Os jacarés prosperam na China e na porção sudeste dos Estados Unidos, particularmente na Flórida e nos estados da Costa do Golfo, enquanto os crocodilos são nativos das Américas do Norte, Central e do Sul, África, Austrália e partes da Ásia. A família Crocodylidea inclui 23 espécies diferentes, mas o Alligatoridae contém apenas duas espécies – o jacaré e o caimão.
Tipos de Jacarés e Especies Com Nome
O termo caimão se refere a qualquer uma das várias espécies de répteis da América Central e do Sul que são relacionadas a jacarés e geralmente são colocadas com eles na família Alligatoridae. Os jacarés, como todos os outros membros da ordem Crocodylia, são carnívoros anfíbios. Eles vivem ao longo das margens dos rios e outros corpos d’água e se reproduzem por meio de ovos de casca dura depositados em ninhos construídos e guardados pela fêmea.
Os jacarés são colocados em três gêneros:
Caimão – incluindo o focinho largo (Caiman latirostris ), jacarés de óculos (Caiman crocodilus) e yacaré (Caiman yacare);
Melanosuchus – com o jacaré preto (Melanosuchus niger );
Paleosuchus – com duas espécies (Paleosuchus trigonatus e Paleosuchus palpebrosus) conhecidas como jacarés de frente lisa .
A maior dessas espécies é o jacaré-preto, um animal potencialmente perigoso que atinge um comprimento máximo de cerca de 4,5 metros (15 pés). As outras espécies normalmente atingem comprimentos de 1,2 a 2,1 metros, com um máximo de 2,7 metros no jacaré de óculos.
O jacaré de óculos, nativo dos trópicos do sul do México ao Brasil, leva o nome de uma crista óssea entre os olhos, que lembra o porta-objetivas de um par de óculos. É abundante ao longo de águas tranquilas de fundo de lama.
Os jacarés de frente lisa, o menor dos jacarés, geralmente são habitantes de córregos e rios rochosos de fluxo rápido na região amazônica. Seu nome comum refere-se à falta da crista óssea presente no jacaré de óculos. São nadadores fortes e se alimentam de peixes, pássaros, insetos e outros animais.
A Família Crocodiliana
Esta família de répteis inclui jacarés, crocodilos, jacarés e Gharial. Os crocodilianos são animais grandes, com mandíbulas poderosas, caudas alongadas pesadas, pernas curtas e pele grossa. Eles permanecem na água a maior parte do tempo e são capazes de abrir a boca enquanto estão submersos, mas não podem engolir debaixo d’água sem ingerir grandes quantidades de água e potencialmente se afogando. Muitas vezes incompreendidos, esses animais fascinantes e hipnotizantes enfrentam sérias ameaças a seus habitats, além de serem caçados por sua pele por seres humanos.
Diferenças Entre Crocodilos e Jacarés
Para a maioria das pessoas, jacarés e crocodilos parecem muito semelhantes. Embora eles compartilhem muitos dos mesmos recursos, eles não poderiam ser mais diferentes para um profissional treinado. Fisicamente, o focinho e a mandíbula são únicos para cada um, e provavelmente é a maneira mais fácil de distinguir um jacaré de um crocodilo. Os jacarés têm um focinho largo, arredondado e em forma de u, enquanto os crocodilos têm focinhos longos e pontiagudos em forma de V. A diferença de forma significa que os jacarés podem exercer mais força, o que é útil para quebrar invertebrados de casca dura, como tartarugas.
A mandíbula é outra maneira fácil de distinguir um jacaré de um crocodilo. Os jacarés têm uma mandíbula superior larga, que permite ocultar os dentes inferiores na boca. Por outro lado, as mandíbulas superior e inferior de um crocodilo são do mesmo tamanho, expondo os dois conjuntos de dentes à medida que se entrelaçam na linha da mandíbula, criando uma espécie de sorriso dentário. À distância, geralmente é fácil distinguir um do outro simplesmente observando a forma do focinho e dos dentes.
Características Comuns dos Crocodilianos
Jacarés e crocodilos são répteis maciços. Os jacarés podem crescer até 13 pés mas os crocodilos podem atingir impressionantes 19 pés de comprimento e podem pesar até 930 kg! Os dois nadam muito bem, usando a cauda para manobrar a água com facilidade, mas também podem correr muito rápido em terra – até 18 quilômetros por hora!
Submersos na água, ambos os répteis podem prender a respiração por até uma hora e, com os olhos no alto da cabeça, são difíceis de surpreender. A visão noturna é o seu forte, e jacarés e crocodilos são excelentes caçadores após o anoitecer.
Jacarés e crocodilos podem ser encontrados em todo o mundo – onde predominam os rios e pastagens lentos. Os crocodilos tendem a preferir águas salgadas, enquanto os jacarés ficam em pântanos de água doce.
Interação com Humanos
Normalmente, os crocodilos são mais agressivos que os jacarés e, como tal, são mais perigosos. Os jacarés são alimentadores oportunistas, o que significa que eles provavelmente não o perseguirão, a menos que sejam provocados. No entanto, isso certamente não significa que você deve nadar com eles, e deve-se ter cautela e bom senso o tempo todo.
A maioria das pessoas tem um medo primordial de aranhas e cobras e, é claro, de predadores que são maiores do que são. Portanto, faz sentido considerar os crocodilianos (ou seja, o grupo de jacarés vivos, crocodilos, jacarés, gharials etc.) com suspeita. Sabe-se que espécimes maiores atacam pessoas, jacarés negros, por exemplo se envolveram em 43 ataques a pessoas, em menos de dez anos, e pelo menos um quinto deles foram fatais.
A maioria dos jacarés é menor que seus primos de crocodilo. Entre 2000 e 2007, os ataques de jacarés atingiram uma média de 11 por ano na Flórida, embora as mortes por esses ataques tenham sido inferiores a 10%. Entre 1948 e 2005, oficiais da vida selvagem documentaram 379 ataques de jacarés a pessoas, o que resultou em 17 mortes. Curiosamente, eles também observaram que a maioria desses eventos não parecia começar com o jacaré, mas antes com pessoas tentando pegar ou capturar os animais.
Com uma área geográfica que abrange a maior parte da África, exceto o Saara e parte de Madagascar, o crocodilo do Nilo está em casa em vários habitats compostos de lagos e córregos de água doce e águas salobras. A espécie reivindica facilmente o título de crocodilo mais perigoso, uma vez que é amplamente considerado responsável por mais de 300 ataques a pessoas por ano.