Home / Animais / Texugo: Características, Peso, Tamanho E Fotos

Texugo: Características, Peso, Tamanho E Fotos

Os texugos são mamíferos que vêm da família dos mustelídeos. Atarracados e pequenos, esses animais são parentes dos furões, das lontras, das doninhas e de outras espécies carnívoras que pertencem a essa mesma família.

A família dos texugos é totalizada em oito espécies e faz parte de três subfamílias: a do texugo americano (subfamília Taxideinae), a subfamília dos texugos asiáticos e europeus (Melinae) e a subfamília Mellivorinae, da qual faz parte o texugo-do-mel, também conhecido como ratel.

Normalmente, os texugos são corpulentos e possuem pernas curtas. Apesar de sua boca ser feita especialmente para prender suas vítimas com muita força, esse pequeno predador não conseguem torcer sua mandíbula como a grande maioria dos mamíferos. Inexistente no Brasil, esse animal é muito comum na Ásia, em alguns locais dos Estados Unidos e da Eurásia.

Modo de Agir

As atitudes desse animal variam de acordo com a família a que ele pertence. No geral, os texugos vivem em tocas subterrâneas, levam uma vida solitária e gostam de agir como nômades. Entretanto, algumas espécies de texugo são conhecidas por formarem grupos que variam de dois a 15 indivíduos. Ferozes e apegados aos filhotes, eles fazem de tudo para protegê-los, custe o que custar.

Um ponto importante sobre esses predadores é que eles conseguem lutar com animais maiores do que eles de igual para igual. Os texugos são capazes de espantar lobos, raposas, coiotes e até mesmo ursos. Em curtas distâncias, os texugos conseguem atingir uma velocidade de 30 km/h.

Através de suas tocas, os texugos conseguem criar um complexo sistema de túneis com muitas câmaras em vários níveis. Os buracos criados por esses animais costumam desembocar na superfície junto com muita terra ao redor por causa das escavações. Os complexos subterrâneos criados pelos texugos podem ter várias câmaras debaixo da terra ao longo de centenas de metros de comprimento.

Gestação e Reprodução

Quando as fêmeas estão em período de reprodução, suas crias normalmente nascem nos primeiros meses do ano (de janeiro a abril). Isso só acontece por causa de um processo chamado implantação retardada ou diferida. Depois do período de cópula, o organismo da fêmea paralisa o desenvolvimento do embrião e assim, o óvulo que está fecundado só consegue se implantar no útero depois de um período que varia entre três e dez meses.

O período de gestação dos texugos é de sete semanas. Geralmente, sua ninhada produz de um a cinco filhotes (três, em média) e eles não saem de suas tocas antes de completarem oito semanas de vida. Assim como todos os mamíferos, quem cuida das crias é a fêmea, que costuma ficar com elas até o primeiro outono ou, no máximo, primeiro inverno.

Filhotes de Texugos
Filhotes de Texugos

Normalmente, os texugos machos atingem sua maturidade sexual até os dois anos de idade. Por sua vez, as fêmeas chegam nesse estágio antes de completarem 15 meses de vida. A expectativa de vida desse animal é de 14 anos em lugares selvagens e de 16 anos quando criados em cativeiro.

Alimentação

Os texugos têm como preferência os animais da família geomiídea (esquilos, toupeiras, marmotas, ratos-da-terra, entre outros) como “prato” preferido. Além disso, eles também gostam de devorar outras presas como anfíbios, lagartos e peixes. Alguns pássaros como corujas e andorinhas também são vítimas nessa história.

Outra coisa que faz parte da dieta dos texugos são os insetos, especialmente as abelhas e seu favo de mel. Vale lembrar que, como o texugo-do-mel é imune às picadas das abelhas, ele costuma atacar grandes colmeias para pegar o favo. Além disso, ele pode consumir coisas que outros animais não comeriam: tanto o porcos-espinhos quanto a cobra venenosa biúta fazem parte de seu “cardápio”.

Como são onívoros, esses animais não vivem apenas de carne. Eles podem comer alguns vegetais como ervilhas, milhos, cogumelos, feijões verdes e sementes de girassol. Os texugos não costumam atacar suas presas com o fator surpresa ou encurralando-as em pequenos espaços. O padrão desses animais é cavar até encontrarem sua comida, independentemente dela ser animal ou vegetal. Eles conseguem criar túneis para capturar roedores com muita velocidade e possuem o hábito de esconder a sua comida.

Locais de Habitação

Com exceção do norte da Rússia e da Escandinávia, os texugos podem habitar toda a Eurásia temperada, inclusive algumas ilhas do Mediterrâneo como a ilha de Creta.

Os texugos-americanos preferem lugares que tenham áreas abertas com muitas pastagens. Eles podem ser encontrados em parques, fazendas e nas áreas sem árvores que têm solo confiável e cheio de roedores. Eles também podem ser encontrados em florestas, pântanos, áreas com arbustos, desertos quentes e lugares montanhosos. No Arizona (EUA), esses animais podem ser encontrados em matagais do deserto e pastagens semidesérticas.

Texugo Fotografado de Lado
Texugo Fotografado de Lado

Por sua vez, os texugos-europeus conseguem habitar em áreas muito diversificadas. Esses animais gostam de viver em lugares que possuem variedades de biótopos (matagais, sebes, florestas caducifólias e mistas, margens de ribeiros, terrenos agrícolas entre outros), já que isso lhes proporciona uma grande variedade de abrigos e também recursos importantes para a sobrevivência. Apesar dessa preferência, os texugos europeus possuem grande capacidade de adaptação e, por causa disso, conseguem sobreviver em uma grande variedade de locais.

Texugos x Seres Humanos

Até a década de 1980, era comum matar grandes quantidades de texugos na Europa para controlar doenças como a raiva. Por exemplo, ao se aproximarem do território dos texugos, os escandinavos costumam por cascas de ovos em suas botas. Eles fazem isso porque acreditam que esses animais não gostam atacar quando ouvem um ruído que se pareça com uma mastigação barulhenta.

Filhote de Texugo Recebendo Cuidados de um Humano
Filhote de Texugo Recebendo Cuidados de um Humano

Os texugos são caçados em muitos países. Os principais motivos dessa caçada são o medo de que eles se transformem numa peste e também a simples diversão (caça esportiva). Entretanto, para caçar esses animais é preciso ter uma licença emitida pelo governo do país onde a pessoa se encontra. No Reino Unido, por exemplo, caçar texugos de forma esportiva é proibido por lei desde 1992.

Veja Alguns Problemas Que Ameaçam a Sobrevivência Do Texugo:

  • Destruição de seu habitat por causa de alguns fatores como construção de vias rodoviárias e destruição de florestas;
  • Caça ilegal;
  • Falta de informações sobre sua situação ecológica e biológica;
  • Envenenamento acidental ou proposital;

Algumas Medidas Que Podem Ajudar Os Texugos:

  • Combate à caça furtiva (proibida no Reino Unido desde 1970 e em Portugal desde 1986);
  • Criação de lugares alternativos para que esses animais possam sobreviver sem prejudicar as infraestruturas viárias.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *