Home / Animais / Tigre de Bengala: Extinção, Curiosidades, Filhote e Fotos

Tigre de Bengala: Extinção, Curiosidades, Filhote e Fotos

Os tigres são ícones de beleza, poder e importância da conservação. Aprenda alguns fatos surpreendentes sobre esses felinos listrados, incluindo o tamanho dos felinos, uma adaptação que alguns desenvolveram para a natação e o quanto as populações de tigres selvagens diminuíram.

Dados Dessa Espécie

Nome comum: tigre de bengala

Nome Científico: Panthera tigris tigris

Tipo: Mamíferos

Dieta: carnívoros

Duração média de vida na natureza: 8 a 10 anos

Tamanho: Cabeça e corpo, 1,5 a 1,8 metros; cauda, de até 1 metro

Peso: 110 quilos a 225 quilos.

Os tigres são os maiores membros da família dos felinos e são conhecidos pelo seu poder e força.

Populações de Tigres

Havia oito subespécies de tigre ao mesmo tempo, mas três foram extintas durante o século XX. Nos últimos 100 anos, a caça e a destruição da floresta reduziram as populações de tigres de centenas de milhares de animais para talvez menos de 2.500.

Os tigres são caçados como troféus, e também por partes do corpo que são usadas na medicina tradicional chinesa. Todas as cinco subespécies de tigre restantes estão em risco, e muitos programas de proteção estão em vigor.

Os tigres de bengala vivem na Índia e às vezes são chamados de tigres indianos. Eles são o tigre mais comum e são cerca de metade dos tigres selvagens. Ao longo de muitos séculos, eles se tornaram uma parte importante da tradição e cultura indiana.

Comportamento

Os tigres vivem sozinhos e agressivamente marcam grandes territórios para manter seus rivais afastados. Eles são poderosos caçadores noturnos que viajam muitos quilômetros para encontrar búfalos, veados, porcos selvagens e outros grandes mamíferos.

Os tigres usam seus casacos distintos como camuflagem (dois não têm exatamente as mesmas listras). Eles estão à espreita e se aproximam o suficiente para atacar suas vítimas com uma rápida primavera e um ataque fatal. Um tigre faminto pode comer até 25 quilos em uma noite, embora eles geralmente comem menos.

Apesar de sua reputação assustadora, a maioria dos tigres evita humanos; no entanto, alguns se tornam perigosos. Estes animais são muitas vezes doentes e incapazes de caçar normalmente, ou vivem em uma área onde sua presa tradicional desapareceu.

Reprodução

As fêmeas dão à luz filhotes de dois a seis filhotes, que eles criam com pouca ou nenhuma ajuda do macho. Os filhotes não podem caçar até os 18 meses de idade e permanecer com suas mães por dois a três anos, quando se dispersam para encontrar seu próprio território.

O tigre de Bengala (também conhecido como o tigre de Bengala Real) é uma subespécie de tigre, encontrado em todo o subcontinente indiano. O tigre de Bengala é o animal nacional do Bangladesh e é considerado o segundo maior tigre do mundo.

Tigre de Bengala Cruzando
Tigre de Bengala Cruzando

Após um período de gestação de 3 a 4 meses, a fêmea do tigre de Bengala dá à luz até 5 filhotes. Os recém-nascidos filhotes de tigre de Bengala pesam cerca de 1 kg e são cegos e indefesos. A mãe os alimenta por cerca de 2 meses e depois os filhotes de tigre de Bengala são introduzidos na carne. Os filhotes de tigre de bengala dependem da mãe durante os primeiros 18 meses e depois começam a caçar sozinhos.

O tigre de Bengala é a espécie mais numerosa de tigre na Ásia e é encontrado em florestas densas e manguezais e selvas em toda a Índia, Bangladesh, Butão e Nepal, embora o alcance do tigre de Bengala hoje seja muito menor do que antes.

O tigre de Bengala é considerado a segunda maior espécie de tigre, embora relatos recentes sugerem que o tigre de Bengala é, em média, maior do que o tigre siberiano. O tigre de Bengala tem um casaco amarelo ou laranja claro, com listras pretas ou marrom-escuras e uma barriga branca.

O tigre branco é um tigre de Bengala que tem genes mutantes, o que significa que é de cor branca com listras pretas. Os tigres negros são conhecidos por terem pelo preto com listras coloridas mais claras, mas são ainda mais raros do que o tigre branco.

Comportamento

O tigre de Bengala é um predador dominante e carnívoro, caçando sua presa perseguindo-o até que o tigre de Bengala tenha a oportunidade de pegá-lo de surpresa. Os tigres de bengala caçam principalmente mamíferos maiores, incluindo veados, javalis, bois e cabras.

Devido ao tamanho e poder do tigre de Bengala, não possui predadores naturais em seu ambiente nativo. Os seres humanos que caçam o tigre de Bengala e a perda de habitat são as únicas ameaças ao tigre de Bengala.

Hoje, devido à perda de habitat causada pelo desmatamento e pela caça de caçadores humanos, o tigre de Bengala é considerado uma espécie em extinção. Apesar de ser o mais comum de todas as espécies de tigres, acredita-se que existam cerca de 2.000 tigres de bengala deixados em estado selvagem.

Dimorfismo Sexual no Tigre de Bengala

Casal de Tigre de Bengala
Casal de Tigre de Bengala

O tigre de Bengala, como muitas outras espécies, mostra o dimorfismo sexual entre o macho e a fêmea da espécie. O macho é geralmente muito maior que a fêmea medindo cerca de 3 metros de comprimento; enquanto, a fêmea mede cerca de 2,5 de comprimento.

Ambos os sexos tendem a ter uma cauda longa que pode medir até 1 metro de comprimento. Enquanto o peso do tigre de Bengala difere entre os indivíduos, o tigre macho de Bengala é quase sempre maior do que a fêmea que pesa cerca de 225 quilos, onde a fêmea pesa cerca de 150 quilos.

O tigre de Bengala é oficialmente reconhecido como o maior membro da família dos felinos que não foi extinto (embora alguns argumentem que o tigre siberiano é maior); o menor membro da família “gato grande” é reconhecido como sendo o Cheetah.

O tigre de Bengala não tem um tempo de vida particularmente longo na natureza em comparação com alguns outros gatos selvagens e geralmente só vai viver em torno de 8 a 10 anos, com 15 anos a idade máxima. Em ambientes mais protegidos, como em cativeiro ou em reservas de conservação, o tigre de Bengala é conhecido por viver até 18 anos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *