Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Nome Científico: Panthera Tigris Corbetti
Tipo: Mamífero
Dieta: Carnívoro
Tamanho: 2.3m – 2.8m
Peso: 100kg – 195kg
Velocidade Máxima: 96 km / h
Tempo de vida: 18 – 25 anos
Estilo de vida: Solitário
Status de Conservação: Em Perigo
Cor: laranja, preto, branco
Tipo de pele: pele
Comida favorita: veados
Habitat: florestas montanhosas isoladas
Tamanho médio da ninhada: 2
Presa Principal: Veado, Gado, Javali
Predadores: Humano
Características especiais: peles listradas e corpo poderoso
Tigre-da-Indochina: Características Básicas
O tigre da Indochina (também conhecido como o tigre de Corbett) é uma subespécie de tigre, encontrada em todo o sudeste da Ásia. O tigre da Indochina é agora uma espécie em extinção e, na verdade, acredita-se que esteja extinto na natureza chinesa hoje.
O tigre da Indochina é encontrado em todo o Camboja, Laos, Tailândia, Birmânia e Vietnã, embora o alcance do tigre da Indochina seja muito menor do que era antes e os tigres da Indochina foram vistos em estado selvagem na China desde 2007.
O tigre da Indochina é uma espécie de tigre de tamanho médio que é encontrado habitando as florestas isoladas nas regiões montanhosas que se encontram ao longo das fronteiras entre os países. Isso torna o estudo do tigre da Indochina muito difícil, por isso não se sabe muito sobre eles.
Os tigres malaios encontrados na Malásia e em partes da Tailândia já foram considerados como os tigres da Indochina e foi só recentemente que os dois foram classificados como subespécies separadas.
O tigre da Indochina é um predador dominante e carnívoro, caçando sua presa perseguindo-o até que o tigre da Indochina tenha a oportunidade de pegá-lo de surpresa. Os tigres da Indochina caçam principalmente mamíferos maiores, incluindo veados, javalis, gado e cabras.
Devido ao tamanho e poder do tigre da Indochina, ele não possui predadores naturais em seu ambiente nativo. Os humanos que caçam o tigre e o habitat da Indochina são as únicas ameaças ao tigre da Indochina.
Gestação
Após um período de gestação de 3 a 4 meses, o tigre da Indochina dá à luz 5 filhotes. Recém-nascidos filhotes de tigre da Indochina pesam cerca de 1 kg e são cegos e indefesos.
A mãe alimenta-os com leite por cerca de dois meses e depois os filhotes de tigre da Indochina são introduzidos na carne. Os filhotes de tigre da Indochina dependem da mãe durante os primeiros 18 meses e depois começam a caçar sozinhos.
Hoje, devido à perda de habitat causada pelo desmatamento e pela caça de caçadores humanos, o tigre da Indochina é considerado uma espécie em extinção. Estimativas modernas sugerem que a atual população de tigres da Indochina está entre 1.200 e 1.800 indivíduos.
O tigre da Indochina, também conhecido como “Tigre Corbett”, é um gato que habita em uma pequena região do sudeste da Ásia. Ele se separou do tigre malaio e considerou uma subespécie diferente em 2004.
Seu nome científico e comum é em homenagem a Jim Corbett, um caçador britânico que mais tarde se tornou um conservacionista. A história é inspiradora: o governo da Índia chamou o coronel para resolver o problema dos gatos que atacaram seres humanos em algumas aldeias. A intenção de erradicar os Tigres inspirou-o a apoiar os esforços de conservação para estes e outros animais, bem como para o ambiente em geral.
Mais Algumas Informações Sobre Reprodução
Os Tigres da Indochina se acasalam em qualquer época do ano, desde que tenham atingido a maturidade sexual, o que ocorre por volta dos 3,5 anos de idade nas fêmeas e cerca de cinco anos nos machos.
Uma tigresa dá à luz uma ninhada de até 7 filhotes após um período de gestação de aproximadamente 3 a 5 meses, embora o número médio de proles por fêmea seja 3.
A endogamia é comum nesta espécie, isto é, o acasalamento entre indivíduos geneticamente relacionados por uma linhagem direta, que causa genes fracos e defeituosos, produção reduzida de espermatozoides e problemas de nascimento e infertilidade. Portanto, a taxa de mortalidade dos filhotes é muito alta, de 35 a 73%.
No entanto, os filhos são cuidados pela mãe até os 18 e os 28 meses quando deixam a atenção materna e passam a viver sozinhos.
Descrição Física
O tigre da Indochina é uma espécie relativamente pequena. Os machos medem 2,4 metros de comprimento e pesam entre 150 e 200 quilos. As fêmeas, enquanto isso, medem até 2,2 metros e pesam 180 quilos.
À primeira vista, é muito semelhante a outros tigres, mas uma observação detalhada da pelagem mostra uma cor laranja mais escura, quase dourada, assim como listras escuras mais estreitas.
Distribuição Mundial e Habitat
O tigre da Indochina reside no sudoeste da China, Birmânia, Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja.
No entanto, o número de indivíduos é muito pequeno, e não há novas gerações registradas no Vietnã, Camboja e Laos, porque a população é provavelmente menos de 20 espécimes maduros. Por seu turno, a população da China não é residente e depende de áreas de conservação transfronteiriças.
Gosta de habitar as florestas de zonas com montanhas ou alivia. Também habita florestas secas e florestas tropicais e subtropicais. Mais de 50% da população total vive no Complexo Floresta Ocidental, na Tailândia, e especialmente no Santuário da Vida Selvagem Huai Kha Khaeng.
Hábitos Alimentares do Tigre-da-Indochina
Como se pode supor, é uma espécie carnívora com hábitos alimentares semelhantes aos dos outros Tigres.
Os veados de tamanho médio e grande são a parte principal da sua dieta, particularmente o cervo sambar. Além deles javalis, bodes, gados e jovens bisões estão na sua lista de presas. Mas, se ela é escassa, eles têm que se alimentar de animais menores, como porcos-espinhos, pequenos cervos, macacos, texugos e porcos.
Comportamento
Este tigre passa a maior parte de sua vida sozinho. É um animal solitário cuja sociabilidade só aparece na época de acasalamento. Também é um pouco evasivo, por isso tem sido complicado observá-lo na natureza.
Sua preferência por florestas está relacionada à sua capacidade de se camuflar com capim alto e folhagem, e sua inclinação para habitar áreas montanhosas é útil para a obtenção da presa adaptada ao seu estilo de vida e necessidades nutricionais.