Os poodles são cachorros muito populares e muito queridos. Sua pelugem é atrativa, sua aparência é convidativa e sua personalidade também faz com que qualquer um se apaixone facilmente. Mesmo que você não tenha possuído um, é provável que já tenha visto o conhecido alguém que já teve um cachorro desses. Essa raça é muito inteligente e assim como diversas raças de cachorros são ótimas companhias. Ele ama agradar seus donos e tutores, ama brincadeiras e é um cachorro extremamente ativo. Vamos entender melhor e caso você tenha adotado uma recentemente saiba como cuidar lendo nossas dicas abaixo.
Poodle: Características
A diversas teorias sobre a história da raça poodles. Infelizmente os humanos sempre cruzaram diversas raças para que informasse em raças específicas e de acordo com os desejos e ambições dos humanos. O mesmo aconteceu com essa raça, muitos acreditam que a raça poodle é resultado de diversos cruzamentos. Prova disso é que existem diversos tamanhos da mesma raça, antigamente muitas raças foram cruzadas para que as pessoas conseguissem a personalidade dos desses cães em tamanhos menores ou maiores, de acordo com o que desejassem.
Um exemplo disso é que o menor tamanho de poodle chama-se poodle toy ou poodle miniatura, e considera-se que essa raça foi criada recentemente, depois da existência da raça poodle e depois da existência de tamanhos grandes e médios. A manipulação para um tamanho menor teria sido para que a burguesia parisiense fosse agrada com esses cachorros em tamanho mini.
As cores mais comuns dessa raça são as cores claras, ou seja, bege ou branco. Normalmente as cores são puras e sem manchas, porém existem diversas cores para os poodles, eles podem ser amarronzados, pretos, beges e brancos. As cores mais escuras tendem a conter manchas nas orelhas ou no focinho.
Assim como qualquer cachorro, eles são inteligentes, podem e devem ser adestrados. Sua personalidade os leva a ser teimosos e malandros, mas uma boa educação é capaz de tornar os bons companheiros e educados. A inteligência dessa raça os levou a grandes competições é comum ver os poodles sendo avaliados em testes de obediência, destreza, agilidade, entre outros. Assim como qualquer outra raça, a má educação ou negligência será capaz de torná-lo um cão agressivo, ciumento ou com traços de personalidade que possa atrapalhar a convivência. Portanto, o segredo para um cachorro educado e obediente é a presença, adestramento, o carinho e afeto.
Tipos De Tosa Para Poodles
Tosa Baby: essa é provavelmente a tosa mais comum entre essa raça de cães. Isso porque trata-se simplesmente de aparar os pelos deixando-os menores. O nome tosa baby se dá por que os pelos ficam pequenos, como se estivessem nascendo. É uma ótima opção pois mantém os pelos em tamanho pequeno sem embaraçar, atrapalhar ou embolar.
Tosa Summer: também é uma tosa muito comum, durante as estações mais quentes do ano esses cães precisam de uma tosa mais curta para que possam curtir o verão sem se preocupar e sem sentir muito calor. Para isso a tosa summer funciona muito bem. Os pelos são cortados na máquina e ficam bem rentes ao corpo do cão.
Tosa PomPom: essa é uma tosa mais decorativa, são tosados pontos estratégicos que fazem com que os pelos fiquem alinhados e deem um formato mais elegante para os poodles. Essas tosas podem ser realizadas, porém sempre deve ser prioridade que a saúde do cão esteja sendo cuidada. Se os pelos forem grandes e o cachorro estiver sofrendo de calor, má visão, pulgas, doenças de pele ou pelos embaçados, É melhor priorizar a tosa completa do que aparência do cão. Sempre pense na responsabilidade da saúde do seu cachorro.
Essas são as tosas principais e mais comuns, com certeza existem diversas causas mais ousadas e que podem ser feitas. A criatividade fica por conta do dono. Porém, sempre faça com responsabilidade e cuidado com as necessidades do seu cão.
Como Cuidar De Um Poodle
Alguns cuidados são universais para qualquer cachorro. Porém algumas raças exigem detalhes específicos e o poodle é uma dessas raças. Vamos falar um pouco sobre os cuidados gerais e os cuidados detalhistas que é necessário ter com essa raça.
- Saúde: Uma das primeiras coisas a se fazer ao adotar um cão é levar lá veterinário. Existem vacinas que devem ser tomadas e alguns exames a serem feitos para descobrir se ele sofre de alguma doença crônica se precisa de alguma medicação ou se está simplesmente tudo bem. De qualquer forma é necessário que uma análise por um profissional seja feita. A higiene bucal também faz parte da saúde do cachorro, aliás, é uma das principais causas de doenças, caso não seja feita. Portanto, sempre esteja de olho nos dentes do seu cão e periodicamente escove-os com pastas e escovas especializadas para isso.
- Limpeza: A higiene faz parte da saúde, banhos periódicos são muito necessários para os cachorros, a raça poodle também exige essa limpeza. Além dos banhos é necessária uma manutenção de seus pelos a cada dois dias praticamente. Uma escovação dos pelos, três vezes por semana já será suficiente para manter os pelos saudáveis e sem embaraçar. Além da limpeza do cachorro é preciso cuidar da limpeza do ambiente em que ele ficará. Ele não pode ficar no meio de seus dejetos por muito tempo. É comum que ele faça suas fezes ou urinas em horários que não possamos limpar, porém, assim que possível, é necessário que o ambiente seja limpo, arejado e que seja um ambiente espaçoso.
Educação e Adestramento
Muitas pessoas pensam que adestramento só serve para cachorros extremamente inteligentes ou cachorros que são adotados para específicas atividades. Muito pelo contrário, qualquer cão está apto e precisa de educação e adestramento. Caso o cão não seja adestrado ou não compreenda a linguagem do seu dono só criar muita dor de cabeça para ambos. O dono sempre ficará frustrado com a desobediência e o cachorro não terá como entender o que o dono quer. Muitas vezes o cachorro faz as coisas para chamar atenção ou faz algo errado com a intenção de agradar. O adestramento é uma linguagem comum entre os dois