um animal infectado e é contagiosa enquanto ainda estiver úmida. Embora ratos, camundongos e toupeiras sejam hospedeiros primários importantes, uma grande variedade de outros mamíferos, incluindo cães, veados, coelhos, ouriços, vacas, ovelhas, guaxinins, gambás, gambás e certos mamíferos marinhos são capazes de transmitir a doença.

Os cães podem lamber a urina de um animal infectado da grama ou do solo ou beber de uma poça infectada. Houve relatos de “cães domésticos” contraindo leptospirose aparentemente lambendo a urina de ratos infectados que entraram na casa. O tipo de habitat com maior probabilidade de transportar bactérias infecciosas são as margens lamacentas dos rios, valas,  e áreas lamacentas de criação de animais, onde há passagem regular de mamíferos selvagens ou de fazendas.

Ciclo de Transmissão
Ciclo de Transmissão

As pessoas que têm animais de estimação especialmente coelho (lebre) em sua casa são mais propensas a serem infectadas pela ingestão de organismo sombreado na urina de animais infectados durante a limpeza dos restos de alimentos. A lavagem adequada das mãos após o manuseio dos animais diminuirá a transmissão da doença.

Na febre humana com calafrios, dores de cabeça intensas aparecem precocemente, seguidas de doença renal, hepatite, dores musculares (especialmente o manguito) são comuns. Mas ocasionalmente ocorre hemorragia subconjuntival.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *