No post de hoje iremos mostrar um pouco mais sobre os siris e suas características. Mas principalmente falaremos sobre os tipos de siris e suas espécies representativas, assim como diferenças entre elas. Continue lendo para descobrir mais.
Características Gerais dos Siris
Esses famosos animais são chamados de siris e fazem parte do grupo Crustacea, que se caracteriza por ter uma carapaça dura, do grupo decápode, que são os que possuem dez patas e o Brachyura, por sua cauda reduzida. São da família dos portunídeos, e apesar de longe parecer muito com seus parentes os caranguejos, o que os diferencia é seu último par de patas, que tem como função serem nadadeiras. Seu nome siri veio do tupi, e significa correr, andar e deslizar para trás. Uma referência de como é a locomoção desse animal.
Sendo assim, os siris tem uma maior possibilidade e capacidade de se locomover pelos ambientes aquáticos, bem melhor que os caranguejos que precisam ficar em áreas terrestres. Mais uma característica externa que os diferencia é que ele possui um prolongamento longitudinal em sua carapaça, como se tivesse a forma de um espinho lateral bem aparente. Também sua carapaça é achatada, o que possibilita uma melhor hidrodinâmica e a exploração de tocas e afins.
As espécies dessa família ocorrem em todo o mundo em ambientes marinhos e em estuários, conhecidos por ser a zona de transição entre o mar e os rios. A salinidade é um fator importante na distribuição desses organismos no ambiente. Os siris são crustáceos considerados generalistas ou mesmo oportunistas, o que quer dizer que não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.
Seu nome veio do grego e do latim, e significa basicamente bonito e saboroso nadador. Foi descrito a primeira vez no ano de 1896. Em alguns estados como Virginia e Maryland nos Estados Unidos, são muito famosos por rodar uma economia fortíssima de siris azuis. Aqui no Brasil é ainda mais popular, principalmente na costa. Gostam de praias lodosas, sejam elas rasas ou profundas. Mas também podem ser vistos em riachos que acabam desembocando no mar.
Seus maiores predadores são as enguias, trutas e algumas espécies de tubarões, dependendo das águas em que ele se encontra. Ele é um animal omnívoro, ou seja, se alimenta dos mais diversos alimentos. Mas também são animais que se alimentam de restos de matéria orgânica, incluindo cadáveres de outros animais. Comem alguns bivalves e peixes menores, também alguns crustáceos pequenos.
Ele é um dos maiores siris, podendo chegar em até 15 centímetros de tamanho, sendo a fêmea levemente menor que o macho. Enquanto que o primeiro par de patas funciona como garras, tanto para atacar e se defender quanto para conseguir comer. O último par serve como remos. Infelizmente, é uma espécie que está entrando em ameaça de extinção, por três motivos. O primeiro é a pesca predatória, cada vez mais pessoas se alimentam de siris. Os outros tem relação a destruição de seu habitat natural e a poluição dele.
Callinectes Ornatus
O callinectes ornatus faz parte do gênero de siris Callinectes, muito populares e os mais conhecidos. Ele é um siri que possui seis dentes frontais em sua carapaça, em comparação do popular siri azul que só possui quatro. Seu tamanho é inferior também de siris populares na alimentação brasileira, tendo sua carapaça com no máximo 93 milímetros de largura. Esse é um dos motivos para não ser utilizado mais comercialmente.
Sua carapaça tem a coloração amarela ou marrom claro, podendo de vez em quando chegar em um vermelho acastanhado. São encontrados no oeste do Oceano Atlântico e também no Caribe. Além de animais em decomposição, também se alimenta de outros crustáceos menores e peixes pequenos.
Callinectes Bocourti
Outra espécie de siri que também vive no Oceano Atlântico, mas também pode ser visto em lugares como o Golfo do México até o Mar das Caraíbas. Foram encontradas populações, em quantidades inferiores, na costa norte da América do Sul. É um crustáceo que possui a carapaça na coloração de castanho claro e é cheio de manchas vermelhas e algumas outras marcações. Suas pernas e garras são vermelhas.
São um tipo de siri que são comestíveis para nós, e por isso, estão sendo cada vez mais utilizado em escala comercial. Seu preparo é semelhante ao famoso e mais utilizado siri azul, por isso é uma ótima escolha.
Callinectes Exasperatus
Callinectes Marginatus
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre os siris e suas espécies representativas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre siris e outros assuntos de biologia aqui no site!