Um rato é um pequeno roedor com nariz pontudo, corpo redondo e peludo, orelhas grandes e uma cauda longa, muitas vezes sem pelos. Existem centenas de tipos de camundongos, divididos em subfamílias das espécies do Velho Mundo ou do Novo Mundo. Variedades comuns incluem rato de veado, rato doméstico, rato de campo, rato de madeira, ratoeiro, rato espinhoso e rato de zebra.
Também conhecido como mouse de madeira, o mouse de campo tem uma pelagem marrom arenosa e um ventre branco / cinza.
Rato do Campo (Apodemus Sylvaticus)
O mouse de campo possui pés traseiros grandes para ajudar com a mola no passo e uma cauda longa que corresponde ao comprimento de seus corpos.
Devido a predadores inteligentes e exposição a ambientes perigosos, o mouse de campo geralmente tem uma vida útil de 1 ano. Em boas condições, o mouse de campo pode viver até 3 anos. Eles gostam de sementes de árvores, frutas, bagas, nozes, fungos e se dobram em um caracol ou dois.
Rato Doméstico (Mus Musculus)
O rato doméstico tem um casaco de pele marrom-cinza que cobre o comprimento de suas caudas – parecem quase sem pelos e são muito mais espessas e escamosas do que as outras espécies de ratos . O rato doméstico tem olhos grandes, orelhas e focinho longo e pontudo e todos os pés são pequenos, ao contrário do rato do campo que possui pés traseiros distintamente grandes.
Se estiver morando ao ar livre, um mouse doméstico terá vida útil de até um ano, mas em ambientes fechados, ele poderá viver até 3 anos. Os ratos domésticos precisam ingerir até 3 gramas de alimento por dia. Eles preferem cereais – então cuidado, eles podem apenas tomar seu café da manhã. Normalmente eles se alimentam de frutas, sementes e grãos.
Rato da Colheita (Rattus Exulans)
É o menor roedor da Europa e o único mouse no Reino Unido com uma cauda pré-elástica – o que significa que ele pode captar coisas para ajudá-los a controlar e manusear objetos e mover-se rapidamente pela grama alta.
O rato colhido vive até 18 meses e pode viver até 5 anos em cativeiro. Os ratos da colheita se deliciam com deliciosas frutas doces, sementes e, ocasionalmente, invertebrados de corpo mole, como lesmas e caracóis.
Ratos do Banco (Glareolus Myodes)
As ratazanas dos bancos são encontradas em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas, matagais, sebes, bancos e pântanos. As ratazanas adultas do banco atingem um comprimento de cabeça-corpo de 10 a 11 cm e um peso de 17 a 20 g, com machos e fêmeas sendo aproximadamente do mesmo tamanho. A cauda tem menos do que o comprimento do corpo e atinge um comprimento de 3-4 cm.
As ratazanas bancárias são pequenas, com olhos e ouvidos pequenos. Seu corpo é coberto por pelos grossos em tons de marrom ou cinza. Seu focinho é rombudo e arredondado. Em relação ao tamanho do corpo, M. glareolus tem um cérebro pequeno. Os dentes são prismáticos e são caracterizados por coroas planas, adaptadas à sua dieta herbívora.
Rato de Grama Argentino (Akodon Philipmyersi)
O Akodon philipmyersi foi encontrado apenas em habitats caracterizados como Norte de Campos, na Argentina. Esse tipo de habitat é constituído por pradarias altas, tipicamente próximas a áreas arborizadas. Os indivíduos foram capturados em áreas com grama alta (2 metros ou mais). Este é um tipo de habitat único, com distribuição limitada, representando apenas 0,7% da cobertura terrestre argentina. A endemicidade nos habitats do norte de Campos parece ser alta, indicando que é um habitat importante a ser alvo de medidas de proteção.
Os ratos da grama de Myers são típicos do gênero Akodon . São camundongos pequenos, de corpo robusto e membros curtos, com caudas relativamente curtas. O comprimento da cabeça e do corpo da Akodon philipmyersi é de 93 mm e o comprimento da cauda é de 58 mm (40% do comprimento da cabeça e do corpo). O pé traseiro tem em média 17 mm de comprimento, sem a garra, e o comprimento da orelha em média 12 mm. O peso médio é de 23 gramas. A pelagem é macia e um pouco longa (10 mm dorsalmente).
A pelagem dorsal tem cutias nas pontas dos cabelos e é acinzentada nas bases capilares. O ventre é cremoso, com cinza nos 2 mm distais dos cabelos, dando ao ventre uma aparência acinzentada. Os pés são cobertos com pelo esbranquiçado e a cauda é bem peluda e distintamente escamada. Os incisivos superiores são ligeiramente opisodontes e pigmentados em laranja. Akodon paranaensis e Akodon serrensis são ratos do mato encontrados no Brasil.
Ratos
Rato (gênero Mus ), o nome comum aplicado de maneira geral, mas imprecisa, a roedores encontrados em todo o mundo com corpos com menos de 12 cm de comprimento. Em um contexto científico , mouse refere-se a qualquer uma das 38 espécies do gênero Mus , que é a palavra latina para mouse. O rato doméstico ( Mus musculus ), nativo da Ásia Central , estabeleceu-se com populações humanas em muitas outras partes do mundo.
Todos os roedores com corpo semelhante a rato, independentemente do tamanho corporal ou características de diagnóstico, foram descritos como espécies de Mus entre 1758 e o final de 1800. O estudo subsequente transformou a maioria dessas espécies em muitos grupos diferentes, deixando Mus como um gênero menor, claramente definido, com uma combinação particular de características.
Dentro do gênero, existem quatro grupos distintos: camundongos espinhosos (subgênero Pyromys ), camundongos musaranhos (subgênero Coelomys ), camundongos do campo de arroz e camundongo (subgênero Mus ) e camundongos africanos (subgênero Nannomys ).
Descrição Física Genérica
Os ratos têm um corpo esbelto, focinho pontudo ou cônico, orelhas escassas e proeminentes, pés traseiros estreitos com solas carecas e garras afiadas e pequenas. A cauda com pelos finos parece sem pelos; pode durar tanto quanto a cabeça e o corpo, ou pode ser muito mais curto.
Um dos maiores é orato de pelo liso (M. platythrix) da Índia peninsular, pesando cerca de 18 gramas, com um corpo de 10 a 12 cm de comprimento e uma cauda mais curta (7 a 8 cm). O menor é provavelmente o camundongo pigmeu (M. minutoides) da África subsaariana, com peso de 3 a 12 gramas, corpo de 6 a 8 cm de comprimento e cauda curta de 3 a 6 cm.