Home / Animais / Texugo Burmese Ferret-Badger: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Texugo Burmese Ferret-Badger: Características, Peso, Tamanho e Fotos

Esse texugo pode ter um nome bastante estranho. Mas, saiba-se que este animal e todas as suas espécies são bem conhecidas no Brasil. Outro nome pelo qual esse texugo é conhecido: Texugo furão de dentes grandes. Quer saber mais um pouco sobre esta espécie? Então dê uma olhada no texto logo abaixo!

Área Geográfica, Descrição Física e Habitat

Os lugares onde este animal está incluem Nepal, nordeste da Índia, Mianmar (formalmente Birmânia), províncias do sul da China, Vietnã, Laos, Tailândia e Camboja. Uma subespécie de M. personata, Melogale personata orientalis, é encontrada na ilha indonésia de Java.

Texugo Burmese Ferret-Badger

O furão birmanês é uma espécie terrestre que pode viver em florestas, savanas ou pastagens.

Os texugos  birmaneses são pequenos, pesando entre 1 e 3 kg na maturidade. Essas espécies de furão têm um corpo alongado que pode atingir um comprimento de cabeça e corpo que varia de 33 cm a 43 cm de comprimento. Eles têm caudas espessas entre 150 cm a 230 cm de comprimento. Suas pernas se assemelham a um texugo típico porque são curtas, com patas largas e garras grandes usadas na escavação. A personata de Melogale, como todos os furões, tem dedos e cristas parcialmente palmados nas almofadas dos pés.

Fotos Texugo Burmese Ferret-Badger

Acredita-se que essas características sejam adaptações para escalada. Eles têm pelo acinzentado a acastanhado, com um pelo mais claro na parte inferior. Têm cabeças brancas com manchas pretas, incluindo uma faixa preta no focinho e outra na testa entre as orelhas. Os texugos birmaneses têm listras pretas mais finas em seu rosto do que o texugo de furão chinês. A faixa dorsal branca do texugo de furão birmanês vai da cabeça até a base da cauda. Isso o distingue do texugo furão chinês, porque nas espécies chinesas a faixa dorsal não atinge a base da cauda.

Reprodução, Vida Útil e Comportamento

Pesquisadores na Tailândia provaram que o tamanho médio da ninhada esses animais é de 3 filhotes. Os texugos birmaneses nascem em tocas, pouco antes da estação das chuvas. Eles são alimentados na toca por duas a três semanas pela mãe. Além disso, praticamente nada se sabe sobre o ciclo reprodutivo e a história de vida deles.

Os furões birmaneses viveram dez anos em cativeiro. No entanto, não existem dados sobre a vida útil dos texugos birmaneses na natureza. Imagina-se que na natureza eles possam viver um pouco mais — sem contar a mortalidade da espécie por causa de predadores.

Os texugos birmaneses são principalmente noturnos. No entanto, eles têm atividades diurnas limitadas, geralmente focadas no amanhecer e no anoitecer e com duração não superior a algumas horas. Este furão passa a maior parte do dia dormindo em uma toca ou em um abrigo natural.

Eles não cavam seus próprios furos para criar tocas, em vez disso, usam tocas pré-existentes. As informações são limitadas sobre as organizações sociais, áreas domésticas e territórios dos texugos de furão. Um estudo mostrou que os texugos de furão têm áreas domésticas grandes o suficiente para abranger as áreas de várias fêmeas, aproximadamente de 4 a 9 hectares.

Os pesquisadores sugeriram que os membros do gênero Melogale são solitários, exceto durante a estação reprodutiva, mas são necessárias mais pesquisas para entender melhor a organização social e o comportamento reprodutivo.

O comportamento dos texugos difere de acordo com a família, mas todos se abrigam no subsolo, vivendo em tocas chamadas assentamentos, que podem ser muito extensos. Alguns são solitários, mudando de casa em casa, enquanto outros são conhecidos por formar clãs chamados cetes. O tamanho da cete é variável de dois a 15 membros.

Os texugos podem correr ou galopar de 25 a 30 km/h por curtos períodos de tempo. Texugos são noturnos.

Na América do Norte, os coiotes às vezes comem texugos e vice-versa, mas a maioria de suas interações parece mútua ou neutra. Texugos e coiotes americanos foram vistos caçando juntos de maneira cooperativa.

Hábitos Alimentares

O texugo birmanês forrageia principalmente no chão, mas passa algum tempo em árvores caçando insetos e caracóis. Ele possui dentes maiores que as outras espécies de Melogale.

Pensa-se que os dentes maciços de M. personata sejam uma adaptação para esmagar insetos duros e moluscos (principalmente caracóis). O texugo de furão birmanês também come baratas, gafanhotos e minhocas. Eles também atacam pequenos mamíferos, incluindo ratos jovens, sapos, sapos, lagartos pequenos, carniça, pássaros pequenos, ovos de pássaros, matéria vegetal e frutas.

Importância Econômica para Humanos

Positiva

Os povos Lepcha e Bhotia, no nordeste da Índia, mantêm o M. personata em suas casas para controlar baratas e outras pragas de insetos e roedores. O M. personata é caçado e preso no sudeste da Ásia. Como todos os texugos, o birmanês é usado como fonte de alimentos, peles e medicamentos pela população local.

Negativa

Suspeita-se que texugos, incluindo M. personata, sejam capazes de transmitir tuberculose (TB) ao gado; no entanto, a pesquisa não foi capaz de determinar como isso pode ocorrer.

Relação com Humanos

Caçar furões para o esporte tem sido comum em muitos países. A raça de cachorro Dachshund (alemão para “cão de texugo”) foi criada para esse fim. A isca de texugos era antigamente um esporte popular de sangue.

Embora os texugos sejam normalmente bastante dóceis, eles lutam ferozmente quando encurralados. Isso levou as pessoas a capturar e encaixar texugos e depois apostar se um cão conseguiria remover o texugo de seu refúgio. Na Inglaterra, a oposição de naturalistas levou à sua proibição sob a Lei da Crueldade contra Animais, de 1835, e a Lei da Proteção dos Texugos, de 1992, licença de uma autoridade estatutária. A Lei de Caça de 2004 proibiu ainda mais os caçadores de raposas de bloquear bandos durante suas perseguições.

Os texugos foram presos comercialmente por suas peles, que foram usadas durante séculos para fazer pincéis de barbear, um objetivo ao qual é particularmente adequado devido à sua alta retenção de água.

Praticamente todos os pelos de texugo disponíveis no mercado agora vêm da China continental, que possui fazendas para esse fim. Os chineses fornecem três tipos de cabelo para fabricantes de pincéis nacionais e estrangeiros.

As cooperativas das aldeias também são licenciadas pelo governo nacional para caçar e processar texugos, a fim de evitar que se tornem um incômodo para as culturas no norte rural da China.

O texugo europeu também é usado como guarnição para algumas roupas escocesas tradicionais. O texugo americano também é usado para pincéis e como guarnição para algumas roupas de nativos americanos.

Estado de Conservação

Embora ele não esteja atualmente listado como ameaçado ou em perigo, a destruição e degradação do habitat devido às altas taxas de desmatamento em sua faixa podem ser uma ameaça significativa à sua sobrevivência e sucesso.

Melogale personata orientalis, uma subespécie de M. personata, é descrita como de baixo risco — quase ameaçada, o que significa que estão perto de serem consideradas vulneráveis ​​e podem precisar de atenção futura para conservação.

Referências

Texugo Burmese-ferret-badger“, da Wikipédia;

“Melogale personata”, do Diversidade de Animais;

“Badger”, do Wikiwand.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *