Os cães são uma preferência nacional e praticamente unânime quando o assunto é animais para ter em casa. Porém, muitas pessoas tendem a procurar raças que não latem muito e são silenciosas, o que vai contra a natureza do cão e muitas vezes atrapalha no processo do desenvolvimento dele, já que cada latido possui um significado.
Ao mesmo tempo que algumas pessoas não gostam dos latidos, outras tentam entender qual mensagem o cachorro está querendo passar com aquele som; já que o cachorro praticamente nunca late sem um motivo aparente.
Por isso, no artigo de hoje vamos dar uma luz para aquelas pessoas que não conseguem entender o que o seu cão está querendo dizer e ficam tentando captar a mensagem sem sucesso. Então, continue lendo para conseguir entender quais são as necessidades do seu cachorro dependendo do tipo de latido que ele emite para você!
Latido Para Relaxar
Esse é um tipo de latido muito comum em cães mais jovens; isso porque ele serve para liberar a energia acumulada e ao mesmo tempo desestressar o cão. Portanto, em situações de muito estresse ou agitação o cachorro tende a latir para se acalmar e voltar ao seu estado normal.
É errado interpretar esse latido como irritação, já que o processo é justamente o contrário: o cão está saindo de um estado de irritação para um estado de calma. Por isso, não grite com seu cachorro se ele começar a latir após brincar com você, esse é apenas um modo de desacelerar o coração e voltar à energia normal a qual ele está acostumado.
Latido de Alegria
Nada melhor do que ver seu cachorro balançando o rabo e latindo na hora de passear! Esse latido acontece porque o cão está excessivamente feliz, e assim, libera energia para relaxar e ao mesmo tempo produz hormônios do bem estar – inclusive em você. Por isso, não se irrite quando seu cãozinho começar a latir na hora de passear, ele está se preparando para um momento de lazer e diversão e essa é a forma dele de demonstrar alegria!
Latido de Tédio
Da mesma forma que nós queremos chamar atenção para uma situação que não nos agrada, os cães tendem a latir quando estão entediados para que seus donos percebam a situação. Se o seu cachorro não sai para passear e você não brinca com ele em casa, é muito provável que ele lata para chamar sua atenção; essa é a forma que o cão encontra de te “acordar para a vida” e fazer com que você percebe que ele está carente, se atente aos sinais!
Latido de Alerta
Esse é geralmente o latido que nos deixa preocupados no meio da noite. Quando um cachorro começa a latir em situações suspeitas, nosso primeiro pensamento é o de que há algo errado; isso porque inconscientemente o ser humano já sabe que o cachorro tende a latir quando está em estado de alerta. Nesse caso, o cão tende a latir quando se sente vulnerável ou quando sente que alguma situação de ameaça está se aproximando.
Por isso, nunca ignore o seu cachorro caso ele comece a latir em momentos suspeitos: os cães possuem os sentidos mais aguçados do que os nossos e isso pode ser de grande ajuda na hora da sua proteção! (E é por isso que cães são também considerados seguranças de diversos estabelecimentos e casas durante a noite)
Latido de Possessividade
Alguém chega na sua casa, te abraça e seu cachorro começa a latir sem parar. Caso você tenha lido isso e tenha lembrado de alguma situação similar na sua vida, saiba que existem grandes chances do seu cachorro ter latido por conta da possessividade. Com o passar do tempo e a domesticação, é extremamente normal que os cães desenvolvam um sentimento de posse com relação ao seu dono ou alguns de seus brinquedos, por exemplo.
Por isso, seu cachorro não é mau só porque ele está latindo sem parar para sua visita, ele apenas está com ciúmes e tenta te defender de outras pessoas, para não te perder; essa é também uma grande forma de demonstrar o afeto por meio dos sons.
Esses são apenas alguns dos tipos de latidos que um cachorro pode dar ao longo da sua vida; já que tudo depende do contexto e até mesmo (ou principalmente) da personalidade do seu cão. Por isso, cabe a você decifrar qual tipo de latido o seu cão está emitindo e, consequentemente, qual mensagem ele está tentando passar por meio dos sons.
Como Saber O Tipo De Latido Do Meu Cachorro?
A verdade é que, como dissemos anteriormente, você precisa aprender a decifrar o contexto ao qual o cachorro está inserido. Analisando a situação em que ele se encontra e quais são os fatores externos a ele, é muito provável que você descubra qual tipo de latido ele está emitindo.
Por exemplo: se você pega a coleira para levar seu cachorro para passear e ele começa a latir para você, com certeza esse é um latido de alegria, e não de possessividade ou de alerta.
Analisando o contexto fica bem simples entender o porquê do seu cachorro estar latindo tão incansavelmente. Dessa forma, a comunicação fica muito mais fácil e com o tempo sua ligação com seu cão será ainda maior!
A Importância Do Latido
Por fim, devemos destacar que o latido é muito importante para o cachorro. Como dissemos no começo do artigo, muitas pessoas não gostam que seus cães latam e consideram isso um defeito; mas a verdade é que essa é a única forma que o cachorro tem de se comunicar com você, e é tão comum quanto a fala humana. Por isso, se você é o tipo de pessoa que não gosta de latido de cachorros: repense a sua relação com os animais e entenda que por meio do latido você e são cãozinho ficarão muito mais próximos e amigos.
Gostou desse tema e quer saber ainda mais sobre cães? Leia também: Cachorro estressado mordendo – o que pode ser?